terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Brasil fica em 53º lugar em prova internacional que avalia capacidade de leitura

"O Brasil obteve o 53º lugar, em uma lista de 65 países, numa prova internacional que avaliou a capacidade de leitura de estudantes com 15 anos. Além da leitura, o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) também avaliou as habilidades dos estudantes em matemática e ciências.

O exame, que é aplicado a cada três anos, é divulgado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Juntos, os países que participam do Pisa representam aproximadamente 90% da economia mundial.

No Pisa 2009, o foco de análise foi a leitura. Nesse ranking, o Brasil obteve 412 pontos - a China, primeira colocada, chegou a 556 pontos. Foram avaliados diversos aspectos na leitura, como a capacidade de reflexão, avaliação e interpretação dos alunos, por exemplo." (Fonte: Folha.com)

Acho que essa avaliacao mostra bem que o Brasil nao incentiva  a leitura nas escolas; se isso acontecesse, garanto que a educacao brasileira seria bem melhor. Os Estados Unidos estao em 17º lugar (500 pontos) e eu estou podendo ver como a leitura eh importante nas escolas daqui. Quando minha filha comecou a frequentar a escola, tive que acompanha-la por uma semana; ficava junto na classe porque ela ainda nao entendia bem o ingles. Achei muito legal a enorme quantidade de livros a disposicao dos alunos. Tirei algumas fotos, que nao estao muito boas pois sao de celular:





Tem livro por toda parte! E sao para serem lidos, nao sao enfeites...as criancas podem le-los quando terminam alguma tarefa e ainda tem algum tempo; eh pegar um, sentar na carteira ou deitar no chao e ler! Alem disso, eles tem uma hora depois do almoco dedicada a leitura. Chama D.E.A.R. - Drop Everything And Read (mais ou menos "Largue tudo e va ler"). E eles leem mesmo!!! Acho muito bonitinho a dedicacao dos pequenos a leitura, como ficam concentrados...e ja cansei de ver crianca andando e lendo ao mesmo tempo pelo corredor da escola (eu fazia muito isso quando pequena, so que na rua!). Tambem tem uma competicao, chamada Accelerated Reader, onde as criancas fazem um tipo de quizz sobre os livros retirados na biblioteca da escola e  lidos durante a semana, juntam pontos e depois de um tempo, ha distribuicao de medalhas para todos que participarem, nao so os que conseguem mais pontos. A escola tambem orienta os pais a incentivarem a leitura em casa, sendo exemplo e tambem  lendo junto pelo menos 20 minutos TODA noite.
 
Agora, fala serio, tem como nao ter boa eduacao com esse incentivo todo??  Eu realmente acredito que para melhorar um pais, tem que investir na educacao das pessoas, comecando, eh claro, pelas criancas. E o incentivo a leitura desde pequeno eh um dos passos mais importantes.

20 comentários:

  1. Nossa Lia que legal esse teu relato de como é na escola da tua filha. Adorei o D.E.A.R *-*
    Brasileiro não lê nunca... é até difícil forçar uma pessoa de 30 a começar a ler, essas coisas para acontecer com prazer devem ser desde jovens. aqui ou a gente tem a sorte de ser criada em um lar onde há o hábito de ler, ou então nada de livros pra crianças. Triste.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol
    Legal o D.E.A.R., ne? Eu tb adoro...e eh verdade, para ler com prazer mesmo so tendo desde cedo o habito da leitura. Eu fui criada em um lar com esse habito e pude passa-lo para minha filha. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Post bastante oportundo. Achei bem legal o sistema aí nos Estados Unidos, não é à toa que eles estão anos-luz à nossa frente. E, inspirada no seu post, escrevi um semelhante. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol .. gostei do seu post..
    tem q ser assim msm .. desde pequenininho tem que incentivar a criança a ler .. a gostar da leitura .. se elas soubessem como ler é bom .. as viagens que fazemos sem ao menos mecher um músculo.. eu acho q nas escolas deveria ter utoda semana um tipo de trabalho sobre um livro .. tipo o aluno pega um livro no começo da semana .. termina ele e faz a resenha valendo ponto pela criatividade dele .. qdo eu ter meu primeiro filho ou sobrinho .. concerteza ele vai ser um leitor como o pai aqui(ou tio).. todo mês vai ganha um livro(no mínimo 300pag .. como o tio gosta)para se divertir viajando mt ..
    vlw pelo post..
    bjbj'

    =]'

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cecilia
    Eh verdade, aqui o governo realmente se importa com a educacao. Seu post ficou muito bom tb. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Um povo que elege Tiririca, uma palhaço analfabeto, como Deputado Federal, quer alguma coisa com leitura? Aqui, aluno que ler é taxado de CDF. Precisa haver uma campanha de incentivo a leitura a todos, desde os pais, pois eles têm que dar o exemplo aos filhos. Outra ponto importante a desensentivo a leitura é o preço dos livros aqui. No Brasil, não há livro a 1 dolar.Parabéns pelo post.Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Monica
    Falou e disse...muito importante seu comentario...e o preco tb eh um fator que desestimula muito! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Felipe
    Tem razao, eh uma viagem sem sair do lugar..bjs

    ResponderExcluir
  9. Muito legal a coisa do D.E.A.R. Bem que podia ter isso no Brasil, mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Fernanda
    Tb acho; e o melhor é que as crianças levam a sério! Muito bom! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Lia
    Eu li sobre isso no jornal. Mas eu nao sabia que nos EUA a leitura era tao motivada. Que belo exemplo! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Larissa
    Eu tb não sabia; foi uma boa surpresa! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Aqui se copia tanta besteira dos Estados Unidos e essas coisas boas e úteis nós ignoramos. Uma pena!
    Olha que 53 ainda foi muito para um povo que não se interessa por cultura.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ana Maria
    Ainda tem uns poucos que se salvam..rs..por isso o lugar nao eh o ultimo. Pena, ne? Bjs

    ResponderExcluir
  15. Nossa, você falou tudo! Tem que incentivar a leitura, e definitivamente o Brasil não faz isso! Aqui, quem lê, é porque já nasceu gostando ou pq é incentivado em casa...porque se dependesse dos incentivos das escolas...

    Enfim, muito bacana as fotos e o que as escolas dos EUA fazem para a garotada tomar gosto pela leitura desde cedo!


    BJuss

    ResponderExcluir
  16. Oi, Lana
    E outra coisa que esqueci de falar é que a escola que minha filha estuda é pública, mas não depende só do governo, os pais e a comunidade ajudam a mantê-la. Acho que falta isso no Brasil tb. Bjs

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post. É muita diferença na educação. Na minha escola eu era uma das poucas alunas que pegava livros na biblioteca. Mas tinha um projeto bacana de pegar um livro a cada 15 dias nas aulas de redação, era uma caixa com vários títulos e a gente escolhia. Não se compara com eles mas já é alguma coisa. Quando eu chegava na escola com um livro no fichário ouvia das amigas "Vem a doida com livro..." era uma aberração, cheguei a ter vergonha acredita? Preferia ler em casa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Eu era assim quando pequena, lia andando! Já quase sofri acidentes várias vezes! auhuahuahhua
    Adorei essa iniciativa! Todas as escolas deveriam ser assim!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá, querida
    Desde pequena fui incentivada pelo padrinho a ler e o encanto das palavras enternecem meu ser até os dias atuais... Ainda bem!!!
    Oxalá tenhamos uma população de leitores amantes em curto espaço de tempo!!!
    Excelente post e o Tema é importantíssimo...
    Abraços fraternos e bjs de paz.

    ResponderExcluir
  20. Olá,que belo incentivo à leitura traz em seu blog.Eu sempre afirmei que quem lê não precisa estudar,porém o conceito de leitura não é entendido por muitos,porque este ato é o de ler tudo,até o que vem escrito em caixa de fósforos,bilhetes,placas,bulas de remédio,isto seria ler,ler o mundo através dos livros,sempre sofri e ainda sofro com a pouca frequência na leitura.Eu bati de frente com superiores que achavam que ter uma sala especial sem carteiras,mas com almofadas só para leitura,era perder tempo,pois pensavam que os alunos iam lá para dormir...bem a história é extensa,por isso fico por aqui.Que beleza de relato sobre a escola de sua filha.Fiquei feliz por você.Um grande beijo!

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo