quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Desafio Literario - Setembro: O Bobo da Rainha - Philippa Gregory

Continuando com minhas postagens atrasadas do Desafio Literario 2010:

Tema: Romance Historico
Mes: Setembro
Livro Escolhido: O Bobo da Rainha (The Queen's Fool)
Autora: Philippa Gregory
Editora: Record
Numero de paginas: 532 paginas



Sinopse: Numa época em que uma mulher inocente pode queimar por heresia ou ser enforcada por heresia, espionar a rainha por amor a um traidor é a mais perigosa das escolhas. Em O Bobo da Rainha, Phillipa conta a história da judia Hannah. Fugindo da Inquisição, ela chega ao palácio de Whitehall e ingressa na corte dos Tudor, onde a conspiração espreita a cada mesura. A serviço do belo Robert Dudley, a jovem, que possui o dom da premonição, é enviada para espionar a princesa Mary Tudor, herdeira esquecida de Henrique VIII e Catarina de Aragão.


Em vez da temida tirana, Hannah encontra uma mulher ansiosa por sua chance de usar a coroa e motivada por um desejo visceral de fazer seu povo reaver a verdadeira fé, a fé Católica. Tudo isso, enquanto sua irmã, a protestante Elizabeth, observa atentamente seus erros e reza por sua morte.

Dividida entre a paixão por Dudley e o dever familiar, extasiada com os próprios dons e apreensiva em relação ao desconhecido, Hannah deve encontrar um caminho para atravessar esses tempos perigosos nos quais ela é ao mesmo tempo testemunha e artífice. Tempos nos quais professar a religião errada era uma sentença de morte; ciência e magia eram uma única arte; e amor verdadeiro podia significar a morte.



O livro eh sobre: uma historia de amor, intrigas e traicoes, mas tambem sobre  intolerância religiosa. Hannah é ficcional, mas calcada na realidade; ela é inspirada em Thomasina, que foi bobo de Edward, Mary e Elizabeth e viveu na corte em tempos conturbados.A autora se utiliza de documentos da era Tudor para retratar com perfeição essa jovem mulher, Hannah, o homem cuja ambição é maior que seus princípios (Robert) e uma rainha que não poderá perdoá-los (Mary).




Eu escolhi este livro porque: amo Historia e adoro os livros dessa autora; principalmente sobre a dinastia Tudor. A sequencia de livros eh a seguinte: A Princesa Leal, A irma de Ana Bolena (achei pessima a adaptacao para o cinema), A Heranca de Ana Bolena, O Bobo da Rainha, O Amante da Virgem (o unico que nao consegui terminar de ler), The Other Queen e The Wise Woman. Os dois ultimos ainda nao li e nao sei se tem edicao em portugues.

Sei que Philippa faz uma extensa pesquisa quando escreve seus livros e apesar de gostar bastante de seu estilo, acho que as vezes ela viaja um pouco...rs...mas seus livros sao diversao na certa, principalmente para quem curte Historia. Eh um modo de conhecer mais sobre esse periodo da Historia Inglesa, sem parecer que esta estudando. Eu, particularmente, gosto mais do seriado The Tudors (que tambem viaja bastante, eh claro); tenho todas as temporadas e so nao assisti a ultima, que comprei aqui nos EUA. Tambem nao gostei muito do jeito que ela retrata Elizabeth, porque amo os filmes protagonizados por Cate Blanchet. Acho que ela colocou Elizabeth como vila e Mary como heroina, o que nao eh bem verdade, ja que Mary foi uma rainha extremamente cruel (o drinque Bloody Mary tem esse nome em sua "homenagem").

A leitura foi: muito boa e rapida; apesar de seus livros serem sempre longuissimos, eh uma leitura muito gostosa.

 
Sobre a autora: Philippa Gregory nasceu no Quénia em 1954, mas mudou-se com a família para Bristol, na Inglaterra, quando tinha dois anos. Frequentou a Universidade de Sussex, onde um curso de Iniciação à História viria a mudar a sua vida. Até hoje já publicou 24 livros – muitos deles bestsellers. Philippa Gregory é doutorada em Literatura do Século XVII pela Universidade de Edimburgo e os seus romances refletem uma pesquisa e um pormenor histórico meticulosos. O seu período favorito da História é a época Tudor, sobre a qual já escreveu vários romances, alguns dos quais foram adaptados pela BBC a dramas históricos.


Fonte da pesquisa: site Wook (http://www.wook.pt/)

Esse foi o unico mes que nao li os dois livros; o escolhido era "Moca com Brinco de Perola" e nao deu tempo..rs

12 comentários:

  1. Engraçado ter visto o seu comentário sobre este livro no dia em que a Rainha Maria I da Inglaterra morera... Li o livro principalmente por causa de Maria Tudor, acho ela genial, não que eu a ache um exemplo, mas, acima de tudo, ela foi humana. Soube esperar para ser rainha com uma paciência invejável, pois amava seu irmão. Maria não foi tão pouco cruel quanto sua irmã Elizabeth. Maria era para ser elogiada até hoje, pois ela poderia ter matado sua irmã, não o fez por a amor, não a ela, mas sim a Inglaterra!

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Sei que Elizabeth nao foi santa; naquele tempo, era so perseguicao e morte mesmo...so trocava a religiao do perseguido..rs
    Obrigada pela visita e pelo comentario.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lia! Tudo bem? Eu já tinha colocado esse livro na minha lista. Agora vc me dizendo que é bom, é como um atestado de que é realmente bom. Vc já leu os livros da Geraldine Brooks, Sr March, Um Ano de Milagres, As Memórias do Livro? Ganhei os três e li Um Ano de Milagres. Adorei! Recomendo pra vc que gosta de romance histórico. beijos,

    ResponderExcluir
  4. Oi, Glorinha
    Tudo bem, e vc? Fico feliz por confiar na minha opinião! Adoro Geraldine Brooks; "As memórias do livro" é um dos meus livros favoritos! E amei "Senhor March" tb, mas antes de ler esse é bom ler "Mulherzinhas" de Louise May Alcott, já que o Senhor March do titulo é o pai das meninas desse livro. Já o outro que vc citou ainda não conheço; vou procura-lo por aqui! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Lia não conhecia este livro e ainda não li nenhum livro desta autora, gostei muito da resenha, vou colocar na minha listinha de próximos livros. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lia! Da Philippa Gregory eu só li(e tenho) A irmã de Ana Bolena, que achei ótimo! Quero os outros, mas ainda tem outros na lista!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Martinha
    De nada, espero que goste..bjs

    Oi, Ninna
    Eh otimo mesmo, e os outros tb..bjs

    ResponderExcluir
  8. Concordo ctg, o filme de 'A Irmã de Ana Bolena' foi bem fraquinho perto do livro...

    Quero ler esse já faz tempo! ;)

    ResponderExcluir
  9. Eu sou doida pra ler essa série, mas são vários livros, caros e longos, então vou deixar pra quando estiver mais tranquila.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Lia, já li Mulherzinhas...obrigada pelas dicas. beijos,

    ResponderExcluir
  11. Oi Lia
    Gostei muito da historia do livro, ja' anotei na minha lista. Ainda bem que nao vi o fime A Irma de Ana Bolena, vou deixar para ler o livro. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Fernanda
    Na maioria das vezes, o livro eh bem melhor do que o filme...

    Oi, Cintia
    No Brasil sao caros mesmo, mas aqui nao sao nao...bjs

    Oi, Glorinha
    De nada. Bjs

    Oi, Larissa
    Leia o livro antes, eh melhor. Bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo