sábado, 30 de outubro de 2010

Desafio Literario: Outubro: A Guerra de Clara - Clara Kramer

Estou muito, mas muito atrasada com as postagens do Desafio Literario...a leitura esta em dia; li os dois livros do mes de agosto, um de setembro e um de outubro (porque o reserva ja havia lido bem antes, entao nao valeu), mas nao consegui escrever as resenhas. Nao sei se vale postar as resenhas bem depois do prazo; vou perguntar para Vivi. Para nao atrasar ainda mais, resolvi postar o do mes de outubro, que acabei de ler.

Tema: Licao de Vida
Mes: Outubro
Livro escolhido: A Guerra de Clara
Autora: Clara Kramer
Editora: Ediouro
Numero de paginas: 335 paginas

Sinopse: "Em 21 de julho de 1942 os nazistas invadiram a Polônia. Na pequena cidade de Zolkiew, a vida de uma pequena judia chamada Clara Kramer jamais seria a mesma. Enquanto milhares a sua volta eram assassinados ou escravizados, Clara e sua família eram mantidos perigosamente escondidos em um porão. Vivendo sobre a proteção do Sr. Beck, um anti-semita declarado e beberrão que odiava a todos, mas que preferiu abrigar uma família judia ao vê-los morrer. Esta é uma história sobre intolerância e perdão, vistos através dos olhos de uma menina."

O livro e sobre: Holocausto, preconceito, perseguicao, mas, acima de tudo, sobre sobrevivencia e  um relato do triunfo da solidariedade sobre o horror e do amor de uma pessoa  pelo proximo, que ultrapassou todas as barreiras para conseguir a salvacao de poucas pessoas no meio de tantas vidas perdidas.

Eu sei que tem livro pra caramba sobre esse assunto e muita gente nao le porque acha que eh triste demais...sinceramente, eu acho que nunca tera livro suficiente que descreva esse horror que foi o Holocausto...e este, particularmente, eh um livro muito duro de se ler, por causa da franqueza, do modo como a autora conta o sofrimento pelo qual passou. A historia pode soar meio parecida com a da Anne Frank, mas apesar de ter sido baseado em um diario escrito durante o periodo que ela passou no esconderijo, o livro nao eh o diario, como o de Anne e foi escrito muito tempo depois do ocorrido. Talvez por esse motivo, seja mais pesado; a autora esta mais madura e pode refletir sobre tudo que passou. Tambem o esconderijo em si eh bem diferente; enquanto Anne Frank viveu em uma casa (um sotao com varios comodos), Clara e mais 17 pessoas passaram dezoito meses em um esconderijo embaixo de uma casa, com pouquissimo espaco, nao conseguiam nem ficar em pe...alguem pode imaginar o que eh isso???

A historia comove tambem pelo modo cru de contar o fim de muitos de sua familia e conhecidos...de todos os cinco mil judeus que moravam na mesma cidade de Clara, apenas cinquenta sobreviveram. E ela e mais duas criancas eram as unicas que ainda possuiam pais...

Para concluir, apesar de toda tristeza, valeu a pena a leitura. E acho que este livro me tocou muito mais do que o Diario de Anne Frank, que eh um livro que adoro. Recomendo demais a leitura.

Eu escolhi este livro porque: Comecei ler esse livro ha um tempo atras; nao sei porque a leitura enroscou e resolvi deixar para depois. Quando fiz a lista do Desafio, achei uma boa oportunidade de le-lo de vez. E nao me arrependi.

A leitura foi: muito proveitosa. Eh um livro muito facil de ler, a leitura flui bem. So achei que o revisor "comeu barriga", ou devia estar meio bebado quando revisou este livro; nunca vi tanto erro de grafia...letras trocadas, erros de portugues...que vergonha, Ediouro...


PS. Gostaria de pedir desculpas novamente a todos que deixaram comentarios nos ultimos posts; nao tive tempo de responder...mas estou muito feliz porque voces nao me abandonam apesar do meu sumico constante...rs...





12 comentários:

  1. Quero muito ler! Vi vários elogios e parece comovente. Não consigo nem imaginar como foi viver nessas condições por tantos meses.

    ResponderExcluir
  2. Oi,Ana Maria
    Nem da para imaginar mesmo...eh algo tao desumano...leia sim, eh muito bom! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Lia saudades das tuas postagens, também achei interessante este livro vou procurar para ler. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Martinha
    Eu tb estava com saudade de escrever os posts..rs..de nada, leia sim, vai gostar. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei com curiosidade de ler esse livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lia
    O tema muito me interessa. Anotei a dica especial de leitura. Valeu! E, claro, pode postar resenhas atrasadas, basta me mandar o link para que eu posso incluí-las nas listas de resenhas dos meses correspondentes.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Oi Lia!!!

    Eu também curto esse estilo, não me canso e nem me importo da tristeza que é. Nem posso imaginar como é ter passado por algo assim.

    Bjuss

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nina
    Leia, vale a pena..bjs

    Oi, Vivi
    Logo, logo mando as resenhas atrasadas..rs..bjs

    Oi, Claudia
    Eh horrivel demais para imaginar mesmo...bjs

    ResponderExcluir
  9. Lia
    Esse e' meu livro reserva, estou quase acabando e adorando!!!!!! Pena que nao consegui postar a resenha, a sua resenha esta' o'tima!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Larissa
    É ótimo mesmo, né?
    Obrigada pelo elogio, bjs

    ResponderExcluir
  11. Lia,

    Adoro livros sobre o tema embora me angustiem muito. É o tipo de livro que eu preciso ler quando estou muito bem.
    Vai para minha lista.
    Bacio, Erica

    ResponderExcluir
  12. Oi, Erica
    Eh verdade, com um humor um pouco melhor fica mais facil ler historias como essa. Bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo