segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Desafio Literario - Novembro: Sei la - Margarida Rebelo Pinto


Mes: Novembro
Tema: Escritores (a) portugueses (a)
Livro Escolhido: Sei La
Autora: Margarida Rebelo Pinto
Editora: Record
Numero de paginas: 270

Sinopse: "Madalena tem 30 anos, eh independente, sofisticada e inteligente, mas, como todas as mulheres modernas de trinta e poucos anos, esta em crise. E nao eh sem motivos: ela tenta reconstruir sua vida amorosa depois de um relacionamento fracassado, que deixou uma grande paixao; odeia cada vez mais seu trabalho como reporter em uma revista de celebridades; morre de inveja de seus irmaos, todos bem casados e bons pais, e, acima de tudo, nao consegue decidir que rumo dar a sua vida. Em companhia das grandes amigas Marina, Catarina, Luisa e Teresa - mulheres com tantos problemas quanto os seus -, Madalena conta seus dilemas, insegurancas e, principalmente, seus (muitos) desejos para o futuro." (retirado da orelha do livro)

O livro eh sobre: Sei Lá retrata o dia-a-dia de uma geração que dificilmente assume compromissos, com dificuldade em fazer escolhas e que por isso se sente permanentemente insatisfeita.É um relato critico  de uma parcela da sociedade urbana portuguesa (da mesma forma que poderia ser da brasileira, inglesa, francesa ou americana), dos seus medos, das suas dúvidas, das suas ambições, dos seus sonhos, fraquezas e preconceitos - na perspectiva de uma mulher que, ansiando por uma vida diferente,  descobre que, afinal, as pessoas raramente são aquilo que aparentam ser...
Porque escolhi este livro: Na verdade, meu livro escolhido era um do Fernando Pessoa e o reserva, um do Saramago. Os dois do meu marido. Com a mudanca, nao sei onde foram parar..rs..entao peguei esse, que tinha trocado no site Trocando Livros e resolvi le-lo.

A leitura foi: legal, apesar dos muitos termos em portugues de Portugal, que a editora decidiu nao traduzir. Tem ate um glossario no final, mas nao sao todas as expressoes que estao la e as vezes dava preguica de ficar procurando o significado. Mas da para entender tudo, de um modo geral.

Achei um livro gostoso de ler, mas acho que a escritora enrolou muito no inicio ate o meio do livro...como demora para Madalena engatar um romance!! E quando engata, tudo se desenvolve rapido demais; tem ate um suspense no final que renderia muito mais historia se o livro nao tivesse acabado de repente! Li em algum lugar que o livro estava sendo adaptado para o cinema, mas nao sei se ja ficou pronto. Fiquei curiosa para ler outros livros dela, parecem ser legais, principalmente Pessoas como nos.




Sobre a autora: Margarida Rebelo Pinto licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade Clássica de Lisboa e iniciou a actividade de jornalista em várias publicações como: O Independente, Se7e, Marie Claire e Diário de Notícias. Enquanto escritora, escreveu seis romances, quatro livros de crónicas, um livro para crianças e uma biografia.

O seu primeiro livro, Sei lá, publicado em 1999, foi um dos maiores sucessos de vendas em Portugal, atingindo números de vendas pouco usuais para o país. Mais tarde, com os seus títulos seguintes, rapidamente alcançou um êxito similar. Atualmente, as suas obras encontram-se traduzidas na Espanha, Brasil, Países Baixos, Bélgica, Alemanha e Lituânia. Paralelamente à escrita, Margarida dedicou-se também ao cinema, sendo a autora do telefilme da SIC Um Passeio no Parque e, mais recentemente, às peças de teatro. (Fonte: Wikipedia)

10 comentários:

  1. Olá.

    Muito bacana a resenha e a escolha também. Achei interessante e bemforado circuito do desafio, a maioria optou pelo clássico e genail Saramago.

    Fiquei curiosa, pois não conhecia a autora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Daniela
    Era para eu ter escolhido como a maioria..rs...mas como vc disse, foi bom para conhecer mais sobre outros escritores de Portugal. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Não fiquei tão interessada assim...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ninna
    Nao eh tao legal assim mesmo...bjs

    ResponderExcluir
  5. Hello!
    Bacana nos apresentar uma autora diferente né? A estória parece bem simples, meio fast food, é isso mesmo?
    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. O interessante com amantes de leitura que quase sempre acreditamos poder acrescentar algo diferente no livro lido, ótima resenha, mais uma escritora desconhecia que me chama atenção, direto para minha estante de futuras leituras... abraços

    ResponderExcluir
  7. Lia
    O livro que estou lendo tambem tem muitas expressoes em portugues de Portugal que `as vezes ate' acho diferente mas no todo cansa um pouco, apesar de estar gostando muito da leitura. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia! Ler no português de portugal é diferente e estranho...
    Mas gostei desse livro, interessante!

    bjuss

    ResponderExcluir
  9. Uêba! Novidade no pedaço. Parece-me leve e fácil de entreter. Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  10. ola.gostava que passasses no meu blog: http://palavrassoltas-carol.blogspot.com/
    deixa a tua opinião
    p.s gosto mt do teu blog.

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo