sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Orgulho e Preconceito e Zumbis



Sinopse(retirada do site Submarino):

"É uma verdade universalmente aceita que um zumbi, uma vez de posse de um cérebro, necessita de mais cérebros."

"Assim começa Orgulho e Preconceito e Zumbis , uma releitura trash do popular romance de Jane Austen. A abertura dessa cultuadíssima versão de Seth Grahame-Smith para a obra do século XIX já destaca as surpresas geradas pela praga misteriosa que se abateu sobre os campos aristocráticos do Sul da Inglaterra, onde os defuntos estão retornando à vida e partem crânios de pessoas comuns para devorar seus miolos.

No romance clássico, a autora iniciava a saga das casadouras irmãs Bennet com o aviso:"É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, possuidor de uma grande fortuna, deve estar em busca de uma esposa." Agora, porém, no tranquilo vilarejo de Meryton, nossa heroína, a guerreira Elizabeth Bennet, treinada nos rigores das artes marciais, está determinada a eliminar a ameaça zumbi. Até que sua atenção seja desviada pela chegada do altivo e arrogante Sr. Darcy. Ela conseguirá superar os preconceitos sociais dos grandes aristocratas ingleses, tão ciosos e orgulhosos de seus privilégios?"

Ha alguns meses atras, fiz  post que era meio uma pesquisa, querendo saber se valia a pena ou nao comprar o livro "Orgulho e Preconceito e Zumbis". Lembro que muita gente ainda nao tinha lido-o; teve alguns elogios e um voto contra. Pois eh...a curiosidade foi maior e comprei-o na Bienal, mas so agora tive tempo e disposicao para ler...

Um parentese: se voce gostou do livro e nao quer ler uma critica desfavoravel, pare de ler a resenha agora. Ultimamente tenho visto em alguns blogs que parece ser pecado mortal quando nao gostamos de algo que a maioria gosta (seja um livro, filme, tipo de musica, etc). Felizmente, isso nunca aconteceu comigo e espero que nao aconteca, porque gosto eh gosto (e mau gosto eh mau gosto..rs) e cada um tem o seu. Fecha parentese.

Resumindo em uma palavra apenas: odiei esse livro! Como foi dificil le-lo...eh obvio que muita gente vai perguntar: "entao por que nao parou de ler se nao estava gostando?" Eh que dificilmente abandono um livro, por pior que seja...alguns dos livros que abandonei foi porque era emprestado e tinha que devolver; as vezes abandono mas retorno algum tempo depois.

Pois bem...nao gostei e ponto. Amo Jane Austen e por mais que tenham elogiado esse autor pela originalidade do tema, eu achei de um mau gosto terrivel, estragou uma historia bonita, a fina ironia que eh caracteristica da escrita de Jane desapareceu e Lizzy virou uma heroina chata de galocha, que parece que esta em TPM constante, querendo decapitar meio mundo, ate sua irma (parece aquele personagem do Casseta e Planeta: "vou dar p*"). Um exemplo:

Lizzy conversando com Jane sobre o jeito que a irma do Sr. Bingley a trata:

"- Jane, qualquer um que tenha visto voces juntos jamais poderia duvidar do afeto dele. Tenho certeza de que a Srta. Bingley nao pode. Ela nao pode ser uma guerreira, mas eh bastante ardilosa. Minha queridissima irma, eu lhe imploro...toda essa tristeza tem como melhor remedio o resoluto golpe de uma machadinha na garganta dela."

Agora, para mim, essa parte foi a gota d'agua:

Jane: "- Conte-me: ha quanto tempo esta apaixonada por ele?
Lizzy: - Eh algo que veio se formando tao aos poucos que mal sei quando comecou. Mas creio que devo fixar a data no dia em que pela primeira vez percebi como suas calcas se avolumavam naquelas suas partes mais inglesas."

????  Era para ser engracado??? Eu nao devo ter senso de humor mesmo, porque achei tao sem graca, sem sentido...Alem disso, achei que o autor focou muito na historia dos zumbis no comeco (tem partes muito, mas muito nojentas), depois do meio para o final os zumbis sumiram um pouco e comecou a enrolacao. O romance de Jane e Sr. Bingley quase nao aparece assim como as outras irmas. Achei um pouco parecido a chatice da Sra. Bennet.

Concluindo: quem gostar de zumbis, tiver bom humor para rir dessas "brincadeiras" com  a obra de Jane Austen, va em frente. Para mim, a unica vantagem foi que agora tenho a certeza que nao quero ler mais nenhuma "adaptacao" de obras de Jane nem de outros autores famosos (ate com Machado de Assis ja mexeram..). Emma e os lobisomens, Jane Vampira e coisas do genero nao entrarao mais na minha biblioteca. Meu rico dinheirinho sera melhor empregado.

Falando em dinheiro, esses dois (bons) atores devem estar ganhando uma grana para filmar a adaptacao de "Orgulho e Preconceito e Zumbis":

Cena de "Becoming Jane", onde ela interpretou Jane Austen e ele sua paixao.

O filme esta sendo produzido por Natalie Portman e quem quiser ler a noticia inteira eh so clicar aqui .

Este post esta participando do Mes Austen, criado pela Karlinha do blog Coffie & Movies

26 comentários:

  1. Nossa, que nojo desses trechos! O que fizeram com a Jane Austen?! Normalmente eu consigo rir de sátiras, e gosto de brincadeiras com zumbis. Mas, se o livro todo for parecido com esses trechos... acabei de desistir de lê-lo!

    ResponderExcluir
  2. :) Eu não entendo essa revolta quando costumamos criticar ou não gostar do que a maioria está elogiando/amando. Devemos respeitar as diferentes opiniões, e é isso que nos faz crescer como leitores (e pessoas!).

    ResponderExcluir
  3. Ah, só mais um comentário (desculpa ter dividido em três): Adorei seu blog! Já virei leitora assídua!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Patty
    Obrigada pela visita e pelos comentarios! Eu sinceramente achei o livro horrivel, nao recomendo sua leitura para ninguem. Quanto ao que vc disse sobre respeitar opinioes, ja vi cada quebra pau nos blogs...rs...muito feio! Bjs e volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Eu não li este livro ainda, mas confesso q não estou muito animada. Eu li "Jane Austen - A vampira" e não gostei, tb acho q não vou gostar deste... Mas eu o comprei, então qquer dia eu tento ler. Entretanto, não é minha prioridade.
    Bjo;

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dani
    Eu havia pensado em ler "Jane Austen - A Vampira" mas depois dessa ma experiencia, desisti. Bjs

    ResponderExcluir
  7. credoooo fiquei pasma....eu sou apaixonada por orgulho e preconceito adoro a Jane li tb razão e sensibilidade....e neste livro oq eles fizeram foi imacular um grande classico...eu adoro o humor sarcastico de Lizzy (depois q li varias vezes ja me sinto intima dela...rs) neste livro o humor é negro! se é q isso é humor eu achei uma degradação de uma grande obra...mas o que me surpriendeu ñ foi isso pq sei q pessoas sem noção q ñ tem nada a fazer alem de acabar com coisas boas dos outros fazem esse tipo de coisa o tempo todo....o que me deixou pasma mesmo foi o fato dos atores q ensenaram os papeis principais no filme sobre Jane Austen se prestaram a fazer essa ridicula adaptação da obra...por quem viu o filme e os bonus...viu a atris falando q fez ate tese sobre a Jane na faculdade...disse q é super fâ leu todos os livros...textos sobre ela, se prestar a esse ridiculo papel neste filme....isso me chocou bjosss fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  8. Lia, por varias vezes fiquei em dúvida se compraria ou não este livro. Me animei ao ver seu poste para saber sua opinião. Decidi: não vou comprá-lo, não vou Lê-lo. Beijo

    ResponderExcluir
  9. Lia, postei seu banner no meu blog. De todos os muitos blogs que conheço o seu é o único que realmente me identifico. Os livros comentados aqui são os que fazem parte de minhas listas, gosto muito mesmo de seu blog. Sabia que você foi a minha primeira seguidora? Beijos, Mônica

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a sua opinião sobre o livro. Eu estava em dúvida se comprava ou não, e agora definitivamente não comprarei. Amo Jane Austen tb, e não quero ver sua obra maculada. É muito bom termos opiniões sinceras, Lia. Vc está apoiada por mim.

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  11. Oi Lia!
    Jane Austen tem lugar especial no meu coração. Quando ouvi falar desse livre me soou como sacrilégio. Como assim?! Depois fiquei me perguntando se não estava mal humorada demais e quem sabe poderia ser... divertido?! Ainda bem que não fiquei tentada. Agora Jane a Vampira coloquei na minha lista de possíveis compras, gostei da sinopse mas vou pensar um pouco.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Lia,
    eu sou uma grande admiradora da Jane, e quando li esse livro, achei o maior desrespeito com a obra da autora, eles conseguiram fazer meu livro preferido, um romance perfeito, em um livro da pior espécie. Concordo totalmente com você sobre adaptações. Clássicos são clássicos.
    Beijos, Lety

    ResponderExcluir
  13. Oi, Nita
    Ainda bem que tem bastante gente que pensa como nos..eu achei que fossem cair de pau em cima de mim! Mas essa dos atores eh fogo mesmo..bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi, Monica
    Apoio totalmente sua decisao..o livro eh ruim demais! Obrigada pelos elogios, fico feliz por dividirmos o mesmo gosto pela leitura. Bjs

    Oi, Eliane
    Obrigada, eu fico feliz por muita gente tb rejeitar esse livro. Bjs

    Oi, Erika
    Eu desisti mesmo de qualquer outra "adapatacao" com os livros de Jane Austen..rs...bjs

    Oi, Lety
    Eh verdade, estragaram uma historia muito bem escrita..bjs

    ResponderExcluir
  15. sou fã de zumbis, comprei o livro mas ainda não terminei de ler por conta do tempo. então, para falar a verdade, estou gostando, não desmerecendo seu comentário, mesmo porque, não sei se você já teve acesso aos livros da coleção "classicos fantásticos" da editora lua de papel. eun tenho o escrava isaura e o vampiro, e assim como você tenho muito receio em ler adpitações (fiz um post spbre o clube do livro no meu blog, se você puder passar lá [coisadelivro])
    claro que por vezes pisaram na bola e deixaram partes chatas. Acho que não tive tanta repulsa do livro por ainda não ter lido o original "orgulho e preconceito", mas espero le-lo logo.
    gosto muito do seu blog, embora ainda não o tenha comentado.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Lia!

    Ainda não li nenhum desses "clássicos adaptados" e não sei se algum dia vou ler. Até agora nenhum me atraiu a ponto de comprar e você não é a primeira que vejo falando mal. (A propósito, me irrita esse negócio de você falar que não gostou de alguma coisa e aparecerem os fãs com quatro pedras nas mãos, como se fosse proibido pensar diferente. Ridículo! Dependendo do livro, eu só começo a me interessar mesmo depois que vejo alguma crítica, porque não confio em unanimidades.)

    Então a parte mais parecida é a chatice da Sra. Bennet? Ok, dispenso. Talvez eu assista à adaptação, mas só pelos atores.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Lia,Jane Austin morava em uma livraria,em sua casa,ela foi afortunada com muitos livros em casa,(uma imensa biblioteca)pois em sua época tudo era muito difícil,livros então...Realmente,ela usava muita ironia para descrever seus personagens,porém tudo o que escreveu foi considerado Clássico.Jane Austin foi uma proeminente escritora inglesa.Fico triste em saber de obras que tentam fazer algo parecido com o trabalho de Jane.Eu li Razão e Sensibilidade,Orgulho e Preconceito,também uma ótima dica para quem gosta desta escritora maravilhosa,a obra EMMA.Excelente.Ela foi uma exímia leitora,tanto que o título de Orgulho e Preconceito,foi retirado de uma frase de uma obra que ela leu.Há tanto para falar sobre esta talentosa escritora,que falta tempo,por isso nem penso em ler as obras citadas,adaptações,já que você,Lia nos disse que não gostou,com certeza também ñ vou gostar.Respeito seu comentário,pois serviu de base para eu saber o motivo para não lê-los.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Roberta
    Obrigada pela visita e pelo comentario. Eh claro que cada um tem seu gosto, ne? Nao tem problema nenhum vc estar lendo e gostando do livro...acho que o problema eh maior para quem ja leu o original e eh fa de marca maior..dai se chateia com mudancas..como eu..rs..bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi, Cintia
    Ate agora ainda nao levei pedradas..rs...a maioria tem concordado comigo...eu acho que quem gosta, eh porque nao conhece muito a obra original ou pq eh fa mesmo de zumbis e etc..o que nao eh meu caso! Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi, Marli
    Acabei de ler Emma e amei! Agora estou lendo Persuasao..ela eh otima mesmo e acho que essas adaptacoes sao so para usar a fama dela para ganhar dinheiro..bjs..e obrigada pela visita e elogios!

    ResponderExcluir
  21. Aproveitando o assunto:
    Lia e leitores do blog, vcs assistem as adaptações do cinema ou da bbc? Eu faço isso e é bem bacana ver os personagens "em movimento" Orgulho e preconceito, persuasão e acho q razão e sentimento tem 2 versões!! Pausa para respirar lembrando do Capitão W. de Persusão, lindo demais na versão 2007, rs.
    Ah eu também assisti uma minissérie da bbc "Lost em Jane", destrói um pouco a obra, mas eu gostei da idéia de poder fazer parte do seu livro preferido!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi, Erika
    Tenho o box das minisseries da BBC, acho que so nao tem Persuasao...fiz um post sobre esse box aqui no blog e tambem sobre o Lost in Jane, que por sinal, amei!! Bjs e obrigada pela colaboracao.

    ResponderExcluir
  23. Credo, as pessoas também exageram. Concordo com você, gosto é que nem... Vou parar por aqui, pq o meu ditado popular tem alguma parte do corpo humano imprópria para a fala rssss. Enfim, creio que resenha de livros tem que ser sincera, se o leitor não gosta, diga e mostre seu ponto de vista. Pronto!! Ninguém é obrigado a gostar do que faz sucesso.

    Vou ser A leitora do contra nos comentário rsss. Eu achei o livro legal e bem divertido!! O que pecou foi à escassez dos ataques de zumbis. Quem curte histórias de zumbis quer ver os protagonistas sendo perseguidos e as relações do grupo sendo exposta. Enfim, entendo a raiva dos fãs de Jane Austen, pois o “Orgulho e Preconceito e Zumbi” tira completamente o estilo sonhador e pomposo da época vitoriana.

    ResponderExcluir
  24. Oi, Luciana
    É bem questão de gosto mesmo...eu não gosto nem um pouco de zumbis e livros de terror, por isso não curti mesmo. Mas para quem gosta, como vc, deve ter sido engraçado. Bjs

    ResponderExcluir
  25. Realmente a leitura desta adaptação foge dos anseios dos mais românticos.Eu -que não gosto de romances e sim de terror- li esse livre pelos zumbis e todas as cenas nojentas, e ele agradou e surpreendeu-me a ponto de eu gostar do original de Austen e me apaixonar por Mr.Darcy.
    Pessoas não gostarão e pessoas gostarão desse livro é só uma questão de gosto.
    Gostei da sua opinião, clara e sincera.
    Beijos, R.

    ResponderExcluir
  26. Olá guria, tudo bom?
    Fiquei muito feliz com tua participação no mês austen!

    Eu já li pride and prejudice e zumbis e Deus sabe o tanto que rir!!!
    sushsushus

    Não considero a leitura do livro obrigatória não.

    Parabéns pelo post!

    Obrigada pela participação no mês austen!


    Bjokas

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo