terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Vintage Affair - Isabel Wolff

"Every dress has a history.
And so does every woman."

"What a strange power there is in clothing..." Isaac Bashevis Singer

Definicao de moda vintage (Wikipedia): é uma moda retrógrada, uma recuperação de estilos dos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960. O termo "vintage" se refere a safra de vinho, colheita ou producao de determinado periodo. De um modo geral, eh utilizado para coisas antigas, com um certo charme.



Sinopse: "A Vintage Affair" conta a história de Phoebe Swift, uma especialista em história da moda que decide deixar o seu emprego na prestigiosa leiloeira Sotheby’s para abrir o seu próprio negócio – uma pequena loja de roupa vintage no Sul de Londres, chamada Vintage Village. Ao mesmo tempo, Phoebe está lidando com a recente perda da sua melhor amiga, Emma, e com a separação do seu noivo. Por isso, refugia-se no trabalho – restaurando as maravilhosas e antigas peças de roupa que compra, revendendo-as para que tragam algum glamour à vida das suas clientes. Mas Phoebe não consegue deixar de pensar nas “vidas passadas” destas roupas – nas histórias que contariam se pudessem falar.


Um dia conhece Thérèse Bell, uma senhora de idade, de origem francesa, com uma belíssima colecão de moda para vender. Entre os fatos elegantes e vestidos de alta-costura, Phoebe encontra um casaquinho azul de criança  que data da época da Segunda Guerra Mundial – uma peça que a Sr.ª Bell se recusa a vender. À medida que se vão tornando amigas, Phoebe vai escutando a triste e inspiradora história por trás do casaquinho azul – e vai descobrir uma ligação inesperada entre a vida da Sr.ª Bell e a sua, uma ligação que lhe permitirá libertar-se da dor do passado e voltar a amar."

Titulo em portugues: "Um amor de segunda mao" - nao sei se tem edicao brasileira, esta eh portuguesa  (Editora Contraponto)


"When you buy a piece of vintage clothing, you're not just buying fabric and thread. You're buying a piece of someone's past."


A primeira coisa que me chamou atencao quando vi esse livro na Barnes foi o titulo; amo tudo que eh vintage. Depois, foi a capa, maravilhosa, com vestidos em manequins (no livro esses vestidos sao chamados de "cupcakes"). Quando vi a sinopse, pensei: tenho que ler esse livro! Amo moda! So que era lancamento, hardcover...meio caro. Um dia, quando estava com minha filha na biblioteca da cidade, resolvi procura-lo. E achei...(a biblioteca daqui eh simplesmente maravilhosa..tudo quanto eh livro tem la...)

E valeu a pena, o livro eh lindo...vale pela descricao das roupas, da vontade de sair correndo atras de um brecho...rs...a historia tambem eh emocionante, tanto a da personagem principal, Phoebe, quanto a da Sr.ª Bell; quase chorei em varios trechos. Nao da para entrar em detalhes sem revelar partes importantes; achei muito bonita a amizade que se desenvolve entre as duas e o quanto isso muda a vida de Phoebe. O meio do livro eh um pouco parado, achei que a escritora enrola um pouco e gostei muito do final, estava torcendo para ela terminar o livro com...(nao posso contar! Leiam!)

6 comentários:

  1. Nossa, fiquei com muita vontade de ler. Nunca li um livro que tivesse como tema a moda e que parecesse interessante. Vou procurar.
    Obrigada pela dica!

    bjbj
    Monica

    ResponderExcluir
  2. Oi, Monica
    De nada, eh um livro muito gostoso de ler mesmo...bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu blog! É incrível, e tem o mesmo desejo que eu, de morar em uma livraria, rs. Gostaria que dissesse algo sobre 'a menina que não sabia ler', como sua opinião, e certamente se crê que vai haver uma continuação.
    Beijos, Manuela.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Passando para dar um OI e para dizer que tem selinho para vc lá no blog. Não deixe de conferir:

    http://meusvariosmundos.blogspot.com/2011/01/selinhos.html

    XOXO

    ResponderExcluir
  5. Caramba, fiquei doidinha pra ler!
    Desculpa a sumida Lia, eu tava doente =/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que legal....
    Cada livro é um mundo novo....

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo