terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Desafio Literário 2012: A Dieta das Chocólatras - Carole Matthews (Janeiro)



Tema: Literatura Gastronômica

Mês: Janeiro

Um pouco sobre mim:

Eu sou: Lia Freitas

Moro em: Portage - Michigan - EUA

Na net, você me encontra: no blog Quero Morar  em uma Livraria

Neste mês eu li:

Título: O Clube das Chocólatras

Autor: Carole Matthews

Editora: Bertrand Brasil

Número de páginas: 420

O livro é sobre: Quatro amigas que compartilham o amor pelo chocolate enquanto tentam resolver seus problemas.

Sinopse: "Dicas de sobrevivência nos momentos de estresse:
1) respire fundo,
2) conte até 10,
3) coma chocolate.

Quando as quatro participantes do Clube das Chocólatras convocam um encontro de emergência, elas pulam direto para a terceira dica. Assim como no primeiro romance de Carole Matthews, em A Dieta das Chocólatras, as quatro amigas, Lucy, Autumn, Nadia e Chantal, mantêm o Clube em plena atividade, reunindo-se, como sempre, no santuário, chamado Paraíso do Chocolate.

Nesse novo livro, Lucy Lombard achava que sua felicidade estava garantida ao lado de Aiden, seu namorado e chefe lindo, desejado por todas as mulheres. Até o dia em que pegou o amado na cama com outra. Pelo menos, um consolo: ela não é a única desesperada. Autumn ainda não tomou coragem para apresentar o novo namorado para os pais. Nadia não acredita mais nas desculpas dadas pelo marido para esconder o vício da jogatina. Chantal continua tentando salvar o casamento, embora de um jeito um tanto quanto inusitado."

Eu li o primeiro livro, "A Dieta das Chocólatras", há muito tempo, e não lembrava direito das histórias das personagens; a que mais me recordava era a da personagem principal e narradora, Lucy. Nesse livro Lucy também predomina, infelizmente, porque acho que Nadia seria uma personagem muito mais interessante, até mesmo Chantal...a pobre da Autumn mal aparece. A maior parte do livro é sobre as peripécias amorosas de Lucy, as voltas com um namorado novo, mas com o ex noivo tentando reconquistá-la. Quase no final do livro acontece algo trágico, mas isso pouco altera o clima de "comédia romântica" do livro. O final é divertido, mas meio previsível.

Eu escolhi este livro porque: era o único em português que tinha disponível sobre o tema.

O que mais me chamou atenção na capa foi: Chocolates, claro!!

A leitura foi: rápida, mas em alguns pedaços, entendiante. Sinceramente, acho que não tenho mais muita paciência para esse tipo de livro, devo estar ficando velha...rs

A personagem que eu gostaria de dar umas sacudidas é: Lucy. Essa moça é volúvel demais!! Uma hora está apaixonada pelo novo namorado, daí acha que ama o ex, depois não sabe mais com quem ficar...afe!! Ela me deixou nervosa!!


A nota que dou para o livro: 2. Deu para passar o tempo, mas achei uma leitura bem descartável.
(nota de 1 a 5, sendo: 1- Não gostei 2- Gostei pouco; 3- Gostei; 4- Gostei bastante; 5-  Adorei)



Estou lendo para o Desafio agora, "Gourmet Rhapsody"  (A Morte do Gourmet), de Muriel Barbery. Como sou apaixonada pelo primeiro livro dela, "A Elegância do Ouriço", comecei a ler esse com uma expectativa muito grande e estou me decepcionando...alguém já leu para me dizer se é tão bom quanto o anterior??

13 comentários:

  1. Puxa, Lia!
    Que pena que os livros são chatos!
    =(

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Lia, finalmente ganhei Palácio de Inverno, eeeeeee....

    ResponderExcluir
  3. Oi, Aline
    Nao sao muito chatos nao..eu eh que nao tenho mais paciencia para livros assim! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Alinny
    Que bom; finalmente! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Lia, também li o Clube das chocólatras para o desafio. Não foi o melhor livro q já li na vida, mas também não achei chato! Achei até divertido! ^_~

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mayllee
    O "Clube" é o primeiro livro; é melhor do que "A Dieta", que foi o que li! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ficando velha não - ficando mais seletiva! Esses livros fazem um enorme sucesso mas geralmente usam a mesma fórmula. Depois de ler uns dois ou três, você quase que pode escrever um livro você mesma.

    Outro exemplo é o que estou lendo no momento: The Christmas Cookie Club. 12 amigas que se encontram anualmente na primeira segunda-feira de dezembro pra trocar cookies e conversar sobre suas vidas e problemas...No final das contas, é tudo a mesma coisa! Este ainda foi escrito por uma terapeuta mas mesmo assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beth
      Isso mesmo, mais seletiva! Penso que ha tanto livro bom por ai, como classicos, ficcoes, biografias e eu perdendo tempo com esse tipo de leitura...rs..bjs

      Excluir
  8. Oi, Lia. Também não estou mais com paciência para alguns livros do tipo. Esse mesmo me dá uma preguicinha. Apesar de que está na minha estante, mas fique claro: não o comprei...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vivi
      Tb nao comprei-o, baixei em ebook...rs..menos mal! Bjs

      Excluir
  9. Adorei a capa, pena o conteudo deixe a desejar ... que pena que nao gostou, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da para passar o tempo, Larissa...mas eh bem fraquinho..bjs

      Excluir
  10. Eu como uma mega hiper viciada em choco preciso ler esse livro, a tua resenha me deixou louca pra ler ainda mais com todo esse suspense “não acredito que elas vão fazer isso” to ate agora imaginando o que será?
    Ai penso que vou comecar hoje mesmo, e amanha logo vejo onde posso comprar...! Encontrei aqui para quem tenha nook: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/A-Dieta-das-Chocolatras

    boas leituras!

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo