sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Clarice Lispector faria 90 anos hoje

“Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.”




Completam-se hoje 90 anos do nascimento de Clarice Lispector. Ontem, dia 9 completou-se  33 anos de sua morte, ocorrida em 1977, um dia antes de seu aniversário de 57 anos. Nascida em uma aldeia chamada Tchetchelnik, na Ucrânia, Clarice veio para o Brasil com dois anos de idade, morando primeiramente em Pernambuco e depois no Rio de Janeiro.

Seu primeiro livro publicado, em 1943,   foi  o romance "Perto do Coração Selvagem" que  possuia uma  escrita densa e introspectiva, contrastando radicalmente com as tendências então dominantes na prosa brasileira. Seu livro mais famoso é A Hora da Estrela, que foi lançado poucos meses antes da morte da autora, descreve a pobreza e a marginalização no Brasil. Como jornalista, trabalhou em jornais como Jornal do Brasil e Diário da Noite, fazendo colunas voltadas para o público feminino, abordando temas como dicas de beleza, moda e comportamento.



Quem acompanha meu blog, ja precebeu que sou fa de Clarice. Criei ate um Desafio Literario (que esta meio parado, por sinal), para ler todos os seus livros. Pena que ela morreu tao nova...poderia estar escrevendo ate hoje...

Coloquei abaixo, um trecho da ultima entrevista feita com Clarice, no ano de sua morte. Quem quiser assistir a entrevista completa, tem todas as partes no You Tube.






Maravilhosa! Misteriosa, enigmatica..deu um trabalhao para o entrevistador..rs...assistam!

7 comentários:

  1. Parabéns à Clarice! Como eu disse no blog "dela" (rs): "33 anos sem ela mas 90 COM ela". Já que Clarice ainda vive, mais viva do que mts que respiram por aí. Aliás, também postei no meu blog um texto em homenagem ao dia de hoje, Lia. Contando como começou meu amor por Clarice. Dps passe lá. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Tem toda razao, Maira..vivissima..ja deixei um comentario no seu blog, adorei seu texto..mil beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Noventa anos!!!! Tem razão... ela ainda continua viva!!! Ela é uma imortal por suas obras escritas!!!

    Adorei o post Lia!!!

    bjuss

    ResponderExcluir
  4. Oi Lia, pena mesmo, ela ter morrido tão cedo!
    Li esta semana "A vida íntima de Laura" e fiz resenha e posyei no meu blog.Beijos http://lereomelhorlazer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Perfeita! Também acabei de postar sobre ela no meu blog. Já assisti todos os vídeos da entrevista. Parabéns à ela que estará eternamente no coração de seus leitores! ;)

    ResponderExcluir
  6. Clarice é perfeita! Sou fão dela, adoro sua linguagem e seu modo de perceber as coisas.
    Lia, obrigada pela visita. E eu não sabia que tinha outro desafio da Clarice. Pensei em fazermos alguma coisa juntas em relação ao desafio para dar uma animada, já que no meu blog, só tem participante por enquanto...Se vc gostar da ideia de fazermos alguma gicana, sorteio ou coisa do tipo para incentivar mais ainda a leitura de Clarice me manda um e-mail te responderei com muito prazer...
    mikaellymathers@hotmail.com

    Ah, eu também adoraria morar numa livraria^^
    Tô seguindo, beijinhos
    Rabiscando,lendo e existindo
    http://rabiscologoexisto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo