segunda-feira, 19 de julho de 2010

Novo livro de John Boyne



Gostei muito do primeiro livro (a fazer sucesso, porque antes desse já havia escrito três livros) de John Boyne, O Menino do Pijama Listrado. Chorei muito, muito mesmo no final. Já o outro - O Garoto no Convés - é bem diferente, mas muito interessante também. Agora, ele lança O Palácio de Inverno (em inglês: The House of Special Purpose). O livro será lançado na Bienal de São Paulo, em agosto, com a presença do escritor. Achei a história bem interessante.

"Em O Palácio de Inverno, que a Companhia das Letras lança no próximo mês, John Boyne usa um expediente ao qual já havia recorrido em O Menino do Pijama Listrado e O Garoto no Convés, os dois romances dele já publicados por aqui - uma história que corre em torno de uma testemunha de grandes fatos históricos que não tem discernimento para avaliar o que vê.

 
Mas, desta vez, Boyne mexeu um pouco na fórmula. Em vez de seguir uma narrativa linear, criou um romance em fragmentos, cuja frase inicial ("Meus pais não foram felizes no casamento") já mostra o distanciamento de alguém com capacidade para julgar o passado. O personagem em torno do qual corre a história é Geórgui Danielovitch Jachmenev, um camponês que, durante a adolescência, na Rússia, tenta impedir o melhor amigo de cometer um crime e se envolver numa enrascada, e, por uma dessas ironias da vida, acaba sendo tomado por herói. O caso é que o homem que seu amigo planejava matar era ninguém menos que o grão-duque Nicolau Nicolaievitch, primo do czar Nicolau Romanov. É o que basta para o adolescente ser cooptado para trabalhar como guarda-costas do filho único do czar - e se apaixonar pela filha dele, Anastasia -, passando a acompanhar de perto os assassinatos e as crises que culminariam na Revolução Russa, em 1917.

Mas é na velhice, enquanto a mulher com quem passou a vida inteira agoniza com um câncer em estágio avançado no hospital, no ano de 1981, que Jachmenev começa a contar essa história. O leitor logo fica sabendo que a maior parte da vida o personagem passou longe de familiares e de sua terra natal. Enquanto a Rússia vivia mudanças turbulentas, mudou-se com a mulher para Paris, e cinco anos depois o casal se instalou na Inglaterra, onde passaria o resto dos dias."

Reportagem publicada no jornal O Estado de São Paulo de 18/07/10

11 comentários:

  1. A história parece ser mesmo maravilhosa, ainda mais por ser ambientada na Rússia!! :D ;*

    ResponderExcluir
  2. Nossa fiquei com vontade de ler este livro, eu li já os dois livros dele é gostei muito, espero ir na bienal e adquirir este livro quem sabe eu consiga o autografo tambem dele rsrs.

    ResponderExcluir
  3. Ei Lia,

    Eu chorei horrores com O menino do pijama listrado, muito lindo. O garoto do convés quero ler mas ainda não li. Este novo também me pareceu muito bom :)

    bj

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rê
    Tb acho que deve ser uma história ótima..gosto muito de enredos históricos..bjs

    Oi, Martinha
    Tb estou contando com isso...gostaria muito de ter esse livro autografado. Bjs

    Oi, Nanda
    O Garoto no Convés é bem diferente do Menino do Pijama Listrado, mas tb é muito bom..bjs

    ResponderExcluir
  5. O que vc acha de John Fante? Já leu o VINHO DA JUVENTUDE?

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rodrigo
    Conheço John Fante, mas nunca li nenhum livro dele. Já vi o filme Pergunte ao Pó, adaptado do livro com o mesmo nome.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nenhum livro dele! Estou com o Menino do Pijama Listrado e ainda não tive coragem porque sei que vou me emocionar muito!
    Mas acho que não vou escapar de adquirir esse livro na Bienal!!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  8. Oi, Camila
    É triste mas é lindo...não tenha medo de se emocionar não...rs..faz parte tb..bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Lia...sou super fã do John Boyne e numa busca de seu novo lançamento me deparei com seu blog adorável!!!
    Minha irmã é uma dessas pessoas que também moraria em uma livraria, ela compra em média uns 5 livros por semana quase......
    Parabéns....adorei!!!
    beijos
    Bruna

    ResponderExcluir
  10. Olá Lia, eu conheço apenas uma obra do escritor, O menino do pijama listrado, adorei o livro e vou procurar ler outras obras suas, Josi

    ResponderExcluir
  11. O livro "O palácio de inverno" é simplesmente maravilhoso.

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo