terça-feira, 9 de novembro de 2010

Comprometida - Elizabeth Gilbert



Sinopse


A viagem de Elizabeth Gilbert em "Comer, Rezar, Amar" atraiu mais de sete milhões de leitores pelo mundo. "Comprometida" conta a história do que a autora descobriu depois. A história começa 18 meses depois do fim do livro anterior, crônica sobre o ano em que a autora enfrentou um divórcio, uma depressão debilitante e outro amor fracassado até que se livrou de todos os bens materiais, demitiu-se do emprego e partiu para uma viagem de um ano pelo mundo, sozinha. Nos últimos capítulos de "Comer, Rezar, Amar", Liz Gilbert conhece o brasileiro Felipe. Naturalizado australiano e divorciado, ele vivia na Indonésia quando conheceu Liz, 17 anos mais nova - é ele o "coroa" da dedicatória do novo livro escrita em português até na edição de língua inglesa. "Perto do fim da viagem, encontrei Felipe, que havia anos morava sozinho e tranquilo em Bali. O que veio em seguida foi atração, depois uma lenta corte e, finalmente, para nosso espanto mútuo, amor".
 
Com humor e inteligência, o livro examina questões de compatibilidade, paixão, fidelidade, tradição familiar, expectativas sociais, os riscos de divórcio e as responsabilidades mais mundanas. Liz Gilbert desfaz os mitos, desmonta os medos, constrói uma perspectiva histórica e troca, enfim, fantasias românticas por vitais compromissos emocionais. Assim, o livro se torna uma celebração do amor - com toda a complexidade e as consequências que o amor verdadeiro, sem ilusões, sempre acarretará.

Eu li "Comer, Rezar, Amar" ha muito tempo e nao me lembro muito bem dos detalhes...por isso fiquei com muitas duvidas durante a leitura de "Comprometida"...lembro do inicio quando ela descreve  o final de seu primeiro casamento e o quanto sofreu com o divorcio. Minha duvida maior eh: o que teria acontecido de tao ruim que deixou a escritora com tamanha ojeriza ao casamento como insttituicao?? O fato principal do livro eh o seguinte: como o "namorado" (nem ela sabe direito como se referir ao brasileiro Felipe, seu amor no livro) dela nao era americano,  nao possuia cidadania americana e eles moravam nos Estados Unidos, para nao criar problemas com a imigracao eles passavam um tempo fora e depois voltavam para o visto nao vencer. So que, depois de muito tempo entrando e saindo do pais, um dia a imigracao resolveu prende-lo e deporta-lo. A unica solucao para o problema era simples: se eles se casassem, ele poderia entrar e sair do pais tranquilamente...e a partir dai os problemas (para ela, claro) comecam...ela tornou-se totalmente contra o casamento depois do divorcio...

Sinceramente?? Da raiva dela em alguns pontos do livro...afinal, ela ama ou nao Felipe? O que poderia acontecer de tao horrivel se assinasse um papel, se casando, mesmo sem cerimonia e coisa e tal?? Achei interessante a ideia do livro, de escrever sobre a instituicao casamento e contar um pouco sobre sua historia, como surgiu, como evoluiu, etc...mas ela faz drama demais!! Resumindo: ela acaba se casando, claro, mas nao sem muita reclamacao e bla bla bla...esse Felipe deve gostar muito dela mesmo para aguentar tanto drama...rs 

9 comentários:

  1. kkkkkkkk Tô rindo muito com a sua resenha.
    Eu entendi assim : Enquanto ela esperava a solução do consulado americano, ela resolveu pesquisar sobre o casamento e enfrentar seus fantasmas interiores em relação a esse assunto. Tudo isso porque enquanto o consulado não concordasse com o processo deles, Felipe não poderia voltar aos EUA de jeito nenhum. Pode reparar que quando o processo terminou eles acabaram casando.
    Pra mim valeu a leitura mas eu concordo plenamente com você. Ela fez muito drama ! rsrsrsrs

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Tô doida pra ler esse livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lia eu li este livro e gostei muito da sua resenha, concordo plenamente com vc a autora fez muito drama. Mas mesmo assim é um bom livro para se ler.

    ResponderExcluir
  4. Não tinha visto esse livro ainda, gostei bastante da capa.

    http://partesdeumdiario.blogspot.com/
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Estou louca para ler, ainda bem que o meu "Comer rezar e amar" e ele estão chegando nesta semana ^.^

    Legal a resenha [meia revoltada kkkk]
    Beijinhos!
    =)

    ResponderExcluir
  6. Oi Lia, bom ver que você voltou com a carga toda. Estava com saudades das suas resenhas. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Luka
    Eh, foi isso mesmo..e bota drama nisso..rs..bjs

    Oi, Ninna
    Vale a pena, apesar de toda a frescura dela..rs..bjs

    Oi, Luana
    Eh bem bonita mesmo a capa..bjs

    Oi, Celsina
    So um pouquinho revoltada..rs..mas gostei do livro de um modo geral..bjs

    Oi, Cecilia
    Estou tentando ser mais regular nas postagens..bjs

    ResponderExcluir
  8. Ola,

    Gosto muito de ler, gostaria de saber como baixar esses livros que vc postou aqui...
    Parabéns pelo seu blog, esta muito legal!!


    Rebeca

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rebeca
    Obrigada pela visita e pelo elogio..nao sei como baixar esses livros, nao tenho costume de ler e-books. Bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo