sábado, 15 de outubro de 2011

Meme Literário de Um Mês 2011: Dia 15 – Qual é o seu vilão literário favorito?


Dia 15 – Qual é o seu vilão literário favorito? Por que?


Para falar a verdade, não tenho um vilão literário favorito, que eu goste ou tenha simpatia...nunca pensei nisso. Vou escolher um, ou melhor, uma vilã, por achar que foi a mais bem construída dos livros que li; para mim, não existe uma pior em termos de maldade, crueldade e vingança: Juliana, do livro " O Primo Basílio" de Eça de Queirós. Claro que existem muitos piores, que fazem maldade por serem maus mesmo, tipo psicopatas. Mas, para mim, ela é ótima por ter uma motivação por trás de sua maldade; quer se vingar da patroa que a trata mal e aproveita um deslize da própria para fazer dela gato e sapato. Não tem piedade nem quando ela esta agonizando, doente de tanto remorso. Ela é cruel, mesquinha, amarga, invejosa, vingativa, ambiciosa, ou seja, o diabo em pessoa..rs 

E para quem quiser assistir uma boa adaptação do livro, fuja da versão para o cinema, com Reynaldo Gianecchini, Fabio Assunção e cia...Vá direito para a minissérie feita pela Globo em 1988. Na minha opinião, Marilia Pera é Juliana! Perfeita! Um pequeno exemplo da maldade da empregada que vira patroa:




3 comentários:

  1. Preciso dizer que o meu favorito é Ebenezer Scrooge, personagem principal de "Um conto de Natal", de Charles Dickens. A história de sua redenção mexe comigo, ao mesmo tempo em que relembra que sempre é possível mudar nossas vidas e a nós mesmos. Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo esse livro. Já dei mil aulas sobre ele mas é incrível como torço, sofro e me emociono sempre que leio de novo... ai ai =D
    Esse Eça =D

    ResponderExcluir
  3. Oi, Denise
    Ele eh meio vilao, ne, porque depois se recupera...rs..bjs

    Oi, Ju
    Eça eh mestre, sem comentarios...bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo