terça-feira, 30 de novembro de 2010

Desafio Literario: Novembro: Mensagem - Fernando Pessoa (Livro Reserva)

Mes: Novembro
Tema: Escritor Portugues
Livro Escolhido: Mensagem
Autor: Fernando Pessoa
Editora: Abril
Numero de Paginas: 112

Sinopse: Mensagem é o mais célebre dos livros do poeta português Fernando Pessoa e o único que ele publicou em vida.  A obra trata do glorioso passado de Portugal de forma apológica e tenta encontrar um sentido para a antiga grandeza e a decadência existente na época em que o livro foi escrito. Glorifica acima de tudo o estilo camoniano e o valor simbólico dos heróis do passado, como os descobrimentos portugueses.

O livro é  sobre: uma revisao da historia de Portugal, com seus herois e mitos, nao com o objetivo da exaltacao vazia e vulgar, mas para restaurar o futuro glorioso, mesmo que problematico, de Portugal. O livro é dividido em tres partes: "Brasao", "Mar Portugues" e "O Encoberto"; cada uma delas é composta de varios poemas, varias vozes que se cruzam. Na primeira parte, Pessoa evoca reis e principes que foram os herois de Portugal. A segunda parte, reune poemas que ele ja havia publicado em 1922. Neles, encontramos os herois que, impulsionados pelos reis, foram os verdadeiros responsaveis pela expansao portuguesa, como Vasco da Gama, Bartolomeu Dias, Fernao de Magalhaes, etc. Na terceira e ultima parte, o poeta parece querer reafirmar a possibilidade de recolocar Portugal no mapa do mundo da cultura.

Eu escolhi este livro porque: Havia escolhido outro livro de Fernando Pessoa, uma prosa e nao poesia. Mas o livro ficou para tras na mudanca entao resolvi ler esse, uma edicao maravilhosa da colecao Classicos, da Editora Abril. Gosto muito da poesia de Pessoa, ja havia lido alguns poemas soltos, mas nunca um livro inteiro.

A leitura foi: agradavel, apesar de ser mais dificil ler poesia do que prosa; esta edicao é muito boa porque ha muitas notas explicando a maioria dos poemas, entao nao fica dificil entender o contexto em que esta situado. No final do livro, tambem ha uma breve biografia do autor e foi onde descobri que dia 30 de novembro foi o dia da morte de Pessoa, ha 75 anos. Foi muita coincidencia eu escrever esta resenha justo hoje.

O meu poema favorito é "Mar Portugues"; acho que resume bem a mensagem do livro:

"Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!


Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

 
Quem quere passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu."


Sobre o autor: Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 — Lisboa, 30 de Novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português. É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luís de Camões.

Ao longo da vida trabalhou em várias firmas como correspondente comercial. Foi também empresário, editor, crítico literário, activista político, tradutor, jornalista, inventor, publicitário e publicista, ao mesmo tempo que produzia a sua obra literária. Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterónimos, objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra. Centro irradiador da heteronímia, auto-denominou-se um "drama em gente". Fernando Pessoa morreu de cirrose hepática aos 47 anos, na cidade onde nasceu. Sua última frase foi escrita em Inglês: "I don't know what tomorrow will bring… " ("Não sei o que o amanhã trará").

Fonte da pesquisa: Wikipedia e notas do proprio livro.

11 comentários:

  1. Gostaríamos que conhecesse o nosso blog. Achamos que vai gostar! Um abraço!
    http://absintomuitorock.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Lia, faz tempo que acompanho o seu blog e já li vários livros indicados por vc que foram muito bons, como eu sei que vc gosta de bons livros, eu nesta semana por um acaso comprei dois livros best bolso mas não imagina que eram excepcionais, muito bons são "Resgate um coração partido" Susan RIchards em inglês "Chosen by a horse" e "Sobrevivi para contar" de Imaculee Ilibagiza em inglês "Left to tell", tenho certeza que vc também vai amar estes livros, fazia tempo que não chorava como chorei lendo estes livros.
    Ate mais, e obrigada pelas dicas que vc nos dá, este ano li muito bons livros.

    ResponderExcluir
  3. Oiê, há pouco tempo descobri que gosto muito de poesia. Considero mais difícil compreendê-las.

    Excelente resenha!

    ResponderExcluir
  4. Lia
    Que linda a capa do livro, adorei!!! Eu li Fausto e realmente e' mais dificil ler em poesia. Gostei muito da sua resenha e nao conhecia este titulo de Fernando Pessoa. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Lindo seu post, amei!
    Adoro Fernando Pessoa, eita poeta inteligente!
    Este é o meu livro preferido dele, mas tem que gostar muito de Literatura Portuguesa para entendê-lo. Eu gosto muito e parece que você também, que bom! E o mito sebastianista que invoca o livro é muito, muito lindo.Beijos

    ResponderExcluir
  6. Lindo seu post Lia, amei!
    Adoro Fernando Pessoa, eita poeta inteligente!
    Este é o meu livro preferido dele, mas tem que gostar muito de Literatura Portuguesa para entendê-lo. Eu gosto muito e parece que você também, que bom! E o mito sebastianista que invoca o livro é muito, muito lindo.Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adoro Fernando Pessoa! Quando passei no vestibular ganhei de presente da minha mãe um box da L&PM pocket que tinha todas as poesias dele, publicadas sobre todos os pseudônimos! Nada mais apropriado, já que faço Letras^^
    Beijos Lia!

    ResponderExcluir
  8. Olá Lia! Deixei um selinho para você no meu blog:
    http://descobrindojaneausten.blogspot.com
    B-jus

    ResponderExcluir
  9. Olá, Lia, suas postagens estão a todo vapor, que bom para nós. Este livro de Fernando Pessoa parece interessante, mas prefiro as poesias. O jeito dele escrever é divino. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Ola, Absinto
    Obrigada pelo convite..irei conhece-lo.

    Oi, Martinha
    Vou anotar as dicas, obrigada. Bjs

    Oi, Vivi
    Obrigada, e eh mais dificil sim compreende-las..bjs

    Oi, Larissa
    Linda mesmo a capa..um capricho. Bjs

    Oi, Monica
    Obrigada...eu realmente amo literatura, tanto a portuguesa como a brasileira...e adoro aprender mais sobre Fernando Pessoa, foi muito gratificante a leitura. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ninna
    Que legal, deve ser muito bom esse box. Vc faz Letras? Eu fiz ate agosto, ai tranquei pq me mudei. Bjs

    Oi, Bruna
    Obrigada, amei! Bjs

    Oi, Cecilia
    Estou tentando postar sempre..rs...e esse livro eh de poesias sim..bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo