segunda-feira, 7 de junho de 2010

Desafio Literário - Junho: Invenção e Memória - Lygia Fagundes Telles

Tema: Escritora Brasileira
Mês: Junho
Livro escolhido: Invenção e Memória
Autora: Lygia Fagundes Telles
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 128


Sinopse: Invenção e Memória é uma coletânea de 15 contos inéditos de Lygia Fagundes Telles. A escritora mostra com seus personagens a gama de sentimentos que a chamada vida moderna provoca em cada um de nós. Uma tensão interiorizada permeia o texto, onde conflitos subjetivos são levados no ritmo da observação e da memória. Narradora intimista, com sua linguagem límpida e nervosa ela evoca cenas e estados de espírito da infância e da adolescência, alguns tristes e amargos, outros impregnados de humor sutil e fina ironia. Há, sim, morte, escuridão, solidão e loucura. Mas também bastante romantismo, crítica social e, principalmente, esperança.

O livro é sobre: O título explica bem os temas do livro: Invenção - histórias inventadas, imaginadas (como: um baile de faculdade em São Paulo quase no final da Segunda Guerra Mundial; um galo que se deixa morrer de fome depois que seu amigo peru é sacrificado para uma ceia; as relações equívocas entre um velho e um garoto vistos num restaurante; um vampiro norueguês que atravessa os séculos em busca de sua amada, uma índia brasileira) e Memória - relatos autobiográficos (como:  "Heffman", lembrança da breve experiência de Lygia no teatro amador paulistano, ou "Rua Sabará, 400", evocação do dia a dia da autora com seu companheiro Paulo Emílio quando os dois escreviam juntos o roteiro de um filme baseado em Dom Casmurro). Há ainda os contos em que a dimensão da memória parece se desdobrar na da fantasia, como em "A chave na porta", em que o encontro da narradora com um velho amigo acaba por ensejar uma história de fantasma.



Eu escolhi este livro porque: Gosto muito de Lygia Fagundes Telles; leio seus livros desde a adolescência. Gosto de seus contos que sempre têm um toque de mistério, de literatura fantástica. Adoro também seus romances, como Ciranda de Pedra e As Meninas.

A leitura foi: Uma delícia...o livro é bem curtinho; dá para ler super rápido e fica um gosto de "quero mais"...

Curiosidade:

Em novembro do ano passado, fiz um post sobre um programa que passou no canal SescTV sobre a vida de Lygia. Muito do que ela contou sobre sua vida está nesse livro.

Ah, linda a capa do livro..a Companhia das Letras relançou as obras de Lygia com um novo projeto gráfico..todas são maravilhosas!

Sobre a autora:


Nasceu e vive em São Paulo. Considerada pela crítica uma das mais importantes escritoras brasileiras, publicou ainda na adolescência o seu primeiro livro de contos, Porão e sobrado (1938). Estudou Direito e Educação Física antes de se dedicar exclusivamente à literatura. Foi eleita para a Academia Brasileira de Letras em 1985 e em 2005 recebeu o Prêmio Camões, o mais importante da literatura de língua portuguesa. (Fonte: Site da editora Companhia das Letras)

27 comentários:

  1. Lia, tenho visitado seu blog , mas sempre correndo, acho que nunca comentei. Hoje pude chegar com mais calma . Adorei o blog , estou linkando e aparecerei mais vezes. Levo também o selo do movimento comente mais.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Lia,
    Lygia e sua obra aos poucos estende uma ponte entre nós,meros leitores e ela, inventora de palavras.
    Parabéns pelo post.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vanessa
    Legal que resolveu comentar..é muito gostoso o retorno que temos dos nossos leitores, ocasionais ou frequentes...volte quando quiser...bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marcello
    Obrigada..Lygia sempre me emociona..bjs

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha! Dá pra sentir seu carinho pela autora. Muito bacana!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lia!!!
    Essa capa do livro da Lydia F. Telles está realmente linda... Tenho uma amiga de letras que está trabalhando em uma pesquisa de mestrado com as obras dela, e o foco dela é justamente a memoria. Cada vez que ela me fala da Lydia eu me apaixono, mas nunca parei para ler suas obras.Acho Invenção e Memória seria uma pela sujestão para eu começar!!! Adorei sua resenha!
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Querida, que capricho de resenha, deu vontade de me aproximar mais da Ligia. Eu tinha colocado um de seus livros para o Desafio mas acabei indo para o Cangaço (para compensar o frio dessa época). Obrigada pela sua visita ao meu blog. bjo

    ResponderExcluir
  8. A escolha não poderia ser melhor, Ligia é realmente uma das preferidas pra quem gosta de contos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Oi Lia,

    Nunca li nada da autora, mas adorei a resenha. Livros de contos não são muito meu estilo, mas quero ler algo dela.

    bj

    ResponderExcluir
  10. Oi, Laura
    Muito obrigada pelo elogio..bjs

    Oi, Beli
    Leia Lygia, vc vai amar..obrigada pelo comentário..bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, lucidreira
    É verdade, os contos são mesmo ótimos.

    Oi, Nanda
    Se não gosta de contos, leia os romances dela...Ciranda de Pedra e As meninas são excelentes! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Conheço um pouco de Lygia...
    Gosto, porque gosto de seus contos!
    Este que nos traz, é realmente um convite especial, desde a capa, que é linda demais...
    É sempre tão bom, vir aqui!

    abraços!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Angela
    Muito obrigada pela visita...os contos são realmente muito bons, vale a pena..bjs

    ResponderExcluir
  14. Lia eu também adoro a Lygia, ainda não li esse mas depois da tua resenha vou ler com certeza, eu achei este novo projeto gráfico da Cia das Letras fantástico, as capas ficaram preciosas! Ótima resenha, parabéns!

    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  15. Oi, Mi
    Ficaram lindas mesmo, dá vontade de ter todas! Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Lia!!

    Ainda não li nada dela, mas acho que é bem o estilo que eu gosto. Ficaram lindas mesmo as capas novas.

    Nossa tenho que começar o meu livro do desafio ainda.

    Bjus

    ResponderExcluir
  17. preciso me reencontrar com lygia, ainda mais depois desta resenha que atiçou a saudade!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Claudia
    Nunca é tarde para começar a ler Lygia..rs..bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi, Naomi
    Esse é muito bom, leia mesmo..

    ResponderExcluir
  20. Lia
    Sua escolha foi primorosa, gostei muito. Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi, Larissa
    Muito obrigada..bjs

    ResponderExcluir
  22. Não conheço este livro, mas também nunca fui fã de contos. Prefiro crônicas, romances ou poesias.
    Quero ler Ciranda de Pedra e As Meninas, mas não por agora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi, Cintia
    Leia os romances, são muito bons..bjs

    ResponderExcluir
  24. Hello!!!
    Amei a sua escolha! Essa autora tem um jeito de escrever magnífico. E a capa, que rica! Amei amei amei.
    Dps dá uma passadinha no meu blog, fiz resenha de Clarisse Lispector, acho q vc vai curtir.
    Bjão

    ResponderExcluir
  25. Oi, Dani
    obrigada pelo elogio..a capa é linda mesmo..já li sua resenha e deixei minha opinião..bjs

    ResponderExcluir
  26. Lia, parece-me uma leitura deliciosa. Gosto muito de suas indicações.

    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Oi, Vivi
    Obrigada, Vivi...e é mesmo uma leitura muito gostosa...bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo