sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Compras da semana

Quase que essa semana passou em branco no quesito "compras"...Fui a Barnes, fiquei um tempão e acabei comprando apenas um livro para minha filha...sai tão orgulhosa de não ter feito um estrago...
Comprei uma mini maquina de costura e agora minha filha não me deixa em paz..detalhe: eu não sei costurar! Então fui atrás de um livro que ensinasse mais ou menos..achei esse, próprio para crianças:


Tudo  é muito bem explicado, com fotos e o passo-a-passo de cada projeto:

Mostrando como faz uma máscara de dormir...

e um boneco de pano


Semana passada esqueci de postar as fotos de uma bolsa que comprei no site da Barnes aproveitando um cartão de desconto que havia recebido...fazia tempo que estava de olho nela:

Bolsa Nine Lives by Victoria Roberts (exclusividade B&N)

Esta foto ficou meio embaçada e eu fiquei com preguiça de tirar outra... é uma bolsa de tecido, com desenho de nove escritores representados por gatos; por isso Nine Lives. Juntou duas coisas que adoro: gatos e livros!! A foto acima mostra as escritoras, e embaixo, os detalhes:

Emily Dickinson e Jane Austen


As irmãs Bronte

Os escritores

William Shakespeare e Edgar Allan Poe

Mark Twain e Leon Tolstoi

Não é fofa??

Bom, parecia que eu ia conseguir ficar sem comprar um livro para mim essa semana, até a ida ao supermercado...pois é, até no supermercado eu compro livros..rs...esse eu queria ler faz tempo; tentei várias vezes pegar na Library e nunca consegui. Hoje não resisti e comprei:


The Happiness Project or Why I Spend a Year Trying to Sing in the Morning, Clean my Closets, Fight Right, Read Aristotle, and Generally Have More Fun - Gretchen Rubin

Pelo título já dá para ter uma ideia do que se trata, né? Copiei um texto do site da Abril que fala um pouco dele:

"Certo dia, dentro de um ônibus, a advogada americana Gretchen Rubin teve uma epifania: depois de viver um período difícil, percebeu que o tempo estava passando rápido e ela não estava focando sua vida no que deveria ser prioridade: ser feliz, independentemente de qualquer coisa. Ela resolveu se dedicar ao “projeto felicidade”: por um período, fez tudo aquilo que os livros, revistas, pesquisas e mestres pregavam como os verdadeiros conceitos de felicidade. Das ideias de Plutarco e pensamentos de Buda aos preceitos mais clichês da autoajuda rasteira. E resolveu relatar, com rigor de cientista, aquilo que funcionava (ou não) para ela em seu blog.

Durante a experiência, limpou os armários, escreveu um romance, cantou durante as manhãs e parou de implicar (tanto) com o marido. Mas, no fim das contas, Gretchen descobriu que a receita da felicidade era diferente do que algumas máximas pregavam. “Desde que seja gasto com sabedoria, o dinheiro pode, sim, trazer felicidade. Assim como as dificuldades que tratamos de evitar ”, teoriza no livro The Hapiness Project, que lançou nos EUA.

“As pessoas evitam os sentimentos ruins achando que isso traz infelicidade ou se concentram só nas grandes mudanças e se esquecem de que as transformações de hábitos corriqueiros é que são gratificantes.” A lição que ficou é que a felicidade não é algo assim tão grande. “Ela está justamente naquilo que a gente subestima ou ignora.” Palavra de especialista." (Site Planeta Sustentavel)

O endereço do blog é esse: http://www.happiness-project.com/

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Meme Literário de Um Mês 2011 - Blog Happy Batatinha


A Tábata, do blog Happy Batatinha (adoro esse blog!!) lançou um meme muito interessante e eu resolvi participar.  O Meme Literário de Um Mês é uma série perguntas relacionadas ao mundo literário que deverão ser respondidas uma por dia. Para saber mais sobre o meme, clique aqui .

As perguntas são as seguintes:

Dia 01 – Que livro que você está lendo?
Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? 
Dia 03 – Você lê resenhas de livros? 
Dia 04 – Onde você gosta de ler? 
Dia 05 – Você costuma abandonar a leitura de um livro? 
Dia 06 – Quem (ou o quê) inspirou seu amor por livros? 
Dia 07 – Você costuma emprestar ou pegar livros emprestados?
Dia 08 – Quantos livros você tem? Qual o autor que você tem mais livros? 
Dia 09 – Você costuma ficar com todos os livros que compra? 
Dia 10 – Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?
Dia 11 – Cite um livro que fez você rir. 
Dia 12 – Se você pudesse conhecer um lugar/mundo que só existe nos livros, qual seria? 
Dia 13 – Se você pudesse trocar de lugar com o personagem de um livro, qual seria?
Dia 14 – Se você pudesse fazer uma pergunta para o seu escritor preferido (vivo ou morto), qual seria o escritor e qual seria a pergunta?
Dia 15 – Qual é o seu vilão literário favorito? 
Dia 16 – Cite um livro que você achou que não iria gostar e acabou adorando.
Dia 17 – Cite um livro que você achou que iria gostar e acabou não gostando.
Dia 18 – Você lê livros que não são para sua idade?
Dia 19 – Qual é o livro que você leu, gostou e recomenda para todo mundo ler também?
Dia 20 – Você gosta de poesias?
Dia 21 – Quanto tempo em média você demora para ler um livro?
Dia 22 – Cite um ou dois livros com títulos que você acha interessante. 
Dia 23 – Você costumar ler e-books? 
Dia 24 – Você lê um livro por vez ou gostar de alternar a leitura em dois ou mais livros?
Dia 25 – Tem algum livro que você tenha mais de uma edição do mesmo? 
Dia 26 – Qual o maior (em número de páginas) livro que você já leu? 
Dia 27 – Você costuma fazer anotações enquanto lê?
Dia 28 – O que você faz quando encontra uma palavra que não conhece durante a leitura?
Dia 29 – Quantos livros em média você costuma comprar por mês?
Dia 30 – Qual foi o último livro que você comprou?
Dia 31 – Qual o livro que você leu esse ano que mais gostou?

Gostei das perguntas; algumas são fáceis, outras mais complicadas, vou precisar cavar fundo na memória para lembrar...rs...E aí, quem vai topar o desafio de participar desse meme divertido??

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mil Dias na Toscana - Marlena de Blasi


Sinopse: "Há alguns anos, quando se conheceram, Marlena e Fernando se apaixonaram à primeira vista e começaram a viver uma história de amor que mais parecia um conto de fadas. Agora, decidem que chegou o momento de dar adeus a Veneza, onde tudo começou, e partem em busca de uma vida mais tranquila. O destino escolhido é San Casciano dei Bagni, um vilarejo com 200 habitantes, fontes termais e olivais centenários. De início, Fernando está mais empolgado do que Marlena. No entanto, nesse pedaço de terra onde a Toscana, a Úmbria e o Lácio se encontram, as amizades amadurecem à mesa, em torno de refeições gloriosas regadas a vinho tinto. O que poderia ser melhor para uma chef de cozinha?

San Casciano dei Bagni

Novamente, Marlena e Fernando vivem um caso de amor à primeira vista. Dessa vez pela aldeia e pela vida no campo, pelos vinhos artesanais e pela esplêndida cozinha, pelo céu toscano e pelos sinos da igreja local. Mas, acima de tudo, pelo velho Barlozzo, que os recepciona, os adota e, aos poucos, também se apaixona por eles. Guiados pelo “duque”, eles descobrem tabernas rústicas, onde o jantar é qualquer coisa que tenha sido colhida ou caçada naquele dia; participam da vindima; visitam festivais sazonais; catam castanhas no bosque; saem para caçar trufas e cogumelos selvagens; sobem em árvores para apanhar azeitonas, uma a uma, e depois experimentam o azeite recém-espremido sobre um pão simples de casca crocante.

À medida que o afeto entre eles vai crescendo, Barlozzo começa a mostrar suas feridas abertas e a revelar seus segredos mais profundos. Um deles tem a ver com Floriana, uma linda e agradável senhora que logo se torna amiga inseparável de Marlena. Ambientado num dos lugares mais bonitos do planeta, Mil dias na Toscana é uma história sobre um estilo de vida simples, doces paixões, amizades e refeições compartilhadas. E, acima de tudo, é uma história de amor verdadeiro – um amor que não tem idade nem fim." (Fonte: Site da Editora Sextante)

Mal terminei "Mil Dias em Veneza" fui correndo começar "Mil Dias na Toscana"...a história dos dois é tão empolgante, que não da mais vontade de parar de ler. Terminei esse em um dia e vou na biblioteca pegar "Um Certo Verão na Sicilia"...Enquanto que o primeiro livro é mais focado na história de como Marlena e Fernando se apaixonaram e nas dificuldades do início, este já muda um pouco o foco. Apesar de continuar as maravilhosas descrições sobre comidas e lugares, o personagem principal agora é Barlozzo, um peculiar morador da vila que terminará tendo muito em comum com o casal, mais do que eles imaginam. E é este personagem cativante e as vezes um pouco azedo e misterioso, que os guia nesta nova vida e acaba criando laços duradouros com eles. Achei o final um pouco abrupto e triste; a autora poderia ter se aprofundado mais no misterioso relacionamento de Barlozzo e Floriana. Acredito que não o fez porque não sabia muito mais do que foi revelado quase no final do livro...rs..

Agora é partir para o livro seguinte, porque não consigo mais ficar sem saber "os próximos capítulos"..rs Ah, eu acho muito lindo essa vida no campo, natureza e tudo mais...para os outros! Eu sou urbana demais (e fresca mesmo...rs) para passar a vida sem muito conforto....


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mil Dias em Veneza - Marlena de Blasi

Sinopse: "Este livro pode parecer um conto de fadas, mas é uma história de amor verídica – o amor entre uma mulher e um homem, o amor pela comida e o amor por uma cidade. Por muito tempo, Marlena de Blasi resistiu a ir a Veneza. Até que, em 1989, seu trabalho como chef e crítica gastronômica tornou impossível continuar adiando a viagem. Assim que pôs os pés na cidade, ela ficou completamente seduzida. Seu encantamento foi tão grande que decidiu voltar todos os anos.

Desde aquela primeira visita, Marlena sempre tinha a sensação de que estava indo a um encontro. Em 1993, o encontro finalmente aconteceu. Ela almoçava com amigos quando um garçom se aproximou e lhe disse que havia uma ligação para ela. Do outro lado da linha estava Fernando, um veneziano que, um ano antes, vira Marlena passeando pela Piazza San Marco e se apaixonara à primeira vista. Alguns meses depois, Marlena largava toda a sua vida nos Estados Unidos e se mudava para Veneza, para se casar com o “estranho”, como costumava chamar Fernando. Ele não falava quase nada de inglês. O italiano dela se resumia a algumas palavras relacionadas a comida. Ele abrira mão de seus sonhos e levava uma vida monótona e previsível. Ela era mestre em recomeçar e se reinventar. Ele gostava de tudo muito simples, inclusive as refeições. Ela adorava cozinhar pratos elaborados.

À medida que eles superam essas diferenças e Marlena vai se familiarizando com as peculiaridades da cultura veneziana, os leitores são presenteados com uma descrição deliciosa e às vezes cômica de duas pessoas de meia-idade que, apesar de tudo, conseguem criar uma relação maravilhosa. Em Mil dias em Veneza, Marlena evoca vividamente as imagens, os sons e os aromas de uma das cidades mais românticas do mundo e divide com os leitores as receitas que estiveram presentes em alguns dos momentos mais importantes de sua vida." (Fonte: Skoob)

Marlena e Fernando
Lindo, lindo, lindo!! Duvido que exista alguém que não se encante com esse livro...Marlena de Blasi descreve sua história de um modo tão poético e vívido que eu até conseguia me imaginar andando por Veneza e provando aquelas comidas maravilhosas que ela preparava para seu amor Fernando...

Todo o tempo que eu lia o livro, ficava pensando na coragem que ela teve ao abandonar sua vida, emprego, família, para casar com uma pessoa que ela mal conhecia...trocar de país, de língua, de cultura....nossa, põe coragem nisso! E o mais legal do livro é que ela conta tudo, não só as partes boas e felizes, ou seja, todas as dificuldades que passou ao assumir essa paixão, nem tudo foi um mar de rosas... Falando sério, algumas vezes eu tive vontade de esganar esse "estranho", como ela chama Fernando...cara turrão....rs. Fico pensando porque, na maioria das vezes, são as mulheres que abdicam de sua vida para seguir um amor...muito raro um homem fazer isso, não??

Mais para o final do livro, eu me reconcilio com o estranho, por ele ter feito algumas mudanças em sua vida que eu não vou contar para não estragar a história...Gostei tanto do livro, que ja engatei a leitura da sequência, "Mil dias na Toscana"...e haja boca salivando de vontade de comer aquelas comidas maravilhosas...rs...E preciso  comprar "Um certo verão na Sicília"!



sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ultimas compras

Agora que voltei a escrever mais no blog, vou tentar sempre mostrar minhas compras da semana...da semana mesmo, pois é muito dificil eu não comprar livros ou algo relacionado (marcadores, artigos de papelaria, etc) toda semana..

Além de ir sempre na Barnes e sempre sair com alguma compra, a internet deixou tudo muito fácil, principalmente para quem mora no exterior...a Amazon é tudo de bom!! E para melhorar (ou piorar, depende do tanto de dinheiro que temos para gastar..rs), vivo recebendo por email e correio, cupons de desconto da Barnes..quem resiste??

Para inaugurar a sessão de posts sobre compras da semana, vou colocar livros que comprei essa quinzena. O primeiro foi esse:


The Paris Wife - Paula McLain

Em português, a tradução (infeliz, na minha humilde opiniao) do titulo  é "Casados com Paris". Sinopse: "Este livro revela uma face desconhecida do escritor Ernest Hemingway ao debruçar-se sobre sua juventude durante o período em que foi casado com Hadley Richardson. Tendo como cenário a Paris da década de 1920, os chamados Anos Loucos, e narrado sob o ponto de vista da esposa, o livro conta a conturbada história de amor entre ela e o jovem Hemingway." (Submarino) 

City Girl Philosophy -Everytthing you need to live a simply stunning life - Karn Knutson

É  muito dificil eu comprar um livro por impulso, só por comprar...mas foi o que aconteceu com esse...fui comprar uma galocha em uma loja de descontos e na fila do caixa tinha uma prateleira com livros a preços baixissimos..peguei esse e era apenas $ 2.99...sinceramente, não sei se vai valer nem isso...rs...É  uma mistura de auto ajuda com humor e etiqueta...sei lá!


Fifth Avenue, 5 A.M. - Audrey Hepburn, Breakfast  at Tiffany's and the dawn of the modern woman - Sam Wasson

Quinta Avenida, 5 da manha: Audrey Hepburn, Bonequinha de Luxo e o surgimento da mulher moderna. Sinopse: "No cartaz que divulgou o lançamento de Bonequinha de luxo (1961), Audrey Hepburn aparece elegante. Pequenos detalhes, porém, quebram a atmosfera clássica: uma cigarrilha pendendo no canto da boca e um gato pousado no ombro direito. Com o mesmo vestido longo negro, ela surge nas cenas iniciais do filme, interpretando a playgirl Holly Golightly. Desce de um táxi em frente à joalheria Tiffany's de Nova York. Carrega nas mãos, que vestem luvas compridas pretas, uma sacola de papel com seu café da manhã, um pão doce, e come enquanto observa as vitrines. Tanto a imagem que estampa o cartaz quanto a cena que abre a película representam uma grande mudança nos modelos de Hollywood e no papel feminino no cinema. Audrey Hepburn interpreta uma moça não muito casta, mas sofisticada e independente, deixando para trás o moralismo dos anos 1950 e traçando novos rumos para a mulher moderna.

Analisando elementos como esses e os bastidores da película, Sam Wasson mostra como o longa contribuiu para transformar a moda, a liberdade feminina e a indústria cinematográfica. Quinta Avenida, 5 da manhã, best-seller do New York Times, apresenta a primeira descrição completa da produção de Bonequinha de luxo. O autor traça o perfil de personagens fascinantes e desvenda detalhes pouco conhecidos pelo público. Truman Capote, por exemplo, autor da novela que deu origem ao roteiro, queria Marilyn Monroe para o papel principal. O diretor Blake Edwards foi responsável por boa parte do humor do filme. Audrey enfrentava o dilema de conciliar as tarefas de uma grande estrela de cinema com o papel de mãe. Edith Head, a figurinista da Paramount, teve de engolir a escolha dos vestidos de Givenchy... Escrito com humor, charme e elegância, o livro revela uma mudança cultural definitiva e transporta o leitor para a Nova York dos anos 1960." (Livraria da Travessa)


The Heroine's Bookshelf - Life Lessons from Jane Austen to Laura Ingalls Wilder - Erin Blakemore
  
Esse o correio acabou de deixar na minha porta..não achei versão em português; acho que não foi lançado no Brasil. Neste livro, a escritora Erin Blakemore fala sobre heroínas amadas e os escritores notáveis ​​que as criou e  explora como a coragem e a dignidade de personagens literários, como Anne Shirley, Elizabeth Bennet, Jane Eyre, Scarlett O'Hara, Scout Finch e Jo March  pode inspirar as mulheres hoje.




2012 Mom's Weekly Planner 

Para terminar, uma agenda que comprei na Amazon. Pode parecer estranho comprar agenda no meio do ano, mas aqui faz sentido...o ano escolar começa em setembro, então resolvi comprar essa agenda fofa, própria para mães, para organizar os compromissos escolares da minha filha. Toda semana vem uma papelada gigante da escola, se não marco tudo acabo perdendo prazos...

Bom, para uma quinzena, até que não gastei muito, né?? rs

 

 

 

 

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Miss Austen Regrets



The more I know of the world, the more I am convinced that I shall never see a man whom I can really love."— Jane Austen in Sense and Sensibility



Perto de seu aniversario de quarenta e um anos, Jane Austen (Olivia Williams, Emma, The Sixth Sense) aparenta estar feliz, mesmo nao tendo se casado. Quando sua jovem sobrinha pede sua ajuda para encontrar um marido, a confianca de Jane eh ameacada e ela se recorda de seus proprios pretendentes e das escolhas que fez. Sera que a ruina financeira de sua familia poderia ter sido evitada se ela tivesse aceito a proposta de um rico fazendeiro? E quanto ao jovem e bonito medico que ela conheceu quando seu irmao fica doente?
Baseado na vida e cartas de Jane Austen, Miss Austen Regrets conta a historia dos anos finais da escritora, examinando o porque, apesar de ter estabelecido um padrao para ficcao romantica, ela morreu sem nunca ter se casado ou nunca ter encontrado seu proprio Mr. Darcy.

Miss Austen Regrets eh um filme produzido pela emissora inglesa BBC em 2008. Eh possivel adquiri-lo quando se compra o DVD da serie Sense & Sensibility no site da Amazon. Custa U$ 24.99 e U$ 35.99 (este incluindo Persuasion). Eu confesso que baixei da internet e gravei um DVD quando estava no Brasil...infelizmente, quem mora no nosso querido pais fica sem acesso a muita coisa boa, nao eh?

 
Esse filme eh necessario para quem ama a obra de Jane Austen e quer conhecer mais sobre sua vida. Bom eh assisti-lo apos assistir Becoming Jane (Amor e Inocencia, no Brasil), mas como sou meio do contra,  fiz o inverso...rs...serviu mesmo assim! Em Becoming Jane, conhecemos mais sobre a jovem e ainda ingenua Jane, sua primeira paixao, a seguida desilucao e o inicio da vida de escritora. Ja em Miss Austen, a Jane mostrada eh mais madura, critica, um pouco cinica, mas muito bem resolvida quanto as suas escolhas e restricoes que elas acarretaram. Isso ate sua sobrinha Fanny resolver questiona-la ao pedir ajuda para "avaliar" um pretendente...

Atraves de varios flashbacks, o passado da escritora vai sendo desvendado e Fanny descobre o porque das escolhas feitas por sua tia. Muitas vezes, lendo os livros de Jane Austen, podemos imaginar que ela escrevia sobre o que vivenciava e acreditava de fato, mas no filme ela deixa claro em varias partes, que era apenas ficcao...ou seja, quem ainda espera encontrar um Mr. Darcy para chamar de seu, pode esquecer...rs

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Meu cantinho de leitura

E la se vai mais um mes de sumico do blog....sera que eu um dia tomo jeito e volto a escrever como antes?? Espero que sim..

Esse post sera apenas para mostrar o meu novo cantinho de leitura. Quando voltei do Brasil em agosto, voltei direito para minha casa nova; por isso a falta de tempo, organizando e comprando coisas para decora-la (delicia!!). Felizmente, tenho uma amiga aqui, brasileira, que eh decoradora de ambientes e foi ela quem me ajudou a montar o cantinho na sala de estar. Na verdade, ela nem viu o resultado final, pois viajou e so voltou essa semana. Vamos as fotos, entao:

My favorite place in my new house


Poltrona e pufe

Quadrinhos

Estante

Cantinho Jane Austen

Livros Jane Austen

A estante e a poltrona sao da Ikea, o pufe eu ja tinha aqui e nao lembro de onde foi...as molduras dos quadrinhos tambem sao da Ikea e dentro coloquei postais com capas de livros da Penguin, que comprei na Amazon:




Sao 100 postais com capas dos mais variados livros...quando enjoar dos que estao na parede, eh so trocar. Esses sao o que escolhi de inicio:



Essa estante ficou so com alguns livros mais bonitos, para decoracao. A minha estante ficou no basement, onde meu marido montou seu escritorio. Sao livros que trouxe do Brasil e muitos que comprei aqui:

Estante da Ikea


As fotos seguintes sao de alguns livros comprados nos EUA


E ai, o que acharam?? Agora que esta tudo organizado ja posso voltar para o blog, nao eh?? Beijos a todos e saudades de escrever aqui!!