sexta-feira, 1 de junho de 2012

Clarice Lispector em inglês


Enfim chegaram! Meus maravilhosos livros da Clarice! Ontem, as livrarias dos Estados Unidos começaram a receber quatro livros (Perto do Coração Selvagem, Água Viva, A Paixão Segundo G. H. e Um Sopro de Vida) da grande escritora traduzidos para o inglês, todos pela editora New Directions, coleção organizada pelo escritor Benjamin Moser (autor da ótima  biografia Clarice,). Como editor de séries da New Directions, Moser já planeja novos lançamentos - em seus planos, figuram Contos Completos, além de uma obra infantil.

Os quatro volumes chegam com um delicado projeto gráfico: juntas, as capas reproduzem uma foto de Clarice jovem. E, em um canto, são reproduzidos elogios de personalidades literárias como Jonathan Franzen (“Uma escritora verdadeiramente notável”), Orhan Pamuk (“Uma das mais misteriosas autoras do século 20”) e Colm Toíbín (“Um dos gênios ocultos do século 20”), além de uma citação do jornal The New York Times (“A principal escritora latino-americana de prosa do século”). (Fonte: Estadao)




 Perto do Coração Selvagem


Um Sopro de Vida



Água Viva


A Paixão segundo G. H.

E para completar, também comprei a nova tradução de "A Hora da Estrela", feita por Benjamin Moser:


Lindo, lindo, lindo! Moser está de parabéns!!

E vem mais Clarice por ai, agora no Brasil:  Em outubro, por exemplo, deve sair a coletânea Clarice na Cabeceira - Jornalismo, organizada por Aparecida Maria Nunes, que vai reunir textos publicados na imprensa ao longo de quase quatro décadas. Também a obra infantojuvenil da escritora vai ganhar nova edição, com um projeto gráfico reformulado e volumes em capa dura. Os primeiros serão A Vida Íntima de Laura, ilustrado por Odilon Moraes, e A Mulher Que Matou os Peixes, por Renato Moriconi. Eu quero todos!!

Para quem quer saber quanto custa os livros nos Estados Unidos, paguei $ 41.69 nos primeiros quatro livros (site da livraria Barnes & Noble) e $ 7.18 pelo livro "The Hour of the Star" no site da Amazon. No Brasil, os quatro saem por R$ 170,00 na Livraria Cultura. O dobro do preço!

22 comentários:

  1. Depois conta pra gente se perdemos muito de Clarice na tradução para o Inglês ou se as edições estão ok? ;-) Bjos e boa leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri
      Acho que ainda vou demorar para le-los, mas conto sim! Bjs

      Excluir
  2. Gente, que coleção linda!
    Que alegria ver Clarice traduzida em edições tão belas!
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb achei linda essa colecao, Aline! Bjs

      Excluir
  3. Essa coleção é muito linda!
    Uma pergunta: sempre ouvi dizer que o frete da Amazon é o olho da cara, isso é verdade? Quanto você pagou de frete pelo The Hour of the Star?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anna
      É linda mesmo! Eu não pago frete pq tenho o Amazon Prime e moro nos EUA; não sei qto é o frete para o Brasil. Bjs

      Excluir
  4. Lia, que delícia de post.
    Eu não sabia da edição da Aparecida!!!!!!!!!!!!
    Vibrei.

    E mais novas edições das infantis? omg!
    Nem dei conta de comprar as novas da Rocco. vixi
    =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia, coleção linda de morrer! Mas confesso que como tradutora, me preocupo mesmo é com a tradução - até porque tem de ser um tradutor ex-ce-len-te pra conseguir traduzir Clarice sem perder o estilo dela.

      Aqui na Holanda só vi até hoje A Hora da Estrela em holandês...mas é de um tradutor holandês famoso que traduziu as principais obras da literatura brasileira (incl Machado de Assis). Ele morou no Brasil e estudou (e deu aulas) na PUC RJ. O nome dele é August Willemsen, que faleceu há poucos anos. Uma grande perda porque era um ótimo tradutor e muito dedicado!

      Cheguei a conhece-lo pessoalmente numa palestra para tradutores na PUC, com vários tradutores estrangeiros.

      Excluir
    2. Delicia, ne, Ju? Mais compras...rs..bjs

      Excluir
    3. Oi, Beth
      Eu acho que vale a pena confiar na supervisao do Moser, e na propria traducao dele d' A Hora da Estrela"; como bom pesquisador e estudioso da obra dela, imagino que ele tera feito um otimo trabalho.Bjs

      Excluir
  5. A edição com certeza é apaixonante, uma ideia linda!!! Mas também fico meio assim com a tradução, a verdade é que não consigo imaginar Clarice em outra língua!!
    Conheci seu blog agora e to seguindo e adorando!!
    Beijos
    Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tati
      Obrigada pela visita e pelo elogio; volte sempre! Eu acho que nao deve ser a mesma coisa mas se a traducao for boa, deve valer a pena! Bjs

      Excluir
  6. Ai Lia que inveja da sua coleção^^
    Como fã da Clarice também quero muito e graças a você estou tendo conhecimento dessas traduções. Como faço para obter pelo site Amazon, morando no Brasil? Você que essa coleção sairá na Saraiva ou Submarino?

    Beijos querida e feliz com a novidade.
    www.obicho-humano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mikaelly
    Sei que tem no site da Livraria Cultura, como disse no post. Acho que comprando da Amazon, mesmo com frete, sai mais barato, pq livro não paga imposto. Não sei se outras livrarias vão vender. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá, Lia! Primeira vez que comento aqui! Descobri seu blog enquanto pesquisava sobre o filme/livro "Onde vivem os monstros" e adorei! Também quero morar numa livraria.
    É muito bom saber que nossos escritores estão sendo valorizados no exterior. Já li "A hora da estrela" e "Laços de família". Muitos bons. É incrível como Clarice consegue falar de assuntos cotidianos de um jeito tão lírico e profundo.

    ResponderExcluir
  9. QUe massa Clarice em ingles.. nossa eu também quero uns pra mim (apesar de meu pessimo ingles)...

    ResponderExcluir
  10. oi primeiramente parabens pelo seu trabalho neste blogjá o acompanho a um tempo pelo blog conexaoimaginetics o qual eu participava com uma amiga.. e agora resolvi abrir um blog para mim mesma e peço sua ajuda para divulgação se gostar é claro,bem por enquanto ele ta meio vago pois faz pouco tempo que o abri,peço sua ajuda também com dicas para personalizar meu blog.
    Obrigada pela atenção e se puder me manda um e-mail dizendo o que cha o endereço é deliriosde1pessoanaoculta@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Oiii sumida!!!!
    Assisti O Clube de Leitura de Jane Austen e lembrei muito de ti... Escrevi sobre o filme no blog... Me deu vontade de ler Austen, hehe... Falei em ti no post de aniversário do meu blog... Beijãooo flor

    ResponderExcluir
  12. onde andas flor???? saudade... falei em ti no agradecimento do aniversário do blog, tem sorteio também, aparece... beijooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  13. oieee... aparece!!!! hehe... beijãoooo flor

    ResponderExcluir
  14. Realmente linda a coleção da Clarice.
    Só é imensamente triste o preço que cobram aqui no Brasil =(
    Bjo e até+

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo