domingo, 2 de outubro de 2011

Meme Literário de Um Mês 2011: Dia 02 - Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá?


Dia 02 - "Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles."

O último livro que acabei essa semana foi Mil Dias na Toscana - Marlena de Blasi, que li em um dia após terminar Mil Dias em Veneza, também dela.


Sinopse: "Há alguns anos, quando se conheceram, Marlena e Fernando se apaixonaram à primeira vista e começaram a viver uma história de amor que mais parecia um conto de fadas. Agora, decidem que chegou o momento de dar adeus a Veneza, onde tudo começou, e partem em busca de uma vida mais tranquila. O destino escolhido é San Casciano dei Bagni, um vilarejo com 200 habitantes, fontes termais e olivais centenários. De início, Fernando está mais empolgado do que Marlena. No entanto, nesse pedaço de terra onde a Toscana, a Úmbria e o Lácio se encontram, as amizades amadurecem à mesa, em torno de refeições gloriosas regadas a vinho tinto. Novamente, Marlena e Fernando vivem um caso de amor à primeira vista. Dessa vez pela aldeia e pela vida no campo, pelos vinhos artesanais e pela esplêndida cozinha, pelo céu toscano e pelos sinos da igreja local. Mas, acima de tudo, pelo velho Barlozzo, que os recepciona, os adota e, aos poucos, também se apaixona por eles. Guiados pelo “duque”, eles descobrem tabernas rústicas, onde o jantar é qualquer coisa que tenha sido colhida ou caçada naquele dia; participam da vindima; visitam festivais sazonais; catam castanhas no bosque; saem para caçar trufas e cogumelos selvagens; sobem em árvores para apanhar azeitonas, uma a uma, e depois experimentam o azeite recém-espremido sobre um pão simples de casca crocante. À medida que o afeto entre eles vai crescendo, Barlozzo começa a mostrar suas feridas abertas e a revelar seus segredos mais profundos. Um deles tem a ver com Floriana, uma linda e agradável senhora que logo se torna amiga inseparável de Marlena. Ambientado num dos lugares mais bonitos do planeta, Mil dias na Toscana é uma história sobre um estilo de vida simples, doces paixões, amizades e refeições compartilhadas. E, acima de tudo, é uma história de amor verdadeiro – um amor que não tem idade nem fim."


O próximo que eu iria ler era Um certo verão na Sicilia, da mesma autora, porque eu achava que era a continuação desse. Mas descobri que antes ela escreveu  The Lady in the Palazzo: At Home in Umbria. Já vi que tem na Library daqui, mas esta emprestado, entao vou ter que aguardar um pouco para lê-lo...Em “The Lady in The Palazzo”, Marlena de Blasi  faz uma viagem direto para o centro de Orvieto, uma cidade antiga na região da Úmbria. Marlena consegue dar um tom romântico e sensual enquanto descreve com riqueza a busca de uma casa para morar na cidade em companhia de seu marido Fernando. Acaba encontrando um palácio caindo aos pedaços do século XVI. Em companhia de seus novos amigos, condes, cozinheiros, pastores e um violinista solitário, ela vai conquistando corações dentre seus novos vizinhos umbrianos.Com seu estilo singular em misturar romance com ótimas receitas, a escritora captura a essência do lugar enquanto nos oferece receitas e maneiras de prepará-las.

12 comentários:

  1. Adorei suas respostas sobre o meme. Tb estou participando.

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  2. Adoro os livros de Marlena de Blasi! Me faz lembrar por momentos a Comer, Rezar e Amar...
    Amo livros que misturam romances e culinária!!

    ResponderExcluir
  3. QUero ler os dois, dizem que é maravilhoso Mil dias na TOscana [, e sua opinião só acaba de confirmar!!

    ResponderExcluir
  4. Oiiii Lia!!!! Não apareci mais porque fiquei uma semana sem internet...
    Um Certo Verão na Sicilia foi o primeiro da Marlena que li e amei tanto que fui atrás dos outros para ler e amei também... Mas esse The Lady in the Palazzo não tinha ouvido falar ainda, tem no Brasil também??? Vou esperar teu comentário aqui no blog sobre ele...
    Beijãooo e boa semana!!!!
    Aliny

    ResponderExcluir
  5. Oi, Eliane
    Obrigada, que legal que esta participando tb..bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lilita
    Sao meio parecidos sim...mas gostei mais dos livros da Marlena..bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei, Kezia..vale a pena ler sim, todos eles!Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Aliny
    Que bom que voltou...vc ja leu entao "Um Certo Verao na Sicilia"? Quero muito le-lo...
    Entao, acho que esse ainda nao saiu no Brasil, pelo que li deve sair esse ano. Quando eu conseguir pegar na biblioteca eu te conto se eh bom..bjs

    ResponderExcluir
  9. Um Certo Verão na Sicilia é simplesmente lindo!!!! Ele junta a descrição deliciosa que ela faz dos lugares e das comidas italianas com uma história de amor muito bonita, intensa e romântica... Tu vai amar... Já falei sobre ele no meu blog:

    http://lereamar.blogspot.com/search/label/Um%20Certo%20Ver%C3%A3o%20na%20Sic%C3%ADlia

    Beijãoooo Lia

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    O último que li foi "A mala de Hana" da Karen Levine. É uma história real, sobre uma japonesa que cuida de um museu sobre o Holocausto em Tóquio e recebe uma mala vazia que pertenceu à uma menina chamada Hana Brady. A mulher então parte em busca de informações sobre a menina, para saber se ela sobreviveu, como era, etc. É considerado um livro infanto-juvenil, mas eu achei interessante e muito bonito. É bem curtinho e emocionante. O próximo ainda é uma incógnita. Estou com vários na lista, alguns parados no meio, mas estou planejando comprar "A mulher calada" de Janet Malcolm amanhã. É uma crítica sobre biografias sobre Sylvia Plath (foi procurando sobre o livro que encontrei seu blog.) Mesmo estando um tanto desanimada pela resenha, acho que vale comprar, principalmente por gostar muito de Sylvia, vida e obras.

    ResponderExcluir
  11. Oiiii Lia!!!! Já tinha escrito antes, mas deu erro...
    Um Certo Verão na Sicilia é maravilhoso... Esse livro consegue juntar a descrição de um lugar lindo (que só a Marlena sabe fazer), a descrição das delícias gastronômicas da Itália e uma história de amor linda, intensa e romântica!!! Vais amar!!! Eu já falei sobre ele no meu blog:

    http://lereamar.blogspot.com/search/label/Um%20Certo%20Ver%C3%A3o%20na%20Sic%C3%ADlia

    Beijãoooo

    ResponderExcluir
  12. O Ultimo que eu li foi Jubiaba de Jorge Amado, estou lendo Candido ou Otimista de Voltaire e proximo a ler deve ser Honoraveis Bandidos de Palmerio Doria, se chegar a tempo, pois faz mais de um mes que comprei via internet e nada de chegar.
    Um Abraço

    http://paulosergioembuscadotempoperdido.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo