quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Jane Eyre - Charlotte Brontë - Desafio Literário Fevereiro - Livro Reserva


Tema: Nome Próprio - Livro Reserva

Mês: Fevereiro

Um pouco sobre mim:

Eu sou: Lia

Moro em: Portage - Michigan - EUA

Na net, você me encontra: no blog Quero Morar em uma Livraria

Neste mês eu li:

Título: Jane Eyre


Autor:
Charlotte Brontë

Editora: Francisco Alves

Número de páginas: 550

O livro é sobre:  Jane Eyre, narrando sua infância como menina órfã, morando com parentes, depois no colégio interno e sua vida como governanta em Thornfield Hall, onde se apaixona por  seu patrão.

Sinopse: "Jane Eyre é uma menina órfã que vive com sua tia, a sra. Reed, e seus primos, que sempre a maltratam. Até que, cansada do convívio forçado com a sobrinha de seu falecido esposo, a mulher envia Jane a um colégio para moças, onde ela cresce e se torna professora. Com o tempo, cresce nela a vontade de expandir seus horizontes. Ela põe um anúncio no jornal em busca de trabalho como governanta. O anúncio é respondido pela senhora Fairfax, e Jane parte do colégio para trabalhar em Thornfield Hall. Lá, ela conhece seu patrão, o sr. Rochester, um homem brusco e sombrio, por quem se apaixona. Mas um grande segredo do passado se interpõe entre eles." (Skoob)

Quer ler um romance, um bom romance? Esqueca "Crepúsculo" e coisas do gênero; Jane Eyre é "O" romance! Que livro maravilhoso...é sério: leiam Jane Eyre!! Não sei porque demorei tanto para lê-lo, sinceramente...li que Charlotte Brontë falava muito mal da minha amada Jane Austen*, mas eu a perdôo..rs..apenas porque escreveu um livro bom como esse. Eu já comentei por aqui que considero um livro excelente quando nos transporta para dentro da história e foi o que aconteceu comigo nesta leitura. Sofri com Jane criança, sendo maltratada pelos primos e pela tia, passando frio e fome no colégio interno, senti esperança quando ela finalmente consegue sair do colégio para trabalhar como governanta...pude caminhar com ela pelas paisagens úmidas e sombrias do interior da Inglaterra...(adoro quando aparecem as "charnecas" nesses livros...muito boa essa palavra..rs)

Não gostei de um detalhe apenas; achei que Jane tem uma auto-estima baixa demais, se acha feia, não tão inteligente como os outros, o tempo todo reclama de como é apenas uma pessoa comum! Faltou um pouquinho do bom humor de uma Lizzie Bennet...rs

(*Jane Eyre retrata a emancipação da mulher e de seu espírito, ideias contrárias, na cabeça de Charlotte, aos livros de Jane Austen onde, segundo Brontë, as mulheres não eram aptas a trabalhar, devendo casar-se para garantir a sua sobrevivência. Neste livro a autora prova, através de Jane Eyre,  que as mulheres eram perfeitamente capazes de trabalhar e de ter uma vida, independentemente de se casarem ou não.) Wikipedia



Eu escolhi este livro porque: gosto de livros neste estilo e é um clássico,  todo mundo deveria ler.


O que mais me chamou atenção na capa foi:
a capa escolhida para foto não é a do livro que  li; escolhi essa porque acho linda demais e tem tudo a ver com o clima sombrio da  história.

A leitura foi: muito gostosa; não é um livro cansativo e nem possui linguagem dificil. Muita gente foge de livros clássicos porque pensam que a leitura é complicada, mas esse realmente não é. Leiam os clássicos, meu povo!!

“[...] que não se pense que os clássicos devem ser lidos porque ‘servem’ para qualquer coisa. A única razão que se pode apresentar é que ler os clássicos é melhor do que não ler os clássicos.” (Italo Calvino - Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.)

Trechos que mais gostei:


 "...a inquietação estava em minha natureza, agitava-me ate a dor às vezes..."


"É inutil dizer que os seres humanos devem satisfazer-se com a tranquilidade; eles precisam de ação; e a criarão se não puderem encontrá-la."

A nota que dou para o livro: 5

(nota de 1 a 5, sendo: 1- Não gostei 2- Gostei pouco; 3- Gostei; 4- Gostei bastante; 5- Adorei)


Curiosidades:


Graphic Novel - vou tentar ler para o Desafio, no mês de Graphic Novel.





Livro infantil: Little Miss Bronte Jane Eyre: A Series of Board Books for Brilliant Babies


Esse  é um livrinho muito fofo, para bebês; não conta a história propriamente; para ver o livro por dentro é só ir nesta pagina  da Amazon.

Blog : Leituras Brontëanas: http://leiturasbronteanas.wordpress.com/; um blog muito bom sobre as irmãs Brontë, em português.

Filmes: o livro foi adaptado várias vezes para o cinema e televisão:

1934


1944 - Orson Welles e Joan Fontaine, roteiro de Aldous Huxley


1971 - feito para televisão mas exibido em alguns cinemas europeus, com George C. Scott e Susannah York


1996 - William Hurt, Charlote Gainsbourg (direção de Franco Zefirelli)



1999 - esse eu tenho, mas ainda não assisti


2011 - mais recente, assisti logo após ler o livro


Trailler:


Minha opinião sobre esse filme: gostei da adaptação, achei  que foi fiel ao livro, mudando poucas coisas que não afetam a história. O modo de contar também foi diferente; o filme começa com alguns fatos do final do livro e vai sendo narrado por meio de flashbacks. Vi muitos elogios para a atriz que fez Jane, Mia Wasikowska (a Alice do filme do Tim Burton), mas eu pessoalmente achei a interpretação dela muito ruim. Michael Fassbender, como Mr. Rochester, cumpriu muito bem seu papel...e é um gato! O ator que fez St. John, Jaime Bell, é o menininho do filme "Billy Elliot".

Mini séries:

1983 - 11 episódios, Timothy Dalton -  BBC


2006 -5 episódios -  BBC



2007 -  4 episódios, BBC novamente


Sobre a autora:


Charlotte Brontë foi uma escritora e poeta inglesa, a mais velha das três irmãs Brontë que chegaram à idade adulta. Escreveu o seu romance mais conhecido, Jane Eyre com o pseudônimo Currer Bell. Charlotte escreveu mais tarde sobre a razão pela qual ela e suas irmãs  tinham escolhido não revelar os seus nomes:
"Não gostávamos da ideia de chamar a atenção, por isso escondemos os nossos nomes por detrás dos de Currer, Ellis e Acton Bell. A escolha ambígua foi ditada por uma espécie de escrúpulo criterioso segundo o qual assumimos nomes cristãos, claramente masculinos, já que que não gostamos de nos declarar mulheres, uma vez que naquela altura suspeitávamos que a nossa maneira de escrever e o nosso pensamento não eram aqueles que se podem considerar 'femininos'. Tínhamos a vaga impressão de que as escritoras são por vezes olhadas com preconceito e tínhamos reparado como os críticos por vezes as castigam com a arma da personalidade e as recompensam com lisonjas que, na verdade, não são elogios."

Fontes de pesquisa: Blog Leituras Brontëanas, Sites: IMDb, Amazon, Wikipedia.

17 comentários:

  1. Li "Jane Eyre" e o que mais me incomodou foi o estilo da escrita de Bronte. Às vezes ela é melodramática demais da conta. Miss Austen tem humor, viu.
    Paula A.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Paula, concordo totalmente! Deve ser por isso que adoro Jane Austen; muito sofrimento cansa às vezes!! Rs..bjs

      Excluir
  2. Amo esse livro!!! Ele é perfeito, até fiquei um pouco balançada na época que li, não sabia se gostava mais de Brönte ou de Austen, mas decidi que Austen ainda é minha favorita.
    A Mini série de 2007 da BBC é a melhor adaptação que já vi de Jane Eyre. (já assisti 3 diferentes adaptações)Toby Stefan fez um Sr. Rochester maravilhoso!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana
      Eu tb ainda gosto mais da Austen...obrigada pela indicacao da mini serie, vou procura-la para assistir..bjs

      Excluir
  3. Nossa, tu leu o livro principal e o reserva do desafio??? Isso que é uma boa leitora meu Deus!!!!
    Adorei a parte do "esqueça Crepúsculo, Jane Eyre é O romance"... Deve ter no sebo esse livro???
    Escrevi um post sobre um livro bem legal, vais gostar das personalidades narradas lá...
    Beijãooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah...queria ter lido o terceiro da lista mas não deu tempo...rs...vc acha em livrarias tb, Aliny, não só em sebo.

      Excluir
  4. A Charlotte Brontë era irmã da Emily??? Esse livro sobre o qual falei lá no blog fala da Emily e da Anne Brontë!!!
    Beijooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são três as irmãs Brontë. Já deixei comentário no seu post; eu li aquele livro.Bjs

      Excluir
  5. Perguntei do sebo porque é mais barato!!! hehe...
    Quando acho que vou te contar alguma novidade... Já lesse tudo senhorrrrrrrrrrrrr... hehe... Beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é mais barato sim e pode achar traduções melhores tb. Não li tudo não...rs..minha lista no skoob de livros que quero ler tem mais de 700 livros!!

      Excluir
  6. My God!!! A minha é grande, mas não chega a isso, hahaha... Por isso que eu amo esse blog!!!! Beijãoooo

    ResponderExcluir
  7. O post de sexta, ficou bem bonitinho, dá uma olhada lá amanhã... Beijãoooo

    ResponderExcluir
  8. Báh nunca li nada das irmãs Brontë por conta dessa animosidade entre elas e Jane Austen, mas agora vou dar uma chance para esse livro, fiquei doida de vontade ler ;)
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  9. Oiiiii... Tem post novo... Bom fim de semana flor!!!! Beijãooo

    ResponderExcluir
  10. Eu amo todos os livros das Brontë que ja puis as mãos

    Jane Eyre foi o primeiro, Depois venho o morro dos ventos uivantes Que é da Emily e por utimo A moradora de WildFell Hall Da Anne que ainda não terminei ,mas ja vi a serie.

    me chamou a atenção que voce não colocou a versão De 2006 da BBc de Jane Eyre , Posso afirmar que é a melhor e muito superior A DE 2012 ... MY OPINION OF CORSE.KKKK
    É FACIL DE ACHAR INCLUSIVE COM LEGENDA EMBORA QUANDO FIZ O DOWNLOAD O MEGAUPLOUD AINDA ERA VIVO...

    DE QUALQUER FORMA FICA A DICA

    BJS

    PS.:SEU BLOG ESTA CADA VEZ MELHOR.

    ResponderExcluir
  11. Também adoro Jane Austen, mas como minha primeira paixão literária foi O Morro dos Ventos Uivantes, gosto das irmãs Brontê, pela profundidade, pela exacerbação, por conta da visão espiritualista, por caus,a do suspense, do romance, enfim são obras maravilhosas, inesquecíveis, assisti a todas as versões de Jane Eyre, e também li o romance, mas deu uma vontade de ler de novo, acho que gosto de tudo isso por que minha mãe, que não lia para mim, me contava todas essas histórias quando eu era menina, e isso faz tempo, e ela era uma excelente contadora de histórias....mas adorei a sua forma de contar sobre o que leu, muito empolgante, parabéns, vou voltar ao blog.

    ResponderExcluir
  12. li o livro ameeeeeeeeeeeeeeeeeeei e sim tem uns trechos que ela enfeita o pavão bastante e chega a dar uma cansada porem imagino o filme com o Fassbender e seria muito legal se tivessem feito igual ao filme de 1983 que foi fiel ao livro ,a serie de 2006 foi mais sensual pois a Jane na cama com o Rochester seria tudo de bom se essa cena fosse com Fassbender,a versão com o Timothy Dalton como o Rochester tbm foi legal pela sensualidade dele,o casal da serie de 2006 tbm são bem foguentos para a época,mas aquele final do filme com o Fassbender ficou a desejar merecia mais coisas beijos sensuais , assisti a varios trailers desse filme e fiquei intrigada pois tem dois que tem varias cenas que não estão no filme e hoje achei cenas deletadas desse filme se quiser esta ai o link do youtube https://www.youtube.com/watch?v=6L4tP0fVvBo

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo