segunda-feira, 30 de abril de 2012

Please look after mom - Kyung-Sook Shin - Desafio Literário Abril




Tema: Escritor (a) Oriental

Mês: Abril

Um pouco sobre mim:

Eu sou: Lia

Moro em: Portage - Michigan - EUA

Na net, você me encontra: no blog Quero Morar em uma Livraria

Neste mês eu li:

Título: Please Look After Mom (Por favor, cuide da mamãe)

Autor: Kyung-Sook Shin

Editora: Knopf

Número de páginas: 256

O livro é sobre: o desaparecimento de uma mulher e como cada um de sua familia lida com isso, relembrando fatos de suas vidas, como ela foi negligenciada como esposa e mãe.

Sinopse: "Park So-nyo, 69 anos, mãe de cinco filhos, desapareceu. Ao chegar a Seul para visitá-los, saindo de sua aldeia com o marido, com quem é casada há mais de 50 anos, ela é deixada para trás em meio à multidão em uma plataforma da estação de metrô. Como fez a vida toda, ele simplesmente supôs que a esposa o seguia. Essa é a última vez em que Park é vista. Começa então a procura, liderada pelos filhos e o marido, que se transforma em uma exploração emocional repleta de remorso e marcada pela triste descoberta de uma mulher que ninguém nunca conheceu. Narrado pelas vozes de uma filha, de um filho, do marido e da própria mulher desaparecida, Por favor, cuide da Mamãe é, ao mesmo tempo, um retrato da Coreia do Sul contemporânea e uma história universal sobre família e amor."
Eu escolhi este livro porque: não consegui ler nenhum da minha lista do mês e acabei descobrindo que esse valia como literatura oriental.

O que mais me chamou atenção na capa foi: acho a capa da edição brasileira muito mais bonita; tem mais a ver com o clima da história:



A leitura foi: muito boa, mas ao mesmo tempo angustiante, por imaginar o que aquela família estaria passando, o desespero da procura incansável. Não tem como não se emocionar lendo esse livro; é de uma poesia e tristeza tremenda...mas, apesar de ser triste, nos ensina a lição de dar mais valor as pessoas de nossa familia, principalmente a nossa mãe.

Achei muito dificil escrever uma resenha sobre esse livro; na verdade, nem acho isso uma resenha, pois não consegui expressar em palavras o quanto a história me emocionou e mexeu comigo. Portanto, se ficou curioso, leia-o! Vale a pena. Eu só não gostei muito do final; apesar de ter achado que deveria ter acabado daquela maneira, o tempo todo torci por um final diferente...

A nota que dou para o livro: 5

(nota de 1 a 5, sendo: 1- Não gostei 2- Gostei pouco; 3- Gostei; 4- Gostei bastante; 5- Adorei)

Sobre a autora: Kyung-Sook Shin, autora de diversos romances e uma das escritoras mais lidas e aclamadas da Coreia do Sul, recebeu os prêmios Manhae Grand de Literatura, Dong-in Literary, assim como o francês Prix de l'Inaperçu. Por favor, cuide da mamãe, seu primeiro livro lançado no Brasil, foi publicado em 23 países e já vendeu mais de 1,5 milhão de cópias. Shin divide seu tempo entre Seul e Nova York, onde atualmente é professora visitante na Columbia University.                                       

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Internacional do Livro

Two Girls Reading - Pablo Picasso


Tem coisa melhor para fazer no Dia Internacional do Livro do que ler? Tem! Receber livros há muito desejados, vindos do Brasil por meio de uma amiga quase irmã:



Já agradeci muito, Ju, mas vou agradecer novamente: Thank you very much!!

O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha. A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes,  escritor espanhol. Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de Cervantes e também de William Shakespeare, dramaturgo inglês. (Wikipedia)