terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Marina - Carlos Ruiz Zafón



"Todos temos um segredo trancado a sete chaves no sotão da alma. Este é o meu." (Óscar Drai)

Sinopse: "Neste livro, Zafón constrói um suspense envolvente em que Barcelona é a cidade-personagem, por onde o estudante de internato Óscar Drai, de 15 anos, passa todo o seu tempo livre, andando pelas ruas e se encantando com a arquitetura de seus casarões. É um desses antigos casarões aparentemente abandonados que chama a atenção de Oscar, que logo se aventura a entrar na casa. Lá dentro, o jovem se encanta com o som de uma belíssima voz e por um relógio de bolso quebrado e muito antigo. Mas ele se assusta com uma inesperada presença na sala de estar e foge, assustado, levando o relógio. Dias depois, ao retornar à casa para devolver o objeto roubado, conhece Marina, a jovem de olhos cinzentos que o leva a um cemitério, onde uma mulher coberta por um manto negro visita uma sepultura sem nome, sempre à mesma data, à mesma hora. Os dois passam então a tentar desvendar o mistério que ronda a mulher do cemitério, passando por palacetes e estufas abandonadas, lutando contra manequins vivos e se defrontando com o mesmo símbolo - uma mariposa negra - diversas vezes, nas mais aventurosas situações por entre os cantos remotos de Barcelona." (Skoob)


Adoro Carlos Ruiz Zafón! Um dos meus livros favoritos é "A Sombra do Vento". Fiquei muito feliz quando vi que havia mais um livro dele sendo lançado, apesar de não ter gostado muito d'O Jogo do Anjo. Sempre que me empolgo demais com algum primeiro livro de um escritor, acabo me decepcionando com a leitura do próximo...mas "Marina" veio com tudo para redimir isso! Em "Marina" há todos os  ingredientes preferidos de Zafón: Barcelona, sombras, ambientes góticos, crianças aventureiras (e xeretas..rs), os mistérios, histórias de amor que terminam em tragédias...


Barcelona - bairro gótico

Não tem como falar sobre o livro sem estragar o suspense, que é o componente principal dos livros de Zafón. Acho que pela sinopse dá para ter uma boa ideia da história, mas é necessário ler o livro para  mergulhar na Barcelona misteriosa, sombria e muitas vezes assustadora criada pelo escritor. Gosto demais de sua escrita, pois o desenrolar e o final das tramas, nunca são óbvios; eu realmente me surpreendo ao ler seus livros.  O livro é lindo, adorei a capa, tem muito a ver com o clima do romance. A leitura é muito gostosa, vai em um instantinho.



Os quatro primeiros livros escritos por Zafón eram direcionados ao público infanto-juvenil. Os três primeiros fazem parte de uma trilogia: "The Prince of Mist" - 1993, "The Midnight Palace" - 1994 e "The Watches in the shadows" - 1995.  "Marina" foi lançado em 1999 e é o livro preferido do escritor. Eu tenho os dois primeiros livros da trilogia em inglês (ebooks) e o terceiro será relançado, em inglês, em maio de 2012. Não sei se tem edições deles em português.

Site do escritor: www.carlosruizzafon.com

E  tem livro novo dele, publicado na Espanha ano passado:




Continuação das aventuras de Daniel Sempere, do meu amado "A Sombra do Vento". Book trailer do livro, em espanhol:




Esse livro foi enviado pelo sebo Distribuição Cultural (pertencente ao site Estante Virtual), para compensar uma compra malfadada que fiz com eles em 2010. A descrição do problema e a resolução estão aqui .

14 comentários:

  1. Oiiii minha amiga!!!! Tava com saudade das tuas visitas lá no blog...

    Sabe que ainda não li nada desse autor??? Tem bastante gente que fala da Sombra do Vento também, já lesse???
    Já estive com esse Marina nas mãos, mas aí comprei o do Kafka e a Boneca Viajante, porque o money só dava pra um, hehe...

    Lesse Amor em Minúscula faz tempo??? Amei também, achei tão singelo...
    Tens que ler Cidade de Ladrões, acho que vais gostar bastante...
    Beijãooooo e boa semana!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alinny
      Como escrevi no post, "A Sombra do Vento" é um dos meus livros favoritos, adoro!
      Li "Amor em minuscula" há bastante tempo sim; uns três anos ou mais. Bjs

      Excluir
  2. Eu assim como vc tinha lido a Sombra do vento e amado, mas fiquei um pouco decepcionada com o Jogo do Anjo, com isso nem iria comprar esse, mas aí entrou na promoção e eu resolvi dar uma chance, e adorei também. Recomendo com certeza. É uma história diferente, com personagens cativantes e surpreendente. Mistura fantasia com realidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Eva; ainda bem que demos uma chance à "Marina", né? Valeu a pena! Bjs

      Excluir
  3. Olha Lia, muitas dicas de livros que amei peguei aqui no teu blog, então estou muito muito muito curiosa para ler este autor... Vou ver se pego emprestado Marina ou A Sombra do Vento, ou se acho no sebo... O Jogo do Anjo vou dispensar por enquanto então, já que não foi dos que mais te chamou atenção, hehe... E a lista só cresce...
    Já lesse Sári Vermelho??? Tu já leu algum romance indiano que tenha gostado??? Amo a Índia e os romances indianos...
    Beijãoooo

    ResponderExcluir
  4. Oi, Alinny
    Comece pela Sombra do Vento, eh o mais bonito! Ainda nao li esse que disse, esta na minha lista faz tempo. Ja li varios livros de uma escritora indiana, Thrity Umrigar, ela escreveu livros muito bons como "A Distancia entre Nos" e "A docura do mundo". Acho que vai gostar deles. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oiiii de novo, hehe... Adoro ela também... Esses dois que tu citou já li e Um Lugar para Todos também... Agora está na minha lista de espera O Tamanho do Céu, que comprei numa promoção bem legal no sebo que freqüento... Acho que O Tamanho do Céu e A Primeira Luz da Manhã foram dicas daqui do teu blog, pra variar, hehe...
    Tu é uma das grandes responsáveis por vááááárias das minhas aquisições dona Lia!!!! Beijãoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha...continue lendo o blog para comprar mais livros entao! Eu acho que "O Tamanho do Ceu" foi o que eu menos gostei dela, nao que nao seja bom; eh porque eh triste demais. Bjs

      Excluir
  6. Estou louca para comprar Almoço no Restaurante da Saudade que tu indicou, mas é bem difícil de achar, e Um Hotel na Esquina do Tempo... Qual tu amou mais????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda nao li o primeiro, viu? Mas gosto demais do Hotel..acho que vale a pena! bjs

      Excluir
  7. Okkk!!! O Tamanho do Céu acho que tu já tinha dito que era triste sim e eu acho que num comentário anterior até já falei o que vou falar agora: vou deixá-lo para ler entre um livro bem leve e outro para compensar, hehe...
    Um Hotel na Esquina do Tempo está entre os próximos a adquirir então...
    Também estou louca para ler a biografia da Frida Kahlo, gosto muito dela!!!
    Beijãoooo flor!!!!

    ResponderExcluir
  8. Lia, estou lendo Kafka e a Boneca Viajante e estou AMANDO... Meu Deus, que bom que você falou desse livro aqui, orbigada!!! Estou achando ele tão delicado, tão singelo, tão fofo... Lindo!!!
    Beijãooooo e bom fim de semana!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Lia,
    conheci seu blog por conta da nossa amiga Ju! ; )

    E fiz questão de comentar aqui porque eu AMEI Marina... Um livro muito belo e cheio do mistério tão bem escrito de Zafón. E Marina é uma graça, apaixonante! A capa é uma das minhas preferidas dos últimos tempos, rs.

    E adorei saber que vem aí a continuação de Daniel Sempere! Gostaria de ler em espanhol, vou procurar já na amazon ou afins.

    Pq vc não gostou do Jogo do Anjo? Eu gostei; não lembro muito da trama toda agora, pois tem uns 4 anos ou quase isso que eu li; mas lembro que é mais sombrio que A sombra do vento. Eu li "nervosa", mas gostei muito! rs

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. No post de ontem (segunda), falei sobre você e seu blog, dá uma olhada, o título é Delicadeza... E amanhã (quarta)vou falar sobre Kafka e a Boneca Viajante: mais uma vez obrigada pela indicação!!!! Beijãooo Lia

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo