quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Jules e Jim - Henri-Pierre Roche

Sinopse: Jules e Jim - o romance, o roteiro fala sobre amizade, o sentimento de intensa afinidade entre dois homens dispostos a qualquer coisa para propiciar felicidade um ao outro - inclusive partilhar o amor de uma mesma mulher. Eh também a corajosa abordagem dos labirintos da paixao que nao obedece as convencoes sociais.

Um livro, um filme, duas obras-primas. Se François Truffaut não houvesse encontrado por acaso, num sebo de Paris, o genial romance de Henri-Pierre Roché, não teria feito Jules e Jim - filme que sintetiza todos os postulados da Nouvelle Vague. Nessa obra, que reúne o romance e o roteiro decupado e ilustrado do filme, o leitor  irá desfrutar da leitura de uma narrativa em estilo moderno, telegráfico, incisivo e delicado. Além de descobrir o universo original de Jules e Jim, e ter o privilégio de recompor os meandros dessa feliz adaptação e perceber por que Truffaut sentiu-se obrigado a manter diversos trechos intactos do romance em sua obra.


Em 1955, o entao jovem critico de cinema François Truffaut comprou por intuicao, em um sebo de Paris, o primeiro livro do ainda desconhecido Henri-Pierre Roche. Atraido pela sonoridade do titulo e pela idade do autor - 76 anos -, Truffaut logo se deixou encantar pela feicao cinematografica da obra. Dias depois ele mencionava, em um artigo de jornal, seu desejo de filmar o livro de Roche, que, comovido, respondeu ao cineasta enviando-lhe outro romance. Nascia assim uma profunda amizade, marcada pela admiracao reciproca. Infelizmente, o escritor nao chegou a ver seu romance nas telas, faleceu antes.


Comprei o filme Jules e Jim quando ainda estudava frances, mas nao sei porque, nunca assisti. Ano passado, na Bienal, achei o livro, com 50% de desconto. Resolvi compra-lo porque sempre prefiro ler o livro antes de ver o filme. O livro contem o romance, o roteiro, varias fotos do filme e uma pequena entrevista com o cineasta. Eu conhecia a historia mais ou menos por alto e depois de ler o livro e ver o filme, vou confessar: me apaixonei! O livro eh otimo, uma historia muito linda sobre amizade, um amor muito diferente, de uma mulher por dois homens..ou dois homens por uma mesma mulher, ja que nao acredito muito que ela amava-os... Na entrevista com o cinesta no livro ele diz: (o livro)" eh tambem uma historia sobre o amor, com a ideia de que, nem sempre sendo o casal a solucao ideal e satisfatoria, parece legitimo buscar uma moral diferente, outros modos de vida, embora todos esses arranjos estejam fadados ao fracasso."

Sobre Kathe (Katherine no filme) ele diz: "Provavelmente a jovem mulher de Jules e Jim quer viver da mesma forma que um homem, mas esta eh apenas uma particularidade de seu carater e nao uma atitude feminista e reivindicatoria."

Eu, particularmente, nao me simpatizei com Kathe, na verdade, em certos momentos, principalmente no final, fiquei com muita, mas muita raiva dela..rs..a amizade dos dois eh tao bonita e ela aparece para baguncar tudo!! E o mais doido em tudo isso, eh que eles a dividem e continuam super amigos! Imagino que na epoca (1962), essa historia tenha chocado muitos; hoje talvez nao...

O filme eh bem fiel ao livro, mudaram poucas coisas, resumindo um pouco o inicio da historia, que mostra varios outros casos amorosos da dupla e entrando diretamente no romance dos dois com Kathe. Eh lindo, os atores sao lindos, Jeanne Moreau esta muito bem no papel; se bem que a Kathe do livro eh muito mais louca do que a do filme...rs

Coloquei aqui o trailler do filme, com legendas em ingles. Recomendo os dois, vale a pena!

12 comentários:

  1. Parece um livro divertido, quero ler, com certeza!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Parece interessante, a resenha me deixou bem curiosa!

    ResponderExcluir
  3. Oiii.

    Já tinha ouvido falar do filme. Mas nunca me interessei de fato.

    Vou te contar que o capa do livro não me cativou!

    Bjo's

    Clícia
    www.silencioqueeutolendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não li o livro mas assisti o filme...várias vezes! E até tenho o DVD aqui em casa. É um dos meus filmes favoritos do Truffaut. Diga-se de passagem, eu adoro filmes franceses.

    Temos mais em comum do que livros, hehehe.

    ResponderExcluir
  5. Oiiii
    Eu amei seu blog!
    Suas resenhas são ótimas!
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Nossa que legal Lia!
    Amei o post! O livro vai a lista com certeza!!
    Vou ir lá no Skoob adicioná-lo!
    Bjss!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lia!
    Obg pelo comentário, estou te seguindo!
    Postei minha primeira resenha... te espero lá!
    bjoo

    ResponderExcluir
  8. Olá Lia,tenho estado por aqui,lendo suas postagens ricas,resenhas interessantes que nos deixam com vontade louca de ler o que você nos aguça com suas postagens.Tudo ótimo por aqui.Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  9. Aiii, parece muito interessante... É fácil de encontrar o livro?

    ResponderExcluir
  10. Lia, acabei de escrever meu primeiro comentário de livro para o meu novo blog "Penseira Literária"...

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ninna
    O livro eh muita coisa, mas nao eh muito divertido nao..rs..tem um final muito triste, por sinal..bjs

    Oi, Kezia
    Eu gostei bastante, viu? Bjs

    Oi, Clicia
    A capa eh uma cena muito legal do filme, eu acho muito bonita...

    Oi, Beth
    Tambem amo filmes franceses! Bjs

    Oi, Lari
    Obrigada, fico feliz por ter gostado, volte sempre!

    Oi, Angelica
    Leia sim, vale a pena. Bjs

    Oi, Marli
    Muito obrigada pelos elogios..bjs

    Oi, Lyra
    Nao eh dificil nao, tem no Submarino...ah, vou ler seu post, ok? bjs

    ResponderExcluir
  12. Eiii Lia,Aqui tem Meme e selinho no meu blog pra vce
    beijos

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo