terça-feira, 8 de novembro de 2011

Noah Barleywater runs away - John Boyne

Noah foge de casa (título em português)

Sinopse: "Noah tem oito anos e acha que a maneira mais fácil de lidar com seus problemas é não pensar neles. Quando se vê cara a cara com uma situação muito maior do que ele próprio, o menino simplesmente foge de casa, aventurando-se sozinho pela floresta desconhecida. Logo, Noah chega a uma loja mágica de brinquedos, com um dono bastante peculiar. Ele tem uma história para contar, uma história cheia de aventuras que termina com uma promessa quebrada, uma história que vai levar o fabricante de brinquedos a pensar sobre o seu passado e Noah a pensar sobre aquilo que deixou para trás. Esta fábula leve e inteligente prende os leitores até o final com dois grandes mistérios: por que Noah fugiu de casa e quem é o fabricante de brinquedos?" (Site da editora Companhia das Letras)

"It was important to look confident - he realized that very early now. After all, there was a terrible tendency among adults to look at children travelling alone as if they were planning a crime of some sort. None of them ever thought that it might just be a young chap on his way to see the world and have a great adventure. They were so small-minded, grown-ups. That was one of their many problems."
Em poucas palavras, o que achei desse livro: fofo, muito fofo!! Havia retirado-o na biblioteca umas semanas atrás; comecei ler e parei para poder terminar Mini Shopaholic (próxima resenha). Na sexta feira decidi continuar  e terminei no domingo, muito feliz por ter insistido na leitura. O começo é meio lento, depois a história nos pega de um jeito que não tem como abandonar. Não dá para falar muito desse livro sem revelar os dois mais importantes mistérios da história: porque Noah fugiu de casa e quem é o misterioso "old man", o fabricantede brinquedos. Achei muito legal como as histórias da vida dos dois são narradas, intercaladas. Gostaria de poder falar mais sobre esse livro, mas não posso!! rs..somente quando faltam poucas páginas para o final o mistério principal é revelado; quando aconteceu isso fui tentando relembrar passagens anteriores e tudo foi se encaixando.

Eu sei que essa resenha está fraca demais...rs..mas meu conselho é o seguinte: leiam e vão entender porque gostei tanto do livro!

Sobre o autor:



John Boyne é um escritor irlandês cujo livro mais conhecido é "O Menino do Pijama Listrado". No Brasil, também foram lançados os livros "O Palácio de Inverno" e "O Menino no Convés". Outras obras não publicadas no Brasil: The Thief of Time; The Congress of Rough Riders; Crippen; Next of Kin; The Second Child; The Dare. O mais recente é "The Absolutist", publicado esse ano no exterior.

Site do escritor: www.johnboyne.com

O autor esteve na última Bienal de São Paulo e eu fiquei muito, muito triste porque tive que ir embora bem na hora que sua palestra estava iniciando...

12 comentários:

  1. Já fiquei com vontade de ler...
    Ainda não li nada dele apesar de ter ganhado no ano passado O palacio de Inverno, ainda não li.
    Continuo com uma certa birra com livros Best Sellers, com excessão do Nicholas Sparks...rsrsrs
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. QUe legal, confesso que não conhecia, mas fiquei bem curiosa, e se é fofo assim, melhor ainda!!! Muito boa a dica! XD

    ResponderExcluir
  3. Oi, C.L.
    Leia, perca o preconceito! Na minha opiniao, John Boyne escreve melhor do que Nicholas Sparks...na minha opiniao, ne? rs...bjs

    Oi, Kezia
    Eh muito bonitinho mesmo! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Achei a escrita do John Boyne tão diferente, meio poética até... Estou louca para ler os outros que tu indicou, mas minha lista tá crescendo e crescendo, hehe... O Palácio de Inverno é que é melhor do que O Garoto no Convés né???
    Também prefiro o Boyne do que o Nicholas Sparks... Fiquei meio abusada do Querido John, mas só vi o filme, então não é justo, hehe...
    AMO as tuas dicas Lia, obrigada pelo O Tempo Entre Costuras e Kafka e a Boneca Viajante, que finalmente consegui comprar... Obrigada pela Mini Bloom... Adoro seu blog!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Já lesse Cidade dos Ladrões, do David Benioff??? Estou lendo, comprei no sebo já tem um tempo... Estou gostando!!! O autor já escreveu um livro que virou um filme do Spike Lee The 25th Hour.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Alinny
    Nao conhecia esse nao, obrigada pela dica! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Alinny
    Eh verdade, a escrita dele eh assim mesmo, poetica...e O Palacio de Inverno eh cem vezes melhor do que O Garoto no Conves...rs..sou apaixonada por esse livro! Ah, obrigada pelos elogios, fico feliz por minhas dicas serem uteis e agradarem alguem..bjs

    ResponderExcluir
  8. Ei Lia sua sumida, olha eu aqui \o/
    Já coloquei na lista, e vendo a tua resposta para a Alinny coloquei também "O Palacio de Inverno", desse autor só li o menino do pijama listrado, achei a escrita dele muito linda...
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mi
    Sumi mas voltei!! Rs..Leia tudo que puder do John Boyne, eu recomendo! bjs

    ResponderExcluir
  10. Sabia que reconhecia esse nome... fiquei aqui pensando, ja li alguma coisa dele... Boyle, Boyle, esse sobrenome me eh familiar! hahaha
    Ja quero ler esse, O menino de Pijama Listrados arrancou algumas lagrimas.

    ResponderExcluir
  11. * Boyne... darn, la escrevi o sobrenome dele errado hahha soorry

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ju
    Tb chorei com "O menino..". Leia esse, vai gostar..bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo