quarta-feira, 28 de julho de 2010

Desafio Literário: O Ladrão de Raios - Rick Riordan (Livro Reserva)

Tema: Livro adaptado para o cinema
Mês: Julho - Livro reserva
Livro escolhido: O Ladrão de Raios (The Lightning Thief)
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 387 páginas

Sinopse:

Primeiro volume da saga Percy Jackson e Os Olimpianos. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.


O livro é sobre: as aventuras do garoto-problema Percy Jackson, que tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

Eu escolhi este livro porque: estava louca para ler essa série, mas resolvi que só leria quando comprasse todos os livros lançados. Comprei o penúltimo semana passada (o último será lançado em agosto) e como a leitura do livro escolhido para esse mês está meio enroscada, li primeiro o reserva.
 
A leitura foi: muito agradável. Um livro muito fácil e rápido de ler, a leitura flui super bem. Já tinha ouvido falar muito sobre ele, mas não imaginei que fosse tão legal...adoro mitologia desde que li Os Doze Trabalhos de Hércules, de Monteiro Lobato. E é bem fiel à mitologia grega, pelo que me lembro.
 
Achei tudo meio parecido com Harry Potter; um menino problemático que descobre ter super poderes, dois amigos, um menino e uma menina que o acompanham nas aventuras, a existência de seres mitológicos e de um mundo pararelo, uma missão a ser cumprida...mas não acho que isso tudo tira o mérito do livro não...dá para se divertir bastante lendo. Depois que terminei o primeiro, li o segundo e o terceiro em dois dias e já estou no quarto. O problema é que vou terminar esse e ter que esperar até o meio de agosto para ler o próximo... Os outros livros são:
 
O Mar de Monstros (The Sea of Monsters)

A Maldição dos Titãs (The Titan’s Curse)

A Batalha do Labirinto (The Battle of the Labyrinth)

O Último Olimpiano (The Last Olympian)



Sobre o autor: Rick Riordan nasceu em 1964, em San Antonio, Texas, Estados Unidos, onde mora com a mulher e dois filhos. Por quinze anos,  lecionou inglês e história em escolas do ensino médio dos Estados Unidos. Inspirado pelo interesse do filho por mitologia, criou a série Percy Jackson e Os Olimpianos. Riordan também é autor da saga de mistério para adultos Tres Navarre e de The Maze of Bones, parte da série 39 Clues.


Muito legal o site oficial do livro. Lá podemos encontrar informações sobre todos os livros da série, sobre o escritor, jogos, downloads e muito mais. Para conhecê-lo, clique aqui .  

Quis ver o filme antes de escrever o post...fala sério!! Será que ninguém consegue fazer uma adaptação decente de um livro??? Mudaram quase toda a história...desse jeito, vou desistir de assistir filmes adaptados de livros.  Trailler do filme:
 

11 comentários:

  1. Oi!

    Ah que bom que gostou ... e nossa já esta no 4º, vou ler ele logo também ... antes do último chegar nas lojas. Bah concordo o filme ficou bem ruim mesmo.

    :)

    ResponderExcluir
  2. Oi,Passando pra conhecer seu blog.Adorei o título tbm adoraria morar em uma biblioteca ou mesmo numa livraria tipo a Saraiva, ficaria lá pra sempre,hihhi.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. oi Liaaa, td bem?? Saudades!! E aí sobreviveu às férias? Estou na última semaninha! Hahahah!! Assisti 'O ladrão de raios' no cinema, achei Harry Potter mais interessante, mas acho muito legal a dica para saber um pouco mais sobre mitologia, também sou facinada!! Como você conseguiu se segurar até compar todos? Q força você é!! Bjokas!!

    ResponderExcluir
  4. Boa dica. Tava na dúvida...mais um para a prateleira a espera de tempo para a leitura.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lia!!
    Essa é umas das minhas séries favoritas! Já li os quatro livro e estou esperando ansiosa pelo último livro e também pelo livro complementar - O Arquivo dos Semi-Deuses (ou algo do gênero!rs!!)
    Infelizmente o filme foi uma decepção!! Uma história que apenas lembrava o livro...
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  6. Oi, Claudia
    Estou tentando enrolar um pouco na leitura do último para não ter que esperar muito para ler o outro...rs..

    ResponderExcluir
  7. Oi, Flor de Lótus
    Obrigada pela visita, volte sempre...bem, eu tb ficaria muito feliz se morasse em uma Saraiva..rs...bjs

    Oi, Cris
    Sumida!! Eu tb estou na última semana e ainda sobrevivendo...rs...Acho que nem se compara, os filmes de Harry Potter dão de dez a zero no Ladrão de Raios. Leia os livros, são muito melhores. Bjs

    Oi, Rodrigo
    Essa série é muito boa, vale a pena.

    Oi, Camila
    Tem razão..parece que pincelaram algumas informações do livro e criaram uma outra história..uma pena! Eu ouvi falar sobre esse outro livro..vou querer tb...bjs

    ResponderExcluir
  8. Mais uma a falar bem do livro? O que me desamina é saber que é uma série. Eu me sinto refém de histórias assim. Amei sua resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Como estou atrasada nessa serie. Desejo muito, e até agora não vi uma critica ruim em relação a ele.
    Adorei a resenha e otima escolha. XD

    ResponderExcluir
  10. Oi, Vivi
    Eu tb me sinto refém de séries, mas não resisti..acabei lendo os quarto primeiros de uma vez e agora estou super ansiosa aguardando o seguinte..rs..bjs

    Oi, Kézia
    Obrigada, são livros muito gostosos de ler..bjs

    ResponderExcluir
  11. Tenho bastante curiosidade em ler a saga Percy Jackson!! Bem, ainda não vi o filme, pretendo alugar em breve, mas pelo trailer não parece ser muito bom. Enfim, o que me interessa é ler o livro rsss. Quando TODOS forem lançados, compro (está perto)!

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo