sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Meme Literário de Um Mês 2011: Dia 14 – Se você pudesse fazer uma pergunta para o seu escritor preferido (vivo ou morto), qual seria o escritor e qual seria a pergunta?


Dia 14 – Se você pudesse fazer uma pergunta para o seu escritor preferido (vivo ou morto), qual seria o escritor e qual seria a pergunta?

E essas perguntas estão ficando cada vez mais complicadas...rs...eu escolheria entre duas das minhas escritoras favoritas, Clarice Lispector e Jane Austen. Como Clarice viveu em uma época mais próxima da nossa (morreu em 1977), podemos ter acesso a várias entrevistas feitas com ela; apesar de ser bem dificil entrevistá-la como dá para perceber neste link .



Por isso, escolho Jane Austen. Eu poderia fazer uma pergunta bem manjada, tipo "Se você não fosse escritora, o que seria?" Mas isso não seria muito difícil de responder, já que as mulheres naquela época só tinham um papel: esposa e mãe. E ela não foi nenhuma das duas; escolheu ser escritora em um período em que mulheres não escreviam (e nem trabalhavam, na verdade..), mulheres tinham que ser esposas e mães e se não fossem nada disso, pelo menos uma tia que ajudava a cuidar dos sobrinhos ou dos pais idosos...

Então eu perguntaria, com toda cara de pau: " Querida Jane, você foi feliz seguindo esse caminho??"

3 comentários:

  1. Amo Clarice! Adoraria ouvir muitas coisas vindo dela, mas confesso que não teria "a pergunta".

    Acredita que nunca li Jane Austen? Acho que está na hora!

    ResponderExcluir
  2. Admiro muito Jane Austen por depois de tantos anos, quer dizer décadas e até séculos de sua morte, possua tantos seguidores e leitores apaixonadas como você. Acho que isso deve fazer muito bem a ela, este onde estiver.Clarice também é tudo de bom e eu já li quase tudo dela.
    Mas,apesar de gostar e admirá-las, e terem as duas como parte de meu repertório, o meu escritor preferido ainda é Saramago. E acho que não haveria uma pergunta a ele e sim um questionário, kkkk
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi, Juliana
    Leia e correndo!! Eh muito bom! Bjs

    Oi, Monica
    Para vc ver como o que eh bom permanece por muito tempo, ne? Acho que Saramago tb sera assim..bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo