segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Coraline - Neil Gaiman - Desafio Literário - Fevereiro: Nome Próprio





Tema: Nome Próprio

Mês: Fevereiro

Um pouco sobre mim:

Eu sou: Lia

Moro em: Portage - Michigan - EUA

Na net, você me encontra: no blog Quero Morar em uma Livraria

Neste mês eu li:

Título: Coraline

Autor: Neil Gaiman

Editora: Mass Paperback

Número de páginas: 195


O livro é sobre: uma criança muito curiosa e irriquieta que descobre um mundo paralelo intrigante e assustador.

Sinopse: "A história de Coraline é de provocar calafrios. A narrativa dá muitas voltas e percorre longas distâncias, criando um ‘outro’ mundo onde todos os aspectos de vida são pervertidos e desvirtuados para o macabro. Ao mesmo tempo sutil e cruel, o autor gosta de desafiar as imagens simples dos livros infantis tradicionais. No livro, a jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários." (Skoob)

Eu escolhi este livro porque: Fazia muito tempo que queria lê-lo e ficava adiando. E também queria muito ler algo do Gaiman, ainda não havia lido nada, tenho lido muito sobre ele nos blogs. Depois de Coraline, acabei lendo "Coisas Frágeis", volumes 1 e 2,  de contos e virei fã!

O que mais me chamou atenção na capa foi: a capa toda é perfeita! Captou muito bem a essência do livro. As ilustrações, feitas por Dave McKean, no interior do livro são muito bonitas (e algumas bem assustadoras).



 

A leitura foi: Empolgante. Li em menos de duas horas, não conseguia parar...Só demorei mesmo para escrever a resenha, pois li o livro antes do dia primeiro de fevereiro...rs

Adorei "Coraline"; o livro conseguiu me encantar e assustar ao mesmo tempo! Não acho que esse seja um livro para crianças, talvez para adolescentes...a história realmente provoca calafrios. A menina Coraline é curiosa, irriquieta, do tipo que não sossega e mexe em tudo, principalmente no que não pode. No começo, ela me lembrou bastante a personagem Joana quando era criança, do livro "Perto do Coração Selvagem", escrito por Clarice Lispector.


Trechos que mais gostei:

"Porque - disse ela - quando você tem medo e faz mesmo assim, isso é coragem."

"É surpreendente o quanto do que somos depende da cama onde acordamos pela manhã, e é surpreendente o quanto isso é frágil."

"E, por fim, é sempre mais fácil ter medo de uma coisa que não se pode ver."

"Você realmente não entende, não é? - disse - Eu não quero tudo o que eu quiser. Ninguém quer. Não realmente. Que graça teria ter tudo o que se deseja? Em um piscar de olhos e sem o menor sentido. E daí?"

A nota que dou para o livro: 5

 (nota de 1 a 5, sendo: 1- Não gostei 2- Gostei pouco; 3- Gostei; 4- Gostei bastante; 5- Adorei)

Curiosidades:

Em 2008 foi publicada uma graphic novel ilustrada por P.Craig Russel.





Já entrou para minha "Wish List"! Parece ser mais assustador do que o livro:








Em  2009, Caroline ganhou uma adaptação para o cinema. O filme foi feito em stop-motion e dirigido por Henry Selick. Chegou a faturar mais de 16 milhões de dolares apenas no fim-de-semana de estreia. Achei o filme menos assustador do que o livro, tanto que minha filha assistiu e gostou bastante. Mudaram um pouco a história; acrescentaram um menino (Wybie)  que não existe no livro e exacerbaram a falta de atenção dos pais em relação a Coraline, creio que para tornar mais atraente o outro mundo.

Trailler:


Poster:

"Cuidado com o que deseja..."

Sobre o autor: Neil Richard Gaiman  é um autor de romances e quadrinhos inglês. Outras obras: Sandman, Stardust, Deuses Americanos, The Graveyard Book.



Site do escritor: http://www.neilgaiman.com/

AVISO: O sorteio do moleskine, ecobag e bookmarks ainda está rolando, vou prolongá-lo mais essa semana...quem ainda não se inscreveu, clique aqui para saber como funciona.


12 comentários:

  1. Já li algumas resenhas do livro, apesar de eu ser bem medrosa estou sentindo vontade de ler também hahah.
    Eu não sabia que o livro é ilustrado e ele é tão fininho, a história deve ser bem curtinha então..
    Acho que vou deixar pra assistir o filme depois de ler o livro :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel
      Dá para ler sim...rs..não é tão assustador assim. Leia o livro antes de ver o filme; é bem melhor. Bjs

      Excluir
  2. Está na minha lista de quereres =D
    Adorei sua resenha, tudo informado direitinho. Vou tentar aprender com você para a próxima vez. rs
    Beijos =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju
      Obrigada; eu sempre utilizo a ficha que o pessoal do DL bolou, fica mais fácil fazer a resenha. Leia Coraline, é bem bonitinho! Bjs

      Excluir
  3. Oba!!! Mais uma fã de Gaiman \o/
    Eu adoro Coraline e adorei ver a tua empolgação com a história :)
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  4. Oiiii Lia!!!
    Sumi mesmo, tirei uma semaninha de férias, hehe...
    O sorteio já saiu????

    Saudade aqui do blog!!!!
    Beijãoooo e boa semana flor!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não, Aliny, semana que vem! Boa semana para vc tb, bjs

      Excluir
  5. Fiquei curiosa sobre o livro, não conhecia o autor... Mas vivendo e aprendendo, principalmente aqui nesse blog, hehe...
    Beijooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viciei em Gaiman, Aliny...já estou lendo o quinto livro dele! Bjs

      Excluir
  6. Eu adorei o filme mas não li o livro. Conheço Neil Gaiman da época em que a graphic novel Sandman foi lançada no Brasil século passado! E quero muito ler alguns romances dele como The Graveyard Book (tem um quê de Tim Burton nessa estória, rsrsrsrs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beth
      Esse ano descobri Neil Gaiman e nao parei mais..rs..alem de Coraline, li Coisas Frageis, Mr. Punch e Sinal e Ruido (as duas ultimas sao graphic novel)e virei fa! Parece que The Graveyard Book vai virar filme; tb quero ler. Bjs

      Excluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo