sábado, 19 de novembro de 2011

Desafio Literario 2012

Então...esse ano furei de verdade com o Desafio Literário...vergonha total!! Parei no comecinho do ano... E mesmo assim, vou participar do Desafio do ano que vem, vou ser mais modesta e me contentar em ler só o primeiro livro; se sobrar tempo, leio o reserva. Vamos aos temas:

Janeiro - Literatura Gastronômica - mês dedicado ao sabor da leitura. Afinal, leitura sem gosto não tem a menor graça. Em razão disso, propomos um tema leve, divertido e saboroso; sejam em forma de crônicas, poesias, romances, diários, biografia, memórias e demais gêneros que versem sobre a temática da comida. ATENÇÃO: Livros contendo apenas receitas não valem.


Fevereiro - Nome Próprio (de pessoas) – existem personagens cujo imenso carisma ganha logo destaque na capa de um livro. E a regra do mês é essa: só vale livros cujo título seja um nome próprio - e apenas ele -, exemplo: Quincas Borba, Benjamin, Emma. Vai ser divertido e muito fácil caçar títulos do tipo; seja na estante de casa, de uma livraria ou de uma biblioteca. ATENÇÃO: apenas nome próprio de pessoas!

Março - Serial Killer - O tema é autoexplicativo, mas para não dar margem às dúvidas, vamos lá: Literatura policial em que há a combinação de (policiais/detetives), investigação e, claro, homicídios seriados.

Abril - Escritor(a) oriental - que tal explorar a terra do Sol nascente e demais países do Extremo Oriente e do sul da Ásia? Entram em cena os escritores chineses, japoneses, indianos, coreanos, etc...

Maio - Fatos Históricos – Esse mês será destinado à leitura de romances cuja trama apresente acontecimentos que marcaram a história nacional ou mundial. Frisando, apenas romances. Não valem livros de História Geral, nem biografias.

Junho - Viagem no Tempo – romances que abordem a ida de viajantes do tempo para o passado ou futuro. Se eles voltam ou não, só a história dirá. Em tempo: Livros científicos ficam de fora.

Julho - Prêmio Jabuti – Esse é o prêmio mais importante do cenário literário brasileiro. E conta com 29 categorias, mas para fins do Desafio literário valem apenas as categorias Livro do Ano e Romance, de qualquer uma das 53ª edições da referida premiação leitura. Para abrir mais o leque de opções: Além das obras ganhadoras, é permitida a leitura das obras indicadas ao prêmio. Clique no link abaixo e pesquise: http://www.cbl.org.br/jabuti/telas/edicoes-anteriores

Agosto - Terror - O tema impõe a regra: tem que ser história que mete medo. Pode ser suspense psicológico ou sobrenatural, isto é, valem tanto as histórias com personagens sobrenaturais (vampiro, zumbi, bruxas, lobisomem...) como as narrativas com personagens humanos.

Setembro - Mitologia universal – Romances, poesias, contos que abordem mitos e lendas de culturas distintas (brasileira, Greco-romana, céltica, indiana, mexicana, nórdica, etc...). É um universo de opções!!! Mas até que Setembro chegue, há um bom tempo para a pesquisa e aquisição. É manda ver.

Outubro - Graphic Novel – Vamos nos divertir mais! Para quem não sabe, Graphic Novel é um romance gráfico com enredos longos e complexos no formato de história em quadrinhos. ATENÇÃO: não valem gibis, aqueles de periodicidade mensal.

Novembro - Escritor(a) africano - que tal ler um autor nascido na grande mãe África? Pegue o mapa e monte o seu roteiro literário pelo continente africano.

Dezembro - Poesia - A correria típica do mês pede descanso, especialmente, para a alma. Vamos de lavar a alma com poesia! De qualquer forma e jeito, valem Haicais, acrósticos, épicos, cânticos, elegias..., em outras palavras, pesquise, pesquise, pesquise!)





Para fazer inscrição (vai até o dia 15/12) e saber mais sobre as regras, visite o blog do Desafio .

8 comentários:

  1. Tô com siricutico de participar, mas não sei se dou conta!
    =P

    ResponderExcluir
  2. Tente, Aline! Eu consegui em 2010 e falhei em 2011...rs, vamos ver se consigo em 2012!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oiiii Lia!!! Fiz um agradecimento lá no blog pra ti, dá uma olhada... Espero que goste!!! Beijãoooo

    ResponderExcluir
  4. Oi, Antonnio
    Nao tenho costume de ler livros de terror nao..rs..nem sei o que vou escolher ainda..

    ResponderExcluir
  5. Oi, Alinny
    Ja fui la ver (e agradecer!!) Bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo