quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O Palacio de Inverno - John Boyne



Pode-se fugir da história? Será possível viver no anonimato após uma existência de fausto e glória? A vida comum é assim tão diferente da vida pública?


"Geórgui Jachmenev passou a vida inteira se debatendo com essas questões, e agora, prestes a perder o grande amor de sua vida, tenta encontrar uma resposta para elas ao refletir sobre seu percurso num século XX que sempre lhe pareceu longo demais.

Seus feitos começaram cedo: aos dezesseis anos, em ação impulsiva e atabalhoada, o rapaz impediu um atentado contra a vida de ninguém menos que o grão-duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do czar Nicolau II, que, agradecido, nomeou Geórgui o guarda-costas oficial de seu filho Alexei, destinado a ser o próximo czar. Uma reviravolta impressionante, que o levou da taiga russa para o fausto dos palácios moscovitas, cenário que, apesar da amplidão e luxo de seus imensos corredores, iria se revelar bem mais inóspito que os frios grotões de sua vida anterior.

A dura experiência com esse mundo gélido de intrigas palacianas, às quais sempre era jogado contra sua vontade, e de grandes tensões e responsabilidade só foi apaziguada com a chegada do primeiro amor, Zoia. Mas os tempos eram agitados, e a história deixou pouco espaço para idílios: quando a Revolução Bolchevique tomou de assalto o país, e isolou toda a família do czar numa casa de campo nos arredores de Ekaterinburg, mais uma vez Geórgui teve de agir rápido a fim de salvar a si e a Zoia. A vida com ela lhe custaria pátria, família e prestígio, e ele jamais se arrependeu disso - mas e para Zoia, o que teria custado?

Numa narrativa fascinante, em que presente e passado vão convergindo em capítulos alternados, da Inglaterra dos anos Thatcher para a época dos czares russos, e dos anos difíceis da Segunda Guerra Mundial para o turbilhão da Revolução Bolchevique, acompanhamos Geórgui em meio a acontecimentos históricos decisivos que acabam por se revelar mero pano de fundo para uma história de amor que esconde um grande mistério, talvez maior mesmo que a própria história." (sinopse retirada do site da Companhia das Letras)


So tenho uma palavra para descrever este livro: MARAVILHOSO. Adoro os livros de John Boyne, mas para mim, este eh o melhor de todos, apesar de ter chorado horrores lendo "O Menino do Pijama Listrado". Para quem gosta de Historia, como eu, eh um prato cheio. Apesar da narrativa alternada, em que os fatos vao e vem nos anos em que se passa toda a historia, isto nao chega a confundir e sim, traz mais misterio a trama. Gostei demais do personagem principal, Georgui, e poder acompanhar seu amadurecimento, de um menino pobre a um anciao com a mulher a beira da morte, eh comovente. Nao posso adiantar nada do final, porque possui uma reviravolta e tanto, e eh surpreendente (eu meio que desconfiava..rs..). Recomendadissimo!!

10 comentários:

  1. Eu também amo os livros do John Boyne, ainda não li este, tanto o menino do pijama listrado como o garoto no convés são fantásticos, ele faz com que entremos na história.
    Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  2. EU ainda não li nada dele, mas tenho muita vontade!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Lia,que maravilha seu blog,sem palavras para expressar minha alegria em ter te encontrado.Também adoraria poder viver,morar,em uma livraria.Gostaria de premiar você com o selo"Prêmio Dardos",você o merece,por gentileza, passe em meu blog e o retire.Sigo-te.Abraço!
    www.nacodeprosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é o primeiro que eu leio do John Boyne. Assisti ao filme que fizeram do livro "O menino do pijama listrado" e gostei.
    Ainda não terminei de ler, mas até agora estou gostando.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi Lia!
    estou doida para ler este livro!!!!! Já até o pedi de amigo oculto. Com a sua dica estou até com comichão para ler!!!
    Kisses

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia essa coleção, achei bárbara. Aproveite as facilidades que o país oferece e também para aprender mais inglês, desse jeito você vai ficar craque. Estou na torcida. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Martinha
    Sao otimos os livros dele, ne? Eu adoro..bjs

    Oi, Ninna
    Leia, pelo menos um deles, aposto que vai gostar..bjs

    Oi, Marli
    Muito obrigada pelo elogio, seja sempre muito bem vinda...vou visitar seu blog assim que puder e agradecer pelo selinho..volte sempre! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Evelina
    O livro eh muito melhor que o filme...mudaram muito a historia. Leia o livro!

    Oi, Cynthia
    Espero que o ganhe porque eh muito bom mesmo!! Bjs

    Oi, Cecilia
    Acho que esse comentario era no outro post, nao?? Bjs

    ResponderExcluir
  9. Este livro já está na minha lista de Natal... Amo história também Lia, por isso amei e acho que vais gostar muito de Cidade dos Ladrões, de David Benioff, é maravilhoso (e se passa na Rússia da segunda guerra também)... Benioff é marido da atriz Amanda Peet e já escreveu roteiro para o cinema... LÊ!!!! Beijãooo

    ResponderExcluir
  10. Oiiii Lia!!!
    Finalmente terminei ontem esse livro e amei, ele é MARAVILHOSO mesmo!!! Chorei por uns bons minutos, acho que já comecei antes mesmo do fim... E a reviravolta que tu falou eu também desconfiava, hehe, fui ficando cada vez mais curiosa por isso não conseguia parar de ler...
    Mais uma vez obrigada pela dica!!!
    Lesse o comentário que deixei sobre meus livros favoritos???? A maioria veio daqui das tuas dicas... Beijãooooo flor, apareça sempre!!!

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo