terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pequena ajuda para montar a lista do DL 2012


Está complicada terminar essa lista do Desafio Literário 2012, viu?? Alguns temas foram (e ainda estão sendo) bem complicados para mim, por isso, peço a ajuda dos meus queridos (e queridas) leitores (as) para me ajudar a terminá-la. Tenho algumas dúvidas e não quero ficar incomodando a equipe do desafio; muita gente que passa por aqui pode saber respondê-las, não é?

Pois bem, os temas mais complicados para mim são: Graphic Novel, Terror, Serial Killer, Viagem no Tempo, Premio Jabuti e Escritores Africanos, ou seja, metade dos temas!! rs...Vou explicar o motivo de cada um:

- Graphic Novel: A única que poderia colocar eu já li (Persépolis); não é algo que leia com frequência. Minha dúvida: alguem sabe se o outro livro da Marjane Satrapi - Chickens with Plums, também é graphic novel? Outra dúvida:  pode ler a versão em quadrinhos de livros já lidos? Exemplo: Orgulho e Preconceito, da Jane Austen que possui essa versão. UPDATE: Vivi já respondeu essa, pode sim.Aceito sugestões.

- Terror: li muito quando adolescente; hoje me interessa pouco. A dúvida: os livros " O Coração das Trevas" - Joseph Conrad e "A outra volta do parafuso" - Henry James, são de terror?

- Serial Killer: os livros de Thomas Harris (O Silêncio dos Inocentes, Hannibal e Dragão Vermelho) se encaixam nesse tema? E o livro "O Talentoso Ripley" de Patricia Highsmith?

- Viagem no Tempo: o único que gostaria de ler, já li (A Mulher do Viajante no Tempo), então aceito sugestões também;

- Premio Jabuti: esse a dificuldade é ter aqui em casa livros que foram indicados; só achei dois, vou ter que comprar mais algum se não gostar dos que tenho;

- Escritores africanos: a querida Ju, do delicioso blog O Batom de Clarice   me ajudou a escolher um do Mia Couto, aceito ideias de reservas. Também vou ter que comprar; muito dificil (e caro) achar livros em português aqui;


Bom, acho que é isso. Vou ter que me dedicar muito mais no ano que vem, porque mais da metade dos livros escolhidos são em inglês...



UPDATE: Obrigada a todos que deixaram comentários com indicações; minha lista esta quase pronta. Vocês ajudaram muito!!

11 comentários:

  1. Eu to com enorme dificuldade em escolher o tema dos escritores Africanos... Se tiver dica tbm passa lá no blog e deixa.

    Beijos
    Isis Silva

    ResponderExcluir
  2. oi, lia! comentarei sobre o que poso ajudar:

    . terror - 'o coração das trevas' não é terror; 'a outra volta do parafuso' sim. sugestão: 'o cavaleiro sem cabeça' [willam irving]

    . serial killers - os livros do thomas harris entram na categoria. se preferir leitura mas leve fiz um post cos títulos da agatha christie.

    . viagem no tempo - 'a máquina do tempo' [h.g.wells, tem adaptação pro cinema]; 'rip van winkle' [willam irving]; 'um conto de natal' [dickens]; 'artemis fowl: a colônia perdida' e 'artemis fowl: o paradoxo do tempo' [eoin coffer]; 'o restaurante no fim do universo' e 'vida, o universo e tudo mais' [douglas adams].

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lia! Vamos por partes:

    "A outra volta do parafuso" - Henry James, é terror.

    Os livros de Thomas Harris são sim de serial Killer

    Sobre as Graphic Novel:

    A Marjane Satrapi tem outro chamado Bordados.

    As que selecionei para mim são essas:
    Criaturas da noite, Neil Gaiman
    O pequeno livro dos Beatles, Hervé Bourhis
    Sandman – Edição Definitiva, volume 2 – Neil Gaiman
    Courtney Crumrin & as Criaturas da Noite, Ted Naifeh
    Santô e os pais da aviação, Spacca
    Cabelo Doido, Neil Gaiman
    Mr.Punch, Neil Gaiman
    Sinal e Ruído, Neil Gaiman

    Os do prêmio Jabuti também vou ter que comprar, escolhi esses dois:
    Manual da Paixão Solitária, Moacyr Scliar
    Os espiões, Luis Fernando Veríssimo

    Na categoria autor africano te recomendo com todas as minhas forças qualquer livro a autora Nadine Godimer, eu selecionei dela "A arma da casa".

    Viagens no tempo também não tinha nenhum e escolhi esses dois:
    Contato, Carl Sagan
    Mapa do Tempo, Félix J. Palma

    Enfim guria espero ter ajudado pelo menos um pouco.
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  4. de escritores africanos deve[ria] ser fácil encontrar nadine gordimer e coetzee, que ganharam nobel.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Isis
    Estou recebendo indicações; passe por aqui de vez em quando para ler os comentários.

    Naomi e Mi
    Muitíssimo obrigada, ajudaram muito mesmo! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Já achei Coetzee por aqui sim, Naomi, mas nunca reparei se tem Nadine; vou procurar! Obrigada novamente

    ResponderExcluir
  7. Oi Lia, aqui vão minhas sugestões nas áreas que domino:

    - Graphic Novel:
    Sim, Chickens wiht Plums é graphic novel, mas você pode ler Palestina, de Joe Sacco, que é ótima, trata-se de jornalismo em quadrinhos, ou ainda Daytripper, dos quadrinistas brasileiros, e gêmeos, Fábio Moon e Gabriel Bá, que ganharam o Eisner (o Oscar dos quadrinhos) com a publicação. Esta HQ, inclusive, foi publicada primeiramente nos Estados Unidos.

    - Premio Jabuti:
    Ribamar, de José Castello, que ganhou recentemente o prêmio.

    - Escritores africanos:
    Pode ser J. M. Coetzee, com Desonra.

    Bom, é isso. Espero ter ajudado.
    Lista de livros é o que não falta.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. - Terror: li muito quando adolescente; hoje me interessa pouco. A dúvida: os livros " O Coração das Trevas" - Joseph Conrad e "A outra volta do parafuso" - Henry James, são de terror?

    Lia, ouvi dizer que o do James é. Por isso comprei pra mim. Então, se não for, eu me lasquei =)

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cecilia
    Obrigada pelas dicas; acho que vou ler Marjane mesmo porque adorei Persepolis! Bjs

    Oi, Ju
    Ja disseram nos comentarios acima que eh sim..bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi. Olha, sobre graphic novel:
    -O Hobbit
    -Jane Eyre (em inglês)
    -Frankestein (em inglês)
    Sobre Viagem no tempo:
    -Os doze trabalhos de Hércules Monteiro Lobato
    Sobre Prêmio Jabuti:
    -As meninas, Lygia Fagundes Telles
    Sobre horror:
    -Entrevista com o vampiro, de Anne Rice
    -Jay Anson - Horror em Amityville
    Sobre escritor africano:
    -O Vendedor de passados, de José Eduardo Agualusa
    -O Último Voo do Flamingo, de Mia Couto

    Espero ter ajudado :)

    ResponderExcluir
  11. Diana Gabaldon tem uma coleção cujo tema é viagem no tempo (The Outlander Series). Os livros são excelentes, viciantes na minha opinião. Boa leitura!

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo