sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Sylvia Plath


Hoje faz 47 anos que  a escritora americana Sylvia Plath faleceu. Reconhecida principalmente por sua obra poética, Sylvia Plath escreveu também um romance semi-autobiografico, "A Redoma de Vidro" ("The Bell Jar"), sob o pseudonimo Victoria Lucas, com detalhamentos do histórico de sua luta contra a depressao.

Sylvia nasceu em 1932 e ja aos oito anos publicou o seu primeiro poema. Estudou no Smith College, onde se formou  com louvor em 1955. No seu primeiro ano de faculdade, tentou o suicidio pela primeira vez, ingerindo uma grande dose de narcoticos. Apos esse episodio, Plath esteve internada por um periodo em uma instituicao psiquiatrica, onde recebeu terapia atraves de eletrochoques. Essas experiencias serviram de inspiracao para o livro "A Redoma de Vidro".

Apos se formar na faculdade, recebeu uma bolsa para estudar na Inglaterra, onde conheceu o tambem poeta Ted Hughes. Eles se casam quatro meses apos se conhecerem. Apos um breve periodo morando nos Estados Unidos eles retornam a Inglaterra. Em 1960, ela lanca a coletanea de poemas "The Colossus", que eh bem recebida pela critica. Em 1962, Sylvia se separa de Hughes, devido a sua infidelidade. Escreve "A Redoma de Vidro"  em 1963, que so sera lancado nos Estados Unidos muitos anos depois de sua morte.

Na manhã de 11 de fevereiro de 1963, Plath veda completamente o quarto das crianças com toalhas molhadas e roupas, deixando leite e pão perto de suas camas, tendo ainda o cuidado de abrir as janelas do quarto. Então, toma uma grande quantidade de narcóticos, deitando logo após a cabeça sobre uma toalha no interior do forno com o gás ligado. Eh encontrada na manha seguinte, pela enfermeira que havia sido contratada para cuidar dela. (Wikipedia)



Apartamento onde Sylvia Plath se matou (no prédio onde o poeta W. B. Yeats também havia morado)


Sou fascinada pela vida de Sylvia Plath; ano passado comecei a ler o livro "Os Diarios de Sylvia Plath". Estes diários compreendem os registros de sua vida adulta, a partir de 1950 até 1962, onde descreve seu dia a dia, não apenas de forma narrativa, mas de um modo poetico e filosofico, proprio de sua obra. Os ultimos diarios, escritos em 1962 ate antes de sua morte, foram destruidos por Ted Hughes, que alegou ter feito isso para protecao de seus filhos. 
 
 
 
Eh um livro muito bonito e triste, pois no inicio mostra uma moca tao cheia de alegria e conforme vamos lendo acompanhamos as mudancas devido a depressao.Quanto talento desperdicado...uma pena! Estou lendo tambem "The Bell Jar" e terminei uma curta biografia que li para o Desafio Literario; logo farei o post.
 
  Abaixo, uma gravacao de Sylvia lendo o poema "Daddy":
 
 

6 comentários:

  1. Adorei o blog, em especial o nome rsrsrs tbm sempre quis morar em uma livraria o/
    Beijos

    chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu faço letras inglês e nunca li nada dela! E certamente não sabia que ela tinha uma vida tão triste! Obrigada Lia, por ter trazido isso pra gente! Vou ler os poemas e o romance dela, com certeza, e nem é pela faculdade!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi,Daniele
    Obrigada pela visita e pelo elogio..volte sempre..bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ninna
    Que bom que gostou do post...parece que nao fez muito sucesso esse post, mas tudo bem! bjs

    ResponderExcluir
  5. Adoro o seu blog, embora não goste de blogs, pois quase nunca encontro algo bem escrito e que tenha valido apena ler, mas o seu é ótimo, organizado e sempre acabo postando algo... eu e minhas contradições...rsrs... Adorei descobrir que existe uma Sylvia Plath, fiquei com muita vontade mesmo de ler a Redoma de vidro e com um certo medo também, o medo de talvez me encontrar nas entrelinhas deste livro, de enxergar as minhas auto-sabotagens diárias numa outra perspectiva, mas tenho que criar coragem afinal "isso faz parte de mim e formam minha paisagem".

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo Blog! Muito bom! Poxa, ela faleceu logo na data do meu aniversário!
    Olha, seu blog tem uma repercussão muito grande. Preciso da sua ajuda para divulgar o meu. Lá eu escrevo sobre as notícias no meu ponto de vista, e também experiências próprias.
    Você pode segui-lo? Estou novo nesse ramo - crticasemais.blogspot.com
    Assino o Blog como Kauê T.
    Preciso da sua ajuda. Mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo