quinta-feira, 30 de junho de 2011

Compras mais recentes

Claro que nao ia ficar muito tempo sem comprar livros aqui no Brasil...estou aqui ha apenas duas semanas e ja fiz dois pedidos no Submarino; primeiro comprei Desculpa, quero me casar contigo (Federico Moccia) e Quarto (Emma Donoghue) e hoje acabou de chegar isso:


E mais isso:



Colecao Virginia Woolf

A colecao Virginia Woolf foi a maior pechincha em livros em toda minha vida!! Paguei R$ 29,90 e o valor era de mais de duzentos reais!! Foi ou nao foi um achado?? So quero saber como vou conseguir levar esses livros fora os outros que tenho que levar...vai ter que ser sem a caixa, que eh muito linda...

Os livros sao os seguintes: A Viagem, Noite e Dia, Entre os Atos, O Quarto de Jacob, Os Anos e As Ondas. Fiquei louca para ler os livros de Virginia depois que li sua biografia " Sou Dona da Minha Alma"; ate hoje so havia lido "Orlando". Acho que vou adorar todos eles!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Quarto - Emma Donoghue

Sinopse

"Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la. O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar."

Ha algum tempo atras a estoria desse livro soaria absurda mas hoje em dia, infelizmente, nao é mais. Aos poucos casos horriveis como esse (que é ficcao) vao sendo revelados, como o que ocorreu na Austria, onde um pai manteve a filha em carcere privado por 17 anos e teve 7 filhos com ela. A primeira vista, parece ser um livro assustador e chocante, tanto que demorei para ter coragem de le-lo. Mas comecei a ler otimas criticas sobre ele e decidi entao, compra-lo. Nao me arrependi...Jack é  encantador, da vontade de cuidar dele, protege-lo e tambem bater um papo com ele, de tao espirituoso que é.

O livro todo é narrado do ponto de vista do menino e isto nao torna o livro infantil de maneira nenhuma; mostra o mundo de Jack, o Quarto (tudo que o menino nomeia tem letras maisculas: a Mae, o Tapete, a Mesa, a Cama, etc), desde que nasceu e a rotina criada de um modo brilhante pela mae para que ele nao perceba que esta em cativeiro. Desse modo, para ele o mundo é seu quarto e o La Fora nao faz parte do mundo. O unico contato que ele tem com o mundo é atraves da televisao, mas sua mae nao o deixa assistir muito  e ele cresce acreditando que tudo que ve na TV é fantasia, nao existe na realidade.


SPOILER - Na duvida coloquei isso como spoiler mas acho que nao é nada muito revelador; acho que ja da para imaginar com a leitura da sinopse que isso ira acontecer. Se nao quiser saber muito sobre o restante da estoria, nao leia.

 Para mim, a parte mais dificil  é a adaptacao de Jack ao La Fora...tudo para ele é novidade, muito ele sequer imaginava existir... é um choque muito, muito grande. Imagine viver fora do mundo e de repente ter que se adaptar a esse mundo diferente de tudo o que esta acostumado. Para a Mae, tambem nao é muito facil, mas ela quer mostrar tudo o que ele nao conhece e isto o assusta demais. Um trecho bonitinho:

"No quarto a gente sabia como tudo se chamava, mas no mundo tem tanta coisa que as pessoas nem sabem os nomes."

Nao é muito facil escrever sobre este livro; acredito que sua leitura sera uma experiencia diferente para cada pessoa. Mas aconselho extremamente a leitura a todos, o mais rapido possivel!

"Quarto é a mais rara das entidades: uma obra de arte inteiramente original. `E com a intencao de fazer o supremo elogio possivel que afirmo ser incapaz de compara-lo a qualquer outro livro. Basta dizer que ele é potente, sombriamente belo e revelador." (Michael Cunningham, autor de As Horas)

terça-feira, 28 de junho de 2011

I'm back!!

Primavera nos EUA

Entao...depois de um longo e tenebroso inverno (literalmente, pois o inverno acabou la nos EUA e agora eh pleno verao), estou de volta!! E no Brasil! Estou aqui ha quase 1 mes, dormi muito, comi muita coxinha, pao de queijo e pastel e li muuuiiito! Agora so falta escrever as resenhas...vamos ver, vou me organizar e logo postarei as primeiras.

E nao eh so isso nao! Para celebrar minha volta (para o Brasil e para o blog), vem sorteio por ai! Muita coisa legal; aguardem...

Beijos para quem teve paciencia de aguardar minha volta...rs