quarta-feira, 9 de maio de 2012

Os Direitos do Leitor

Está rolando pela "blogosfera" um debate sobre preconceito literário; de um lado, os que acham que se deve LER acima de tudo, não importa que autor ou qual tipo de livro e do outro, a polêmica opinião que diz que quem lê Paulo Coelho e livros "ruins" nunca vai ler "alta" literatura. Resolvi colocar aqui então, os Direitos do Leitor, escritos por Daniel Pennac.

Os 10 Direitos do Leitor

1 - O direito de não ler.



2 - O direito de pular páginas.



3 - O direito de não terminar um livro.



4- O direito de reler.



5 - O direito de ler qualquer coisa.



6 - O direito ao “bovarismo”.*



7 - O direito de ler em qualquer lugar.



8- O direito de ler uma frase aqui e outra ali.



9 - O direito de ler em voz alta.



10 - O direito de calar.



* Bovarismo s. m. (fr. bovarysme; ing. bovarism). Tendência patológica para se idealizar, para se identificar com uma personagem que se admira ou que se inveja a qualquer título (pela sua fortuna, pela sua importância, pela sua posição social, etc.).

Os Direitos do Leitor - Daniel Pennac - retirados do livro "Como um Romance" - Rocco/L&PM Pocket

Imagens retiradas daqui .

Vídeo excelente da Ju sobre esse tema:


Blogs que postaram textos sobre o assunto:

http://nomundoeditorial.blogspot.com.br/2012/05/preconceito-literario-aqui-nao.html

http://livroseafins.com/porta-de-entrada-pra-literatura-por-mario-bortolotto/

A  minha opinião?
LEIA!
E ponto final.

18 comentários:

  1. Oi Lia,

    cheguei aqui através do blog da Ju (O batom de Clarice) e, sabendo que ela e a Luara só indicam gente, livros e coisas boa, vim sem susto...e amei. dei de cara logo com esse post delicinha sobre os direitos do leitor e me parece que isso, o direito de ler o que se quer, como se quer, apesar de ser óbvio, deveria ser gritado com mais frequência. Como pode uma atividade regida pelo prazer, pelo gosto estritamente pessoal e irmã gêmea da liberdade, ser tolhida por regras, preconceitos, classificações, determinações?! Esse vídeo da Ju é realmente muito bom, nunca vou esquecer da metáfora da natação...o fato de querer nadar borboleta não me permite menosprezar, desconsiderar quem quiser permanecer no cachorrinho, até porque, convenhamos, algumas vezes até mesmo boiar, faz bem. :)

    Bj,

    Nay!
    www.dignidadenaocabeaqui.blogspot.com.br
    @dignidadencaqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nayara
      Seja bem vinda; sempre bom receber gente nova no blog!
      Vamos espalhar por ai os direitos do leitor entao...rs..bjs

      Excluir
  2. Independentemente da polêmica, amei conhecer os direitos do leitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andreia! Obrigada pela visita! Bjs

      Excluir
  3. Adorooooo estes direitos. rs
    Tenho um livrinho em espanhol que fala de um por um... [a propósito, preciso achá-lo] rs

    E sua fofa =) Obrigada por indicar o vídeo =D

    E de quebra ainda leio um comentário fofo da Nay! =)

    beijocas, pras duas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju
      Sao otimos, ne? E nem precisa agradecer; vc ja eh praticamente socia do blog..rs..bjs

      Excluir
  4. Não poderia concordar mais! Cada um tem o direito de ler o que quiser e, muitas vezes, depende do nosso dia e das nossas sensações. Tem dias que quero nadar de costas mas tem outros que só quero boiar, e me permito ser assim!
    Leiamos sempre, eis meu lema!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Bruna! Concordo plenamente com vc, bjs

      Excluir
    2. Eu gosto de ler de tudo, e acho chato essa mania das pessoas de querem impor regras e conceitos do que é bom ou ruim. Se a pessoa lê e fica feliz com Paulo Coelho deixa ela em paz, pq algumas pessoas se acham no direito de criticar, de achar que é certo só os grandes nomes da literatura. Eu comecei a me apaixonar por ler através dos gibis, e assim virei rata de biblioteca, já li Paulo Coelho,Mauricio de Souza, Agatha Christie, Machado de Assis, Jorge Amado, Clarice Lispector, Nora Roberts e etc. Cada livro teve o seu momento em minhaa vida. As vezes quero algo profundo outras quero mergulhar no raso e ser apenas feliz com meus companheiros livros. Abaixo ao preconceito e ao hábito de pseudointelectuais acharem que certo é só o consagrado nas aulas de literatura. Leiam tudo que quiserem, quanto mais a pessoa ler mais aberta fica a mente.
      Adorei os nossos direitos. Sigo todos eles como e quando quero.
      Beijos.

      Excluir
    3. Tb acho, Eva, acima de tudo, existe o livre arbitrio, cada um eh livre para escolher ler o que quiser! Bjs

      Excluir
  5. Oi Lia,
    Eu acho que quem começa a ler os Grandes clássicos da literatura mundial ou a "alta" Literatura, acaba não conseguindo ler livros mais simples ou que não tem nada a acrescentar ou livros ruins mesmo. Toda leitura é válida até que vc se aprimore no seu nível de leitura. Penso que algumas leituras podem emburrecer, mas todas valem para que ampliemos o imaginário, a criatividade, o vocabulário. E isso só vai facilitar na hora de selecionarmos o que ler e o que não ler.
    Nos primórdios da minha vida literária, depois de passar por Monteiro Lobato e li Paulo Coelho, e este não acrescentou nada. Na verdade só o leria se fosse paga pra isso.
    Mas esse tb é um direito que temos escolher o que ler e quem ler...
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cynthia
      Acho que ate consegue sim, viu, nem que seja so para distracao ou para falar mal depois...rs
      Bjs

      Excluir
  6. Concordo com você: LEIA!! Por que quanto mais você lê, mas identifica do que gosta e melhores escolhas faz. O que torna a leitura, consequentemente, ainda mais prazerosa :-)

    ResponderExcluir
  7. Amei os 10 Direitos do Leitor!! Foi ótimo ser redirecionada ao blog "No Mundo Editorial" e também ao vídeo da Ju, fiquei fã de todos vocês.

    ResponderExcluir
  8. Adorei!!! Saudade Lia!!! Fiquei um tempo sem aparecer porque quebraram o vidro do nosso carro e roubaram nosso note... Agora estou com um computador emprestado, mas já voltei, hehe...
    Aparece para uma visita!!!
    Terminei de ler o livro da Rosamunde "Sob o Signo de Gêmeos" e já falei sobre ele também, amei!!! Dá uma olhada lá!!! Beijãooo

    ResponderExcluir
  9. Olá, Lia. Encontrei por acaso seu blog na internet. Sou estudante de jornalismo e iniciei minha vida de blogueira também.
    Há algum problema em compartilhar seu vídeo? Você expressou perfeitamente minha opinião sobre o assunto.
    Iniciei o amor pela leitura aos 13 anos, com Harry Potter. E prossigo lendo de tudo, da literatura clássica à 50 Tons de cinza. Acredito que cada um possua um recado, se formos capazes de identifica-lo. Parabéns pelo trabalho, acaba de ganhar mais uma fã. Abraços.

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo