terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Retrospectiva Desafio Literario 2010



Enfim...o Desafio Literario 2010 chegou ao fim! Gostei demais de ter participado e de ter completado-o. So atrasei nos meses de agosto e setembro, que foi o periodo entre minha mudanca e adaptacao nos EUA. Sempre li muito e nao foi dificil ler os doze escolhidos e quase todos os reservas. Gostei de ter um prazo para ler; muitas vezes a leitura enrosca e sabendo que temos um prazo para termina-la fica mais facil desenrosca-la..rs..

Vou colocar aqui a lista dos livros escolhidos, lidos e as substituicoes que fiz ao longo do Desafio. Isso foi uma falha minha, pois escolhi livros que queria muito ler e acabei lendo antes do prazo, tendo de substiui-los. Nao fiz o mesmo com a lista do Desafio de 2011 para nao cometer o mesmo erro. Nao vou colocar os links de cada post, quem quiser ler as resenhas eh so ir no marcador Desafio Literario e la estara listado todos os meses e livros lidos.

Janeiro: Romance de Banca ou Pocket Book
Livro escolhido: As Virgens Suicidas - Jeffrey Eugenides
Livro reserva: Um Bonde Chamado Desejo - Tennessee Williams

Fevereiro: Contos de Fadas Revisitados
Livro escolhido: As Cronicas de Narnia - C. S. Lewis
Livro reserva: Penelope - Marilyn Kaye

Marco: Classicos da Literatura Universal
Livro escolhido: Mulherzinhas - Louisa May Alcott
Livro reserva: Razao e Sensibilidade - Jane Austen

Abril: Escritor (a) Latino-Americano (a)
Livro escolhido: Confesso que Vivi - Pablo Neruda
Livro reserva: Como Agua para Chocolate - Laura Esquivel

Maio: Chick-Lit
Livro escolhido: Lembra de Mim? - Sophie Kinsella - trocado por Tem Alguem ai? - Marian Keyes
Livro reserva: Aqui eh o melhor lugar - Cecelia Ahern - trocado por Em Seu Lugar - Jennifer Weiner


Junho: Escritora Brasileira
Livro escolhido: Invencao e Memoria - Lygia Fagundes Telles
Livro reserva: A Hora da Estrela - Clarice Lispector

Julho: Livro Adaptado para o Cinema
Livro escolhido: Em Seu Lugar - Jennifer Weiner - trocado por Memorias de uma gueixa - Arthur Golden
Livro reserva: Memorias de uma gueixa - Arthur Golden - trocado por Percy Jackson e o Ladrao de Raios - Rick Riordan

Agosto: Policial/Romance Policial
Livro escolhido: A Sangue Frio - Truman Capote
Livro reserva: A Rainha do Castelo de Ar - Stieg Larsson - trocado por Dexter, A Mao Esquerda de Deus - Jeff Lindsay (sem resenha)

Setembro: Romance Historico
Livro escolhido: Moca com Brinco de Perola - Tracy Chevalier (nao lido)
Livro reserva: O Bobo da Rainha - Phillipa Gregory

Outubro: Licao de Vida
Livro escolhido: A Guerra de Clara - Clara Kramer
Livro reserva: Um Otimista Incorrigivel - Michael J. Fox (lido antes, sem resenha)

Novembro: Escritor (a)  Portugues (a)
Livro escolhido: Livro do Desassossego - Fernando Pessoa - trocado por Sei La - Margarida Pinto Rebeleo
Livro reserva: O Ano da Morte de Ricardo Reis - Jose Saramago - trocado por Mensagem - Fernando Pessoa

Dezembro: Coracao no nome
Livro escolhido: Coracao Valoroso  - Mariane Pearl
Livro reserva: Coracao de Tinta - Cornelia Funke (lido antes, sem resenha)

Ia citar os que mais gostei e percebi que gostei de quase tudo! Mas destaco: As virgens Suicidas (original), As Cronicas de Narnia (maravilhoso), Mulherzinhas e Razao e Sensibilidade (encantadores) e A Sangue Frio (trabalho de pesquisa primoroso). Eh isso. Desafio Literario 2011, la vamos nos!

9 comentários:

  1. Nossa, quase todos os livros de sua lista estão em minha lista de livros que quero ler! Ótimas escolhas! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Patty
    Obrigada, são livros ótimos mesmo; adorei lê-los. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Acho a idéia do Desafio Literário muito bacana mas acho que não consigo "manter a linha" da leitura porque odeio ter prazos para ler,rsrs. Sempre me dei mal com isso na escola. Mas a idéia é legal.Eu fiz uma lista dos livros que quero ler em 2011 e vou tentar seguir, mas sem prazos, acho assim melhor.
    P.S.: Suas escolhas de livros foram ótimas, AMOOOOO Crônicas de Nárnia!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gaby
    Como eu disse no post, ate gostei do prazo..foi bom para organizar melhor minhas leituras..tb adoro As Cronicas de Narnia. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Tem tantos livros dessa sua lista que eu quero ler! ahuuha Tô ferrada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ninna
    Tb tenho uma lista de milhões de livros para ler! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Lia, bela lista a sua e as preferências também foram bem acertadas. Gostei muito. Tenho minha listinha para 2011, mas não quero me prender, pois sempre acabo substituindo ao longo do ano. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, parabéns! Vou participar do Desafio 2011 e já imagino ter que ler com objetivo e prazo, vou ficar ansiosa, alias, já estou. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Querida Lia, parabéns eu tb li um bocado em 2010!
    Eu não gosto dessa coisa de copiar e colar, mas tive que fazer pra poder desejar feliz natal pra todos, então aqui vai:
    Querida amiga, te desejo um ano repleto de realizações cercado de muito amor, amigos e muita luz!
    Que o Bem e a Paz iluminem o mundo!
    Que a felicidade inunde os corações e se espalhe entre nossos semelhantes durante todo o ano de 2011!
    Que nesse ano que se inicia nos tornemos melhores e aprendamos mais uns com os outros, Felizes Festas.
    Beijos de luz!

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo