terça-feira, 30 de novembro de 2010

Desafio Literario: Novembro: Mensagem - Fernando Pessoa (Livro Reserva)

Mes: Novembro
Tema: Escritor Portugues
Livro Escolhido: Mensagem
Autor: Fernando Pessoa
Editora: Abril
Numero de Paginas: 112

Sinopse: Mensagem é o mais célebre dos livros do poeta português Fernando Pessoa e o único que ele publicou em vida.  A obra trata do glorioso passado de Portugal de forma apológica e tenta encontrar um sentido para a antiga grandeza e a decadência existente na época em que o livro foi escrito. Glorifica acima de tudo o estilo camoniano e o valor simbólico dos heróis do passado, como os descobrimentos portugueses.

O livro é  sobre: uma revisao da historia de Portugal, com seus herois e mitos, nao com o objetivo da exaltacao vazia e vulgar, mas para restaurar o futuro glorioso, mesmo que problematico, de Portugal. O livro é dividido em tres partes: "Brasao", "Mar Portugues" e "O Encoberto"; cada uma delas é composta de varios poemas, varias vozes que se cruzam. Na primeira parte, Pessoa evoca reis e principes que foram os herois de Portugal. A segunda parte, reune poemas que ele ja havia publicado em 1922. Neles, encontramos os herois que, impulsionados pelos reis, foram os verdadeiros responsaveis pela expansao portuguesa, como Vasco da Gama, Bartolomeu Dias, Fernao de Magalhaes, etc. Na terceira e ultima parte, o poeta parece querer reafirmar a possibilidade de recolocar Portugal no mapa do mundo da cultura.

Eu escolhi este livro porque: Havia escolhido outro livro de Fernando Pessoa, uma prosa e nao poesia. Mas o livro ficou para tras na mudanca entao resolvi ler esse, uma edicao maravilhosa da colecao Classicos, da Editora Abril. Gosto muito da poesia de Pessoa, ja havia lido alguns poemas soltos, mas nunca um livro inteiro.

A leitura foi: agradavel, apesar de ser mais dificil ler poesia do que prosa; esta edicao é muito boa porque ha muitas notas explicando a maioria dos poemas, entao nao fica dificil entender o contexto em que esta situado. No final do livro, tambem ha uma breve biografia do autor e foi onde descobri que dia 30 de novembro foi o dia da morte de Pessoa, ha 75 anos. Foi muita coincidencia eu escrever esta resenha justo hoje.

O meu poema favorito é "Mar Portugues"; acho que resume bem a mensagem do livro:

"Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!


Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

 
Quem quere passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu."


Sobre o autor: Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 — Lisboa, 30 de Novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português. É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luís de Camões.

Ao longo da vida trabalhou em várias firmas como correspondente comercial. Foi também empresário, editor, crítico literário, activista político, tradutor, jornalista, inventor, publicitário e publicista, ao mesmo tempo que produzia a sua obra literária. Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterónimos, objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra. Centro irradiador da heteronímia, auto-denominou-se um "drama em gente". Fernando Pessoa morreu de cirrose hepática aos 47 anos, na cidade onde nasceu. Sua última frase foi escrita em Inglês: "I don't know what tomorrow will bring… " ("Não sei o que o amanhã trará").

Fonte da pesquisa: Wikipedia e notas do proprio livro.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Little House in the Big Woods - Laura Ingalls Wilder


"Uma Casa na Floresta" foi escrito por Laura Ingalls Wilder e é o primeiro livro  de uma série (Little House) que conta a saga da família Ingalls, cujos membros tinham um espírito aventureiro e corajoso.Laura nasceu em 1867 em Wisconsin, EUA.

Este livro descreve com minúcias os primeiros anos da vida de Laura e sua convivência com a mãe Carolina (que ela chamava de Ma, por ser costume naquela época),com o pai Charles (Pa), com a irmã mais velha Mary e com o bebêzinho Carrie, sua irmã caçula.
 
Lobos, panteras e ursos vagam pela floresta em Wisconsin em 1870. Na mesma floresta, Laura e sua familia vivem em sua pequena casa feita de troncos de arvore.Seu pai caca e coloca armadilhas. Sua mae faz qeuijo e manteiga. A noite inteira o vento sopra solitariamente, mas Pa toca seu violino e canta, mantendo a familia segura e aconchegante 



Tenho comprado muito livro em ingles, mas ainda nao estava lendo. Comecei a ler um sobre Jane Austen e tive dificuldade...nao tinha muito costume de ler em ingles e, como em portugues leio muito rapido, fiquei um pouco frustrada quando a leitura em ingles nao ia para frente. Dai minha professora de ingles disse para lermos, inicialmente, livros infantis ou infanto-juvenis, para depois partir para uma leitura mais profunda. Foi o que fiz. Fui ate a Barnes atras de livros como Peter Pan, O Jardim Secreto, etc..Olhando a secao de classicos infantis, me deparei com essa colecao - Little House - que havia lido quando adolescente. Nao conhecia a estoria desde o inicio, pois li alguns livros e fora de ordem. No Brasil, sao livros caros e dificeis de achar. Aqui, sao baratos e faceis de encontrar. Esse que li eh o primeiro e realmente, eh facil de ler.
 
Gosto demais dessa serie, desde quando li a primeira vez. Acho que deveria ser leitura obrigatoria para as criancas e pre-adolescentes de hoje. Pode parecer ultrapassado nos dias de hoje, mas era uma vida tao diferente, tudo tao mais simples...eh claro que era muito mais dificil viver naqueles dias, com muitas privacoes...mas os prazeres eram singelos e a vida familiar era repleta de amor e alegrias.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O Palacio de Inverno - John Boyne



Pode-se fugir da história? Será possível viver no anonimato após uma existência de fausto e glória? A vida comum é assim tão diferente da vida pública?


"Geórgui Jachmenev passou a vida inteira se debatendo com essas questões, e agora, prestes a perder o grande amor de sua vida, tenta encontrar uma resposta para elas ao refletir sobre seu percurso num século XX que sempre lhe pareceu longo demais.

Seus feitos começaram cedo: aos dezesseis anos, em ação impulsiva e atabalhoada, o rapaz impediu um atentado contra a vida de ninguém menos que o grão-duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do czar Nicolau II, que, agradecido, nomeou Geórgui o guarda-costas oficial de seu filho Alexei, destinado a ser o próximo czar. Uma reviravolta impressionante, que o levou da taiga russa para o fausto dos palácios moscovitas, cenário que, apesar da amplidão e luxo de seus imensos corredores, iria se revelar bem mais inóspito que os frios grotões de sua vida anterior.

A dura experiência com esse mundo gélido de intrigas palacianas, às quais sempre era jogado contra sua vontade, e de grandes tensões e responsabilidade só foi apaziguada com a chegada do primeiro amor, Zoia. Mas os tempos eram agitados, e a história deixou pouco espaço para idílios: quando a Revolução Bolchevique tomou de assalto o país, e isolou toda a família do czar numa casa de campo nos arredores de Ekaterinburg, mais uma vez Geórgui teve de agir rápido a fim de salvar a si e a Zoia. A vida com ela lhe custaria pátria, família e prestígio, e ele jamais se arrependeu disso - mas e para Zoia, o que teria custado?

Numa narrativa fascinante, em que presente e passado vão convergindo em capítulos alternados, da Inglaterra dos anos Thatcher para a época dos czares russos, e dos anos difíceis da Segunda Guerra Mundial para o turbilhão da Revolução Bolchevique, acompanhamos Geórgui em meio a acontecimentos históricos decisivos que acabam por se revelar mero pano de fundo para uma história de amor que esconde um grande mistério, talvez maior mesmo que a própria história." (sinopse retirada do site da Companhia das Letras)


So tenho uma palavra para descrever este livro: MARAVILHOSO. Adoro os livros de John Boyne, mas para mim, este eh o melhor de todos, apesar de ter chorado horrores lendo "O Menino do Pijama Listrado". Para quem gosta de Historia, como eu, eh um prato cheio. Apesar da narrativa alternada, em que os fatos vao e vem nos anos em que se passa toda a historia, isto nao chega a confundir e sim, traz mais misterio a trama. Gostei demais do personagem principal, Georgui, e poder acompanhar seu amadurecimento, de um menino pobre a um anciao com a mulher a beira da morte, eh comovente. Nao posso adiantar nada do final, porque possui uma reviravolta e tanto, e eh surpreendente (eu meio que desconfiava..rs..). Recomendadissimo!!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Little Giants - The Writers

Fiz um post sobre miniaturas de escritores um tempo atras (aqui ) e fiquei babando em algumas que tinham para vender no site da Amazon . Quando morava no Brasil, nunca havia comprado nada neste site, mas agora, morando nos EUA, quase  toda semana chega uma caixinha...rs..o preco eh bom demais, nao da para resistir...rs

Bom, para encurtar o assunto, comprei isso:


Colecao Little Giants, The Writers: Mark Twain, Edgar Allan Poe, William Skakespeare e James Joyce.

Atras deles, na caixinha, vem escrito uma serie de citacoes (quotes):
"I have never let schooling interfere with my education".  Mark Twain;
"All that we see or seem is but a dream within a dream". Edgar Allan Poe;
"All the world's a stage. And all the men and women merely players". William Shakespeare;
"Think you're escaping and run into yourself.  Longest way round is the shortest way home". James Joyce.

Eles sao muito fofos (mas para mim, James Joyce continua parecendo Fernando Pessoa) e meu proximo alvo para compra eh:

Little Thinkers: Jane Austen

So estou esperando o preco abaixar novamente; outro dia estava barato, mas deixei passar e dai aumentou. Eh uma graca, ne?

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Desafio Literario - Novembro: Sei la - Margarida Rebelo Pinto


Mes: Novembro
Tema: Escritores (a) portugueses (a)
Livro Escolhido: Sei La
Autora: Margarida Rebelo Pinto
Editora: Record
Numero de paginas: 270

Sinopse: "Madalena tem 30 anos, eh independente, sofisticada e inteligente, mas, como todas as mulheres modernas de trinta e poucos anos, esta em crise. E nao eh sem motivos: ela tenta reconstruir sua vida amorosa depois de um relacionamento fracassado, que deixou uma grande paixao; odeia cada vez mais seu trabalho como reporter em uma revista de celebridades; morre de inveja de seus irmaos, todos bem casados e bons pais, e, acima de tudo, nao consegue decidir que rumo dar a sua vida. Em companhia das grandes amigas Marina, Catarina, Luisa e Teresa - mulheres com tantos problemas quanto os seus -, Madalena conta seus dilemas, insegurancas e, principalmente, seus (muitos) desejos para o futuro." (retirado da orelha do livro)

O livro eh sobre: Sei Lá retrata o dia-a-dia de uma geração que dificilmente assume compromissos, com dificuldade em fazer escolhas e que por isso se sente permanentemente insatisfeita.É um relato critico  de uma parcela da sociedade urbana portuguesa (da mesma forma que poderia ser da brasileira, inglesa, francesa ou americana), dos seus medos, das suas dúvidas, das suas ambições, dos seus sonhos, fraquezas e preconceitos - na perspectiva de uma mulher que, ansiando por uma vida diferente,  descobre que, afinal, as pessoas raramente são aquilo que aparentam ser...
Porque escolhi este livro: Na verdade, meu livro escolhido era um do Fernando Pessoa e o reserva, um do Saramago. Os dois do meu marido. Com a mudanca, nao sei onde foram parar..rs..entao peguei esse, que tinha trocado no site Trocando Livros e resolvi le-lo.

A leitura foi: legal, apesar dos muitos termos em portugues de Portugal, que a editora decidiu nao traduzir. Tem ate um glossario no final, mas nao sao todas as expressoes que estao la e as vezes dava preguica de ficar procurando o significado. Mas da para entender tudo, de um modo geral.

Achei um livro gostoso de ler, mas acho que a escritora enrolou muito no inicio ate o meio do livro...como demora para Madalena engatar um romance!! E quando engata, tudo se desenvolve rapido demais; tem ate um suspense no final que renderia muito mais historia se o livro nao tivesse acabado de repente! Li em algum lugar que o livro estava sendo adaptado para o cinema, mas nao sei se ja ficou pronto. Fiquei curiosa para ler outros livros dela, parecem ser legais, principalmente Pessoas como nos.




Sobre a autora: Margarida Rebelo Pinto licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade Clássica de Lisboa e iniciou a actividade de jornalista em várias publicações como: O Independente, Se7e, Marie Claire e Diário de Notícias. Enquanto escritora, escreveu seis romances, quatro livros de crónicas, um livro para crianças e uma biografia.

O seu primeiro livro, Sei lá, publicado em 1999, foi um dos maiores sucessos de vendas em Portugal, atingindo números de vendas pouco usuais para o país. Mais tarde, com os seus títulos seguintes, rapidamente alcançou um êxito similar. Atualmente, as suas obras encontram-se traduzidas na Espanha, Brasil, Países Baixos, Bélgica, Alemanha e Lituânia. Paralelamente à escrita, Margarida dedicou-se também ao cinema, sendo a autora do telefilme da SIC Um Passeio no Parque e, mais recentemente, às peças de teatro. (Fonte: Wikipedia)

Desafio Literario 2011





Estou super atrasada tanto na divulgacao, como na escolha dos livros do Desafio Literario 2011. Como muita gente ja deve estar sabendo, ja foi dada a largada! Mesmo atrasada, vou colocar aqui a descricao e as regras do Desafio retirados do blog  Desafio Literario . E a lista dos meus livros ja, ja vou postar. Vamos participar!!!


"Quer coisa boa para ler durante 2011 inteirinho? Então não perca a Segunda Edição do desafio literário. Os temas mudaram e a proposta também. Se em 2010 o objetivo foi debelar montanhas de livros empilhados e vencer preconceitos, em 2011 a conversa é outra. Ou melhor, pega emprestado os objetivos do desafio anterior e agrega mais. Então, querido leitor, ponha dentro do seu kit de leitura as seguintes ferramentas: “muita fome de ler o mundo e muita fome de pensar”. Ah, separe um espaçozinho para “mente aberta para o que vier”. Você vai precisar.

Recado dado, eu digo que tem mais.

Para vencer o Desafio Literário 2011 será preciso resistência, disciplina e dedicação. Vence aquele que completar o circuito de leitura com o maior número de livros lidos. Feito que valerá um prêmio muito especial.

Vai encarar?

Então, leia bem o que vem a seguir:
Desafio Literário, o que é?

Uma gincana literária cuja tarefa principal é ler um MÍNIMO de 12 livros em 01 ano. A cada mês, um tema de leitura diferente e estimulante dentre o vasto universo de vertentes, estilos e gêneros da literatura.
Expectativas:
Que o desafio seja um convite ao prazer da leitura e da sede pela descoberta. Onde houver preguiça intelectual, que haja a malhação dos neurônios. Falando nisso, quem será o campeão ou a campeã de leitura do DL 2011? Reformulando...vamos conjugar o plural que é mais inspirador: os campeões de leitura do DL 2011. Porque no desafio literário, todos saem ganhando.
Objetivo:

Qualidade de leitura. Que leitura é entretenimento, não se discute. Mas há que se retirar da leitura outras funções igualmente importantes tais como aprender a ser, a viver, a conviver, a fazer, e outras tantas competências por ela viabilizadas. No DL 2011 quantidade e qualidade andam de mãos dadas. Ler não é mesmo divertido? Mas sem espirituosidade, de que adianta?
Novidades:

Em 2011, você poderá escolher a quantidade de livros para ler a partir de uma cota mínima de leitura de 12 livros durante o ano. Para isso elaboramos as seguintes categorias:
Leitor Ouro: 24 livros

Leitor Prata: entre 12 e 24 livros

Leitor Bronze: 12 livros

Ao final do desafio, os participantes que obtiverem classificação em uma das categorias acima, concorrerão, mediante sorteio a um kit especial do Desafio Literário.
Premiação Leitor Ouro: um livro (lançamento do ano) + um pocket-book + marcador de livro

Premiação Leitor Prata: um livro + marcador de livro

Premiação Leitor Prata: um pocket-book + marcador de livro
Regulamento:
- A partir do dia 15 de outubro até o dia 15 de Dezembro de 2010, o participante deverá registrar sua lista de livros completa no formulário constante no blog oficial.
- Os participantes blogueiros deverão publicar a lista em seus respectivos blogs.

- Os participantes que não possuem blog terão suas listas publicadas no blog oficial.
- Os participantes poderão incluir dois livros reservas para cada tema. (Novidade!)
- Depois de enviada, a lista só poderá ser alterada mediante solicitação para o email desafioliterario@gmail.com.

- A lista deverá estar de acordo com os temas propostos para o desafio 2011.

-Audiobooks e Ebooks em domínio público são permitidos.
- Releituras estão fora do objetivo do desafio. Portanto, não serão permitidas. Contamos com a honestidade dos participantes.
- Os participantes deverão postar a resenha do livro lido no autolink disponível no blog oficial até o último dia de cada mês.

- Os participantes que não possuem blog deverão enviar as resenhas para o email desafioliterario@gmail.com

 
- Participarão do sorteio do kit (Leitor Ouro, Leitor Prata, Leitor Bronze), aqueles que lerem a quantidade mínima de 12 livros ao ano.

- Mesmo depois de iniciado, o desafio permanecerá aberto para quem quiser participar. No entanto, a participação se dará no mês subseqüente ao desafio corrente.

*Não basta dizer que irá participar, para efetivar a sua inscrição é preciso preencher os itens do formulário corretamente.
Ajude-nos a divulgar o desafio: poste o Button e o link do Desafio literário em seu blog. Obrigada!"

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Desafio Literario - Setembro: O Bobo da Rainha - Philippa Gregory

Continuando com minhas postagens atrasadas do Desafio Literario 2010:

Tema: Romance Historico
Mes: Setembro
Livro Escolhido: O Bobo da Rainha (The Queen's Fool)
Autora: Philippa Gregory
Editora: Record
Numero de paginas: 532 paginas



Sinopse: Numa época em que uma mulher inocente pode queimar por heresia ou ser enforcada por heresia, espionar a rainha por amor a um traidor é a mais perigosa das escolhas. Em O Bobo da Rainha, Phillipa conta a história da judia Hannah. Fugindo da Inquisição, ela chega ao palácio de Whitehall e ingressa na corte dos Tudor, onde a conspiração espreita a cada mesura. A serviço do belo Robert Dudley, a jovem, que possui o dom da premonição, é enviada para espionar a princesa Mary Tudor, herdeira esquecida de Henrique VIII e Catarina de Aragão.


Em vez da temida tirana, Hannah encontra uma mulher ansiosa por sua chance de usar a coroa e motivada por um desejo visceral de fazer seu povo reaver a verdadeira fé, a fé Católica. Tudo isso, enquanto sua irmã, a protestante Elizabeth, observa atentamente seus erros e reza por sua morte.

Dividida entre a paixão por Dudley e o dever familiar, extasiada com os próprios dons e apreensiva em relação ao desconhecido, Hannah deve encontrar um caminho para atravessar esses tempos perigosos nos quais ela é ao mesmo tempo testemunha e artífice. Tempos nos quais professar a religião errada era uma sentença de morte; ciência e magia eram uma única arte; e amor verdadeiro podia significar a morte.



O livro eh sobre: uma historia de amor, intrigas e traicoes, mas tambem sobre  intolerância religiosa. Hannah é ficcional, mas calcada na realidade; ela é inspirada em Thomasina, que foi bobo de Edward, Mary e Elizabeth e viveu na corte em tempos conturbados.A autora se utiliza de documentos da era Tudor para retratar com perfeição essa jovem mulher, Hannah, o homem cuja ambição é maior que seus princípios (Robert) e uma rainha que não poderá perdoá-los (Mary).




Eu escolhi este livro porque: amo Historia e adoro os livros dessa autora; principalmente sobre a dinastia Tudor. A sequencia de livros eh a seguinte: A Princesa Leal, A irma de Ana Bolena (achei pessima a adaptacao para o cinema), A Heranca de Ana Bolena, O Bobo da Rainha, O Amante da Virgem (o unico que nao consegui terminar de ler), The Other Queen e The Wise Woman. Os dois ultimos ainda nao li e nao sei se tem edicao em portugues.

Sei que Philippa faz uma extensa pesquisa quando escreve seus livros e apesar de gostar bastante de seu estilo, acho que as vezes ela viaja um pouco...rs...mas seus livros sao diversao na certa, principalmente para quem curte Historia. Eh um modo de conhecer mais sobre esse periodo da Historia Inglesa, sem parecer que esta estudando. Eu, particularmente, gosto mais do seriado The Tudors (que tambem viaja bastante, eh claro); tenho todas as temporadas e so nao assisti a ultima, que comprei aqui nos EUA. Tambem nao gostei muito do jeito que ela retrata Elizabeth, porque amo os filmes protagonizados por Cate Blanchet. Acho que ela colocou Elizabeth como vila e Mary como heroina, o que nao eh bem verdade, ja que Mary foi uma rainha extremamente cruel (o drinque Bloody Mary tem esse nome em sua "homenagem").

A leitura foi: muito boa e rapida; apesar de seus livros serem sempre longuissimos, eh uma leitura muito gostosa.

 
Sobre a autora: Philippa Gregory nasceu no Quénia em 1954, mas mudou-se com a família para Bristol, na Inglaterra, quando tinha dois anos. Frequentou a Universidade de Sussex, onde um curso de Iniciação à História viria a mudar a sua vida. Até hoje já publicou 24 livros – muitos deles bestsellers. Philippa Gregory é doutorada em Literatura do Século XVII pela Universidade de Edimburgo e os seus romances refletem uma pesquisa e um pormenor histórico meticulosos. O seu período favorito da História é a época Tudor, sobre a qual já escreveu vários romances, alguns dos quais foram adaptados pela BBC a dramas históricos.


Fonte da pesquisa: site Wook (http://www.wook.pt/)

Esse foi o unico mes que nao li os dois livros; o escolhido era "Moca com Brinco de Perola" e nao deu tempo..rs

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Best Books of 2010 (Amazon.com)

Recebi um e-mail da Amazon , com uma lista dos melhores livros de 2010, de acordo com os editores e outra, com a escolha dos leitores. Cada lista contem cem livros, mas vou colocar aqui apenas os dez primeiros de cada. Quem quiser conferir a lista toda eh so clicar aqui .

Escolha dos editores:


1- The Immortal Life of Henrietta Lacks ( A Vida Imortal de Henrietta Lacks, nao-ficcao, escolhido como "the book of the year") - Rebbeca Sklott - para saber mais sobre esse livro, eh so clicar aqui ;





2 - Faithful Place  - Tanna French;




3 - Matterhorn - A Novel of the Vietnam War - Karl Marlantes;






4 - Unbroken - Laura Hillenbrand;





5 - The Warmth of Other Suns - The Epic Story of America's Great Migration - Isabel Wilkerson;





6 - Freedom - Jonathan Franzen;






7 - The Girl who Kicked the Hornet's Nest - Stieg Larsson;





8 - To the End of the Land - David Grossman;





9 - Just Kids - Patti Smith;





10 - The Big Short - Michael Lewis.




Escolha dos Leitores (mais vendidos):


1- The Girl who Kicked the Hornet's Nest - Stieg Larsson;





2 - Women, Food and Good: An Unexpected Path to Almost Everything - Geneen Roth;



3 - Mockingjay (The final book of the hunger games) - Suzanne Collins;



4 - Dead in the Family - Charlaine Harris;



5 - The Big Short - Michael Lewis;



6 - Game Change: Obama and the Clintons, McCain and Palin, and the Race of a Lifetime   - John Reilemann;




7 - The Short Second Life of Bree Tanner - Stephenie Meyer;



8 - Freedom - Jonathan Franzen;





9 - Sh*t My Dad Says - Justin Halpern;



10 - The Immortal Life of Henrietta Lacks - Rebbeca Sklott.




Das duas listas, so li o livro do Stieg Larsson e da Stephenie Meyer. Pela pesquisa que fiz, sao tambem os unicos disponiveis em portugues. Parece que o livro escolha do ano ja tem traducao, mas nao sei se esta a venda ja. Como sou biologa, a historia desse me interessou muito.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Comprometida - Elizabeth Gilbert



Sinopse


A viagem de Elizabeth Gilbert em "Comer, Rezar, Amar" atraiu mais de sete milhões de leitores pelo mundo. "Comprometida" conta a história do que a autora descobriu depois. A história começa 18 meses depois do fim do livro anterior, crônica sobre o ano em que a autora enfrentou um divórcio, uma depressão debilitante e outro amor fracassado até que se livrou de todos os bens materiais, demitiu-se do emprego e partiu para uma viagem de um ano pelo mundo, sozinha. Nos últimos capítulos de "Comer, Rezar, Amar", Liz Gilbert conhece o brasileiro Felipe. Naturalizado australiano e divorciado, ele vivia na Indonésia quando conheceu Liz, 17 anos mais nova - é ele o "coroa" da dedicatória do novo livro escrita em português até na edição de língua inglesa. "Perto do fim da viagem, encontrei Felipe, que havia anos morava sozinho e tranquilo em Bali. O que veio em seguida foi atração, depois uma lenta corte e, finalmente, para nosso espanto mútuo, amor".
 
Com humor e inteligência, o livro examina questões de compatibilidade, paixão, fidelidade, tradição familiar, expectativas sociais, os riscos de divórcio e as responsabilidades mais mundanas. Liz Gilbert desfaz os mitos, desmonta os medos, constrói uma perspectiva histórica e troca, enfim, fantasias românticas por vitais compromissos emocionais. Assim, o livro se torna uma celebração do amor - com toda a complexidade e as consequências que o amor verdadeiro, sem ilusões, sempre acarretará.

Eu li "Comer, Rezar, Amar" ha muito tempo e nao me lembro muito bem dos detalhes...por isso fiquei com muitas duvidas durante a leitura de "Comprometida"...lembro do inicio quando ela descreve  o final de seu primeiro casamento e o quanto sofreu com o divorcio. Minha duvida maior eh: o que teria acontecido de tao ruim que deixou a escritora com tamanha ojeriza ao casamento como insttituicao?? O fato principal do livro eh o seguinte: como o "namorado" (nem ela sabe direito como se referir ao brasileiro Felipe, seu amor no livro) dela nao era americano,  nao possuia cidadania americana e eles moravam nos Estados Unidos, para nao criar problemas com a imigracao eles passavam um tempo fora e depois voltavam para o visto nao vencer. So que, depois de muito tempo entrando e saindo do pais, um dia a imigracao resolveu prende-lo e deporta-lo. A unica solucao para o problema era simples: se eles se casassem, ele poderia entrar e sair do pais tranquilamente...e a partir dai os problemas (para ela, claro) comecam...ela tornou-se totalmente contra o casamento depois do divorcio...

Sinceramente?? Da raiva dela em alguns pontos do livro...afinal, ela ama ou nao Felipe? O que poderia acontecer de tao horrivel se assinasse um papel, se casando, mesmo sem cerimonia e coisa e tal?? Achei interessante a ideia do livro, de escrever sobre a instituicao casamento e contar um pouco sobre sua historia, como surgiu, como evoluiu, etc...mas ela faz drama demais!! Resumindo: ela acaba se casando, claro, mas nao sem muita reclamacao e bla bla bla...esse Felipe deve gostar muito dela mesmo para aguentar tanto drama...rs 

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ame o que e seu - Emily Giffin


Sinopse


“Como amar de verdade a pessoa que está comigo, se não consigo esquecer alguém que ficou no passado?”O tema deste livro é aquela pulga atrás da orelha de imaginar como seria a vida se tivéssemos feitos outras escolhas. Esta é uma história para quem algum dia já se perguntou...

Em "Ame o que é seu" o leitor encontrará a história de uma mulher (Ellen) dividida entre o amor real e aquele fatídico “ E, se”. O casamento de Ellen e Andy não parece perfeito, ele é perfeito. São inegáveis a profundidade da devoção mútua e o quanto um esperta o melhor do outro. Mas por obra do destino, certa tarde, Ellen revê Leo pela primeira vez em oito anos. Leo, aquele que partiu seu coração sem se explicar, aquele que ela não conseguiu esquecer. Quando o reaparecimento dele desperta sentimentos há muito adormecidos, Ellen se põe a questionar se sua vida atual é de fato como ela queria que fosse. O desenrolar da história é contagiante, pois a cada página acontecem novas cenas que é quase impossível abandonar a leitura, ou ... não se colocar em seu lugar."

Esse livro tem um comeco ate interessante, o reencontro com um amor do passado quando tudo esta bem na sua vida...mas vou falar a verdade: Ellen eh muito confusa!! Ama o marido, depois nao sabe se ama...odeia o ex, depois acha que ama...ufa! Da uma canseira so...Primeiro, ela nos deixa com uma raiva enorme do Leo, pelo que ele fez ela passar ao a abandonar. Depois, quando ela comeca a conviver mais com ele novamente, comeca a elogia-lo e ate nos faz gostar dele...e o mesmo acontece com o marido perfeito com a familia perfeita que depois nao se mostra tao perfeito assim....enfim, eh uma leitura legal, com um finalzinho meio previsivel, mas da para se divertir um pouco...


Happy Monday!

Nao querendo fazer inveja para ninguem (mas ja fazendo..rs)...neste momento estou na Barnes & Noble Bookstore, tomando um cafe no Starbucks:

Existe melhor maneira de comecar uma semana??? Acho que vou fazer isso toda segunda...
So mais uma foto:


A "pequena" prateleira de Moleskines...eh ou nao eh de morrer?? Boa semana para todos!!

domingo, 7 de novembro de 2010

Desafio Literário - Agosto: A Sangue Frio - Truman Capote

Tema: Romance Policial
Mês: Agosto
Livro escolhido: A Sangue Frio (In Cold Blood)
Autor: Truman Capote
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 440 páginas
Sinopse: A Sangue Frio é um dos livros que fundaram o jornalismo literário, gênero que combina a objetividade factual e os recursos da narrativa de ficção.

Em 15 de novembro de 1959, quatro membros de uma respeitada família da pequena cidade de Holcomb, oeste do Kansas, foram assassinados. Herb Clutter, o patriarca da família, tinha 48 anos e era um fazendeiro muito estimado na comunidade. Bonnie Clutter, sua esposa, era três anos mais nova e sofria de depressão.O casal vivia com os dois filhos mais novos, Kenyon e Nancy, ainda adolescentes. Os quatros foram amarrados e amordaçados; depois, foram mortos a tiros de espingarda. Herb também teve a garganta cortada.

O crime abalou a até então pacata cidade de apenas 270 habitantes. A polícia passou a procurar incansavelmente os criminosos, que haviam levado da casa apenas um rádio da marca Zenith, um par de binóculos e 40 dólares. Poucos meses depois do crime, Richard Hickock e Perry Smith são presos pela chacina. Condenados à morte, em 14 de abril de 1965 eles são enforcados.



O livro é sobre:  a extensa e minuciosa pesquisa feita pelo escritor, narrando a vida da família assassinada antes do crime, e após, a reação dos moradores da cidade, a investigação policial e os passos dos criminosos durante a fuga, bem como a história pregressa dos mesmos.
Truman Capote chegou a Holcomb um mês após o crime. Ele entrevistou familiares das vítimas e dos assassinos, recolheu documentos oficiais, leu cartas e diários, observou e assistiu ao enforcamento dos criminosos. Com as informações coletadas, o autor escreveu um "romance não-ficcional", considerado a primeira obra do New Journalism. Em 25 de setembro de 1965, a revista The New Yorker publicou o último dos quatro capítulos escritos por Capote sobre o assassinato da família Clutter. Batendo recordes de vendas da revista, em janeiro de 1966 o romance saiu em formato de livro.

Eu escolhi este livro porque: tornei-me fã de Truman Capote quando li Breakfast in Tiffany's (Bonequinha de Luxo, que deu origem ao filme com minha musa Audrey Hepburn)

A leitura foi: muito boa, adorei o estilo de escrita, prende a atencao.

Sobre o autor:

Truman Streckfus Persons, mais conhecido como Truman Capote (Nova Orleans, 30 de setembro de 1924 —Los Angeles, 25 de agosto de 1984), escritor americano, pioneiro do jornalismo literário.


 Curiosidades: Existem dois filmes interessantes; um  para quem quer conhecer mais sobre o processo de escrita do livro - Capote (2005) que conta a história da vida do escritor enquanto ele investiga o assassinato da familia. Philip Seymour Hoffman ganhou o Oscar de melhor ator interpretando Truman Capote.

Trailler:




 O outro filme eh a adaptacao do livro - A Sangue Frio, filmado em 1967 com roteiro do proprio escritor.
Trailler:


Pesquisa: Wikipedia

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Livros lidos em agosto, setembro e outubro

Esses tres meses foram uma confusao...parece que uma tempestade passou por minha vida...rs...(quase literalmente, pois semana passada passei pela primeira ameaca de tornado aqui nos EUA). Desorganizou tudo, principalmente minhas leituras e postagens no blog. Quem me acompanha faz tempo pode perceber o quanto minhas leituras diminuiram (dois livros em outubro!! Acho que nunca li tao pouco..rs). Resolvi fazer uma pequena retrospectiva das minhas leituras nesse tempo e no decorrer dessa semana, irei postar algumas resenhas desses livros lidos.

Agosto:
1 - A Sangue Frio - Truman Capote - Desafio Literario;
2 - Relacoes de Sangue - Martha Rangel - resenha aqui ;
3 - Marilyn, Ultimas Sessoes - Michel Schneider;
4 - O Ultimo Olimpiano - Rick Riordan;
5 - Dexter - A Mao Esquerda de Deus - Jeff  Lindsay - Desafio Literario ( Livro reserva );


Setembro:
1 - Meu Barco e Eu - John Grogan;
2 - 90 Classicos para Apressadinhos - Henrik Lange;
3 - Ame o que e seu - Emily Giffin;
4 - O Bobo da Rainha - Philippa Gregory - Desafio Literario

Outubro:
1 - Comprometida - Elizabeth Gilbert;
2 - A Guerra de Clara - Clara Kramer - Desafio Literario (resenha aqui .

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Moleskine Passion Books Journal


Encomendei esse Moleskine no site da Amazon na primeira compra que fiz, mas ele demorou para chegar; foi enviado duas semanas apos os livros. Acho que deve ser meio dificil achar essa linha, porque na Barnes aqui nao tem. Para quem ainda nao conhece, essa eh uma linha especial, e funciona como um diario de leituras, onde podemos anotar dados dos livros que lemos (os outros sao sobre Movies, Recipes, Wine e Music). Como nao tinha visto pessoalmente, nao sabia o tamanho e nem como seria por dentro. Achei bem bonita a capa:

Na capa estao escritos nomes de varios livros, em alto relevo. Ele eh maior do que um Moleskine pequeno; eh do tamanho das agendas.


Vem com um marcador com os mesmos nomes dos livros impressos na capa.

Interior: parece uma agenda telefonica, em ordem alfabetica; nao da para ver direito na foto, mas cada pagina tem as seguintes secoes para anotacoes: Title, date read, author, nacionality, first edition, publisher, year, quotes, original language, awuards, notes, opinion, rating. Fiquei um pouco decepcionada com o espaco para cada livro; imaginei que teria um espaco maior para escrever uma pequena resenha, mas mesmo assim, valeu a pena. Eh muito bonito.

As fotos seguintes sao das cartelas de adesivos que vem junto:


Na ultima capa, tem um bolsinho para guardar o que quiser, um pouco maior do que o que tem nos outros tipos de Moleskine. Ainda nao comecei a escrever nele, acho que vou esperar o inicio do ano que vem e do Desafio Literario 2011, da para se organizar bem com ele.

Nesse endereco no site da Amazon, tem um video bonitinho mostrando como ele eh: http://www.amazon.com/gp/mpd/permalink/mA7AQL148X13O/ref=ent_fb_link