sexta-feira, 30 de março de 2012

O Colecionador de Ossos - Jeffery Deaver - Desafio Literário 2012 - Serial Killer (Livro Reserva)



Tema: Serial Killer - Livro Reserva

Mês: Março

Um pouco sobre mim:

Eu sou: Lia

Moro em: Portage - Michigan - EUA

Na net, você me encontra: no blog Quero Morar em uma Livraria .

Neste mês eu li:

Título: O Colecionador de Ossos (The Bone Collector)

Autor: Jeffery Deaver

Editora: Record

Número de páginas: 480

O livro é sobre:  o tetraplégico e ex-perito criminalista Lincoln Rhyme que se une a uma policial novata, Amelia Sachs, para investigar os crimes de um assassino serial que deixa sempre sua assinatura: remove ossos dos esqueletos de suas vítimas.


Sinopse: "Criminologista brilhante, Lincoln Rhyme é um gênio da investigação médica forense. No entanto, sua promissora carreira é interrompida dramaticamente por um terrível acidente que o deixa paralítico. Completamente arrasado física e emocionalmente, Rhyme acaba se defrontando com o maior caso da sua vida. Conhecido como Colecionador de Ossos, um assassino diabólico persegue vítimas inocentes e transforma as ruas de Nova York no cenário de seus crimes. E Rhyme é o único que pode detê-lo, mas para isso ele terá que colocar todos seus conhecimentos à prova. Como parceira, Rhyme conta com a bela detetive de polícia Amelia Sachs, que o ajuda a desvendar um labirinto de pistas para prevenir o próximo crime hediondo do Colecionador. Mas a corrida contra o relógio se transforma em uma batalha de inteligência à medida que Rhyme penetra, passo a passo, na mente do louco."


Eu escolhi este livro porque:  Os livros reserva da minha lista eram em inglês e eu iria demorar demais para ler, pois são livros longos (Hannibal e Child 44). Eu leio bem já em inglês, mas prefiro não ter um prazo para ler, com pressão é bem mais difícil..rs..Acabei fazendo uma ótima troca; adorei esse livro!

O que mais me chamou atenção na capa foi: nada, achei essa capa bem feia. Essa outra é bem mais bonita:



A leitura foi: muito, mas muito boa! Apesar de ter ficado traumatizada com o livro anterior (O Psicopata Americano) e ter quase desistido de ler o livro reserva, a leitura desse foi empolgante, não conseguia parar de ler, mesmo conhecendo o final por causa do filme.

 
A nota que dou para o livro: 5

(nota de 1 a 5, sendo: 1- Não gostei 2- Gostei pouco; 3- Gostei; 4- Gostei bastante; 5- Adorei)

Curiosidade: Em 1999 o livro foi adaptado para o cinema pelo diretor Phillip Noyse, com Denzel Washington no papel de Lincoln Rhyme e Angelina Jolie como Amelia Sachs. Não lembro muito dos detalhes do filme, mas parece que tem algumas alterações em relacão ao livro. Sempre que posso, leio primeiro o livro para depois ver o filme para não ficar influenciada, o que aconteceu nesse caso; só conseguia ver o Denzel Washington e Angelina Jolie como os personagens. Prefiro criar uma imagem na minha cabeça; no livro a descrição da Amelia não lembra nada Angelina Jolie...rs 


Outra curiosidade: este é o primeiro livro de uma série de 10  livros com a dupla Rhyme e Amelia. Deu vontade de ler todos!

The Lincoln Rhyme Series:The Bone Collector (1997)
The Coffin Dancer (1998)
The Empty Chair (2000)
The Stone Monkey (2002)
The Vanished Man (2003)
The Twelfth Card (2005)
The Cold Moon (2006)
The Broken Window (2008)
The Burning Wire (2010)
XO (coming in June 2012)

Site do autor: http://www.jefferydeaver.com/

quinta-feira, 29 de março de 2012

O Psicopata Americano - Bret Easton Ellis - Desafio Literário 2012 -Março



Tema: Serial Killer

Mês: Março

Um pouco sobre mim:

Eu sou: Lia

Moro em: Portage - Michigan - EUA

Na net, você me encontra: no blog Quero Morar em uma Livraria

Neste mês eu li:

Título: O Psicopata Americano (American Psycho)

Autor: Bret Easton Ellis

Editora: Rocco

Número de páginas: 485

O livro é sobre:  "a banalidade da violência, do consumo e do vazio da geração de yuppies que viveu sua juventude nos anos 80. O protagonista é Patrick Batemann, um jovem de 26 anos que de dia fatura uma fortuna trabalhando em Wall Street e à noite se acaba em festas regadas a cocaína e uísque. Quando se sente muito entediado, sai pelas ruas de Nova York assassinando brutalmente mendigos, torturando prostitutas e todos aqueles que de alguma forma o entediam. Sem piedade, sem remorso, sem consciência, em seguida saindo para tomar um drinque ou fazer compras em lojas de grifes. " (retirado do site da L&PM)

Eu escolhi este livro porque: nem sei porque na verdade...rs...tinha mais livros na lista, mas eram em inglês, então resolvi ler esse pois tinha o ebook em português.


A leitura foi: muito complicada. Primeiro, achei o início bem enrolado, a história demora para deslanchar. Eu já sabia o que ia acontecer, pois tinha visto o filme quando foi lançado, só não lembrava dos detalhes. E nem lembro se o filme é tão violento quanto o livro; foi uma das raras vezes que precisei parar de ler, pois estava quase passando mal...pulei varias páginas, realmente não conseguia ler tudo. Se você tem estômago fraco, não leia esse livro! Não é por causa do suspense, ou violência, é nojento mesmo. As cenas de sexo são fortíssimas e os assassinatos...nem tenho palavras para descrever como são horríveis!

A nota que dou para o livro: 2. Preciso explicar: o livro é bem escrito, apesar das cansativas descrições e citações de marcas dos mais variados produtos como cremes, shampoos, objetos de decoração, roupas, sapatos, etc, mas é violento demais, não é um gênero que eu curta ler. Eu quase desisti de ler o livro reserva, de tanto que esse livro me traumatizou..rs

(nota de 1 a 5, sendo: 1- Não gostei 2- Gostei pouco; 3- Gostei; 4- Gostei bastante; 5- Adorei)

Curiosidade:

A editora que inicialmente iria publicar o livro em 1991 acabou recusando-o devido aos inúmeros protestos de associações feministas. Em 2000, o livro foi adaptado para o cinema,  com Christian Bale no papel principal.


quarta-feira, 21 de março de 2012

Quero Morar em uma Livraria agora no Facebook



Para quem curte o blog, uma novidade: criei uma página no Facebook, onde vou postar fotos dos livros lidos, comprados, desejados e muitas notícias sobre livros e literatura. Vamos lá, todo mundo curtindo: https://www.facebook.com/QueroMorarEmUmaLivraria







domingo, 11 de março de 2012

Resultado do Sorteio!



Desculpem a demora...mas enfim, consegui realizar o sorteio. Foram 146 pessoas inscritas; utilizei o site Random.org para sortear o número. Então, vamos ao resultado:





Parabéns, Priscila! Já enviei te enviei um e-mail e aguardo até o final de semana que vem a resposta; senão realizarei o sorteio novamente. Quero agradecer a todos que participaram, os votos de feliz aniversário e os comentários deixados nos posts.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Happy Birthday, Dr. Seuss!



Hoje é aniversário de um escritor infantil muito querido aqui nos Estados Unidos: Dr. Seuss. Theodor Seuss Geisel, nasceu em Springfield, Massachusetts em 2 de março de 1904 e morreu em 24 de setembro de 1991. Escreveu mais de 60 livros, os mais famosos são:  Green Eggs and Ham, The Cat in the Hat, One Fish Two Fish Red Fish Blue Fish, Horton Hatches the Egg, Horton Hears a Who! e  How the Grinch Stole Christmas. 



Apesar de ser muito popular hoje em dia, com livros traduzidos para dezoito línguas e de ter vendido mais  de 100 milhões de exemplares, o começo foi bem complicado...Seu primeiro livro infantil foi rejeitado 27 vezes antes de ser publicado e mesmo com essa rejeição ele não desistiu. O livro And to Think That I Saw It on Mulberry Street foi finalmente publicado em 1937 e se tornou um clássico.

Além de ser um  mestre nas rimas e jogos de palavras,  Dr. Seuss  também ilustrou a maioria de seus livros. Eu nunca li nenhum livro dele em português, entao não sei como ficou a tradução, mas em inglês é divertidíssimo. O meu preferido é Green Eggs and Ham:



Minha filha adora os livros do Dr. Seuss; esses são os que achei na estante dela:




Alguns de seus livros foram adaptados para o cinema, como Horton Hears a Who!,  How the Grinch Stole Christmas e The Cat in the Hat. Hoje estreia aqui nos Estados Unidos The Lorax, também baseado em um livro seu.

Trailler:




O site Seuss Ville é uma graça, com jogos educativos para crianças inspirados nos livros.


Em  homenagem ao aniversário do escritor, a Associação Nacional de Educação (NEA) criou o evento Read Across America,  um programa de conscientização e  motivação da leitura,  convocando todas as crianças para lerem nesse dia.

"You're never too old, too wacky, too wild, to pick up a book and read to a child." (Dr Seuss)