sábado, 1 de outubro de 2011

Meme Literário de Um Mês: Dia 01 - Que livro você está lendo?


E hoje começa o Meme Literário de Um Mês 2011! A primeira questão é:

Dia 01 - "Que livro você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?"

Pergunta simples, resposta complicada...rs..se alguém olhar minha lista de "lendo" no Skoob , vai ver seis livros...rs...isso mesmo, seis! Na verdade, lendo mesmo, só um...rs...os outros comecei e acabei abandonando. Nunca fui de fazer isso; raramente lia mais de um ao mesmo tempo. Acho que depois que mudei para cá, tive acesso a tantos livros que sempre quis ler, começava ler um, me interessava por outro e assim por diante...para resumir, o que estou lendo no momento é:


A Riqueza do Mundo - Lya Luft

Sinopse: "Neste novo ensaio sobre a existência, Lya Luft fala daquilo que conquistamos ou que nos é concedido: os delírios da arte, as aventuras da ciência, os campos lavrados, os mares e os céus que sondamos. Mas fala também do que desperdiçamos ou matamos, da pobreza advinda do desinteresse, da dor nascida da traição, das crenças que se digladiam."

Sempre gostei dos livros da Lya Luft, o meu preferido é Perdas e Ganhos. Comecei A Riqueza do Mundo meio devagar, sem gostar muito...agora estou praticamente na metade e posso dizer que estou gostando. Até agora, gostei bastante de três textos (Uma questão de autoestima;  Educar: ensinar a pensar e Quando educar é trair).

Alguns trechos que gostei:

"Assim como as pessoas, tambem países, ou quaiquer comunidades, precisam ter sua autoestima em dia. De que modo nos vemos, nos avaliamos, nos apresentamos aos outros países?(...) Podemos ser mais do que o meramente exótico, sensual, amavel, divertido, um povo que gosta de praia e de samba - duas coisas absolutamente legítimas e deliciosas, mas que não são tudo. A gente pode mais. A gente quer mais. Mas tende a exportar o mínimo. Resta saber: incompetência, ingenuidade ou desconhecimento de nosso próprio valor? Ou descrença causada pelo exemplo de tantos líderes?"
(Uma questão de autoestima)

"O que é educar? Educar deveria ser ensinar a pensar, ajudar a observar e admirar o mundo, e a reconhecer, buscar, e administrar a própria liberdade. (...) Todos nós, até o ultimo momento, estaremos sendo educados. Pois enquanto respiramos e pensamos, somos criaturas em transformação; até o fim aprendendo, já não com professores, mas com a alegria e com a dor, com as perdas e os ganhos - alunos da passagem do tempo e da vontade de descobrir a que afinal viemos, cada um com sua peculiar bagagem." (Educar: ensinar a pensar)


3 comentários:

  1. Oi Lia!
    Fiquei com vontade de ver os dois livros da Lya Luft que tu citou, muito legais as citações que tu usou.
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mi
    Leia, tenho certeza que irá adorar! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nunca li Lya mas sempre namorei. Parece legal. :)

    Smacks pra ti! ;)

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo