sexta-feira, 2 de março de 2012

Happy Birthday, Dr. Seuss!



Hoje é aniversário de um escritor infantil muito querido aqui nos Estados Unidos: Dr. Seuss. Theodor Seuss Geisel, nasceu em Springfield, Massachusetts em 2 de março de 1904 e morreu em 24 de setembro de 1991. Escreveu mais de 60 livros, os mais famosos são:  Green Eggs and Ham, The Cat in the Hat, One Fish Two Fish Red Fish Blue Fish, Horton Hatches the Egg, Horton Hears a Who! e  How the Grinch Stole Christmas. 



Apesar de ser muito popular hoje em dia, com livros traduzidos para dezoito línguas e de ter vendido mais  de 100 milhões de exemplares, o começo foi bem complicado...Seu primeiro livro infantil foi rejeitado 27 vezes antes de ser publicado e mesmo com essa rejeição ele não desistiu. O livro And to Think That I Saw It on Mulberry Street foi finalmente publicado em 1937 e se tornou um clássico.

Além de ser um  mestre nas rimas e jogos de palavras,  Dr. Seuss  também ilustrou a maioria de seus livros. Eu nunca li nenhum livro dele em português, entao não sei como ficou a tradução, mas em inglês é divertidíssimo. O meu preferido é Green Eggs and Ham:



Minha filha adora os livros do Dr. Seuss; esses são os que achei na estante dela:




Alguns de seus livros foram adaptados para o cinema, como Horton Hears a Who!,  How the Grinch Stole Christmas e The Cat in the Hat. Hoje estreia aqui nos Estados Unidos The Lorax, também baseado em um livro seu.

Trailler:




O site Seuss Ville é uma graça, com jogos educativos para crianças inspirados nos livros.


Em  homenagem ao aniversário do escritor, a Associação Nacional de Educação (NEA) criou o evento Read Across America,  um programa de conscientização e  motivação da leitura,  convocando todas as crianças para lerem nesse dia.

"You're never too old, too wacky, too wild, to pick up a book and read to a child." (Dr Seuss)

2 comentários:

  1. O Dr Seuss é o máximo, a série de livros dele virou um seriado infantil em desenho chamado O Gatola da Cartola e é uma delícia de assistir.

    Lendo a aprendendo mesmo neh? Afinal, eu não sabia que ele era o autor do desenho que faz minha filha surtar hehehe

    Beijos

    Julia

    http://letrinhasinquietas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Lira! Passei por aqui e gostei mto do seu blog. Boas leituras,
    Cris
    O tempo entre os meus livros

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo