sexta-feira, 9 de julho de 2010

O Retorno - Victoria Hislop


Quando o passado retorna ao presente, o futuro se torna ainda mais imprevisível. E, nesse livro, redentor.

Sinopse

Sonia Cameron está na Espanha, em férias, para comemorar o aniversário de 35 anos da melhor amiga com aulas de flamenco. Sua intenção é apenas dançar e se divertir. Em Londres, deixou a aridez e as exigências do cotidiano e um casamento em crise. Em um café sossegado de Granada, contudo, uma conversa casual com o proprietário e uma intrigante coleção de fotografias antigas a atraem para a história extraordinária da Guerra Civil Espanhola e da vida de personagens locais encantadores e marcantes, como toureiros, dançarinas, músicos e o poeta García Lorca. Setenta anos antes, o café era o lar dos Ramírez, família que em 1936, presencia as piores atrocidades do golpe militar liderado pelo general Francisco Franco, e vivencia o despedaçar do frágil equilíbrio do país. Divididos pela política e pela tragédia, todos escolhem um lado e travam uma batalha pessoal à medida que a Espanha se dilacera. O Retorno é uma cativante e complexa lição sobre perdas e lealdade, narrada em um contexto histórico fascinante e muito bem-construído. Encantador e profundamente comovente, o segundo romance de Victoria Hislop é tão inspirador quanto sua obra de estreia, o best-seller internacional A ilha.

Gosto muito de descobrir livros que não são muito "famosos"...esse eu vi a propaganda em um jornal e a chamada atraiu minha atenção. Quando li a sinopse fiquei mais interessada ainda. E não me decepcionei com a leitura, é uma linda história. Demora um pouquinho para engrenar, mas quando engrena...somos transportados para a Espanha das dançarinas de flamenco, toureiros e toda atmosfera mágica da cidade de Granada.

É muito interessante a maneira como a vida de Sônia acaba se cruzando com a família Ramirez e as consequências que as descobertas feitas terão sobre sua vida. Quando o atual proprietário do café El Barril, Miguel,  começa a contar sobre os antigos donos, a família Ramirez, a história da  Guerra Civil Espanhola se mistura a vida daquelas pessoas e as transforma terrivelmente. Sônia  fica envergonhada por admitir que não conhecia nada sobre esse período trágico da história espanhola, que deixou cicatrizes nas pessoas e na cidade de Granada. Conhece mais sobre o famoso poeta Federico García Lorca, que viveu na cidade e lá foi assassinado pelo regime de Francisco Franco. Mas envolvente mesmo é a saga da família Ramirez, com o casal Pablo e Concha e seus quatro filhos: Antonio, o mais velho, é o erudito da casa; Ignácio é o altivo, toureiro exímio e orgulhoso; Emílio é quieto, retraído e homossexual; Mercedes, a caçula, uma das melhores dançarinas de flamenco que Granada já viu. A vida de todos eles é afetada e transformada pela guerra, todos sofrerão, alguns lutando ao lado do ditador, outros contra.

O que mais atrai Sônia, é a imensa paixão de Mercedes pela dança, pois foi quando começou a aprender a dançar que as mudanças começaram a ocorrer em seu casamento e dentro dela, principalmente. Não achei o final tão surpreendente; no decorrer da história já dá para descobrir o que irá acontecer. Mas valeu muito a pena, quero muito ler o seu primeiro livro, A Ilha.



Sobre a autora: Victoria Hislop é escritora e jornalista. Escreve artigos sobre viagens para o The Sunday Telegraph, artigos sobre educação para o Daily Telegraph e diversos artigos generalistas para a Woman & Home. Atualmente, vive em Kent com a sua família. Depois de publicar o seu primeiro romance, "A Ilha", Victoria Hislop foi aclamada pela crítica.







Uma poesia para completar o clima espanhol:


As seis cordas - Federico Garcia Lorca


A guitarra

faz soluçar os sonhos.

O soluço das almas

perdidas

foge por sua boca

redonda.

E, assim como a tarântula,

tece uma grande estrela

para caçar suspiros

que bóiam no seu negro

abismo de madeira.




Abaixo, um vídeo sobre o livro, acho que é da edição portuguesa:









5 comentários:

  1. Nossa eu já vi este libro no submarino para comprar e fiquei super curiosa com a história, a capa desse livro é linda!
    Parece um livro bastante agradável...
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Liaaa, amei o vídeo, super impactante (a música dá um tom leve) adorei!
    A história em si, não me atraiu muito, mas depois que lí sua opinião e vi o vídeo, fiquei interessada, e eu também adoro livros 'menos conhecidos'... hehe

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Lia, adorei a resenha.
    Achei a sinopse desse livro interessante, mas não tinha achado resenha dele para confirmar se era bom ou não.
    Quero ler. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que livro interessante.
    O último que li e que me fez ver igual vc um mundo diferente foi Paixão índia, não sei se vc conhece, mas eu adorei. Fica a dica!
    Quanto a esse nunca tinha visto, mas vou adicionar na minha lista de livros para comprar.
    Amei sua visão sobre o livro!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Beli
    Linda a capa mesmo...

    Oi, Mirelli
    Eu tb não me empolguei muito no começo, mas depois se torna bem envolvente

    Oi, Lu
    Leia, é bem bonito.

    Oi, Leninha
    Obrigada pelo elogio. Ainda não li Paixão India, sempre tive curiosidade mas não sabia se valia a pena, é bom?

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo