quinta-feira, 10 de junho de 2010

1 Goal: Education for All (Uma Meta: Educação para Todos)


Assistindo a abertura da Copa do Mundo, tomei conhecimento da maravilhosa campanha - 1 Goal: Education for All (1 Gol: Educação para Todos). O que é isso? É uma parceria entre a CGE (Campanha Global pela Educação) e a FIFA (Federação Internacional de Futebol) para divulgar mensagens no sentido de pressionar governos de todo o mundo a cumprirem as metas do Tratado Educação para Todos, garantindo que todas as crianças do planeta tenham acesso à educação de qualidade até 2015. O Tratado Educação para Todos é um compromisso internacional, assumido por 166 países e constituído por seis metas, no qual os líderes mundiais se comprometeram a garantir educação pública de qualidade para todas as crianças, jovens e adultos até 2015.



As metas do Educação para Todos são:

1.Expandir e aprimorar a educação e os cuidados com a primeira infância, especialmente para as crianças mais vulneráveis e desfavorecidas.

2.Garantir que em 2015 todas as crianças, especialmente meninas, crianças em situações de vulnerabilidade e pertencentes a minorias étnicas, tenham acesso a uma educação primária de boa qualidade, gratuita e obrigatória, além da oportunidade de completá-la de maneira satisfatória.

3.Assegurar que as necessidades de aprendizagem de todos os jovens e adultos sejam satisfeitas mediante o acesso eqüitativo à aprendizagem apropriada e a programas de capacitação para a vida.

4.Atingir, em 2015, 50% de melhoria nos níveis de alfabetização de adultos, especialmente para as mulheres, e igualdade de acesso à educação fundamental e permanente para todos os adultos.

5.Eliminar, até 2005, as disparidades existentes entre os gêneros na educação primária e secundária e, até 2015, atingir a igualdade de gêneros na educação, concentrando esforços para garantir que as meninas tenham pleno acesso, em igualdade de condições, à educação fundamental de boa qualidade e que consigam completá-la.

6.Melhorar todos os aspectos da qualidade da educação e assegurar a excelência de todos, de modo que resultados de aprendizagem reconhecidos e mensuráveis sejam alcançados por todos, especialmente em alfabetização, cálculo e habilidades essenciais para a vida.

Inspirada na paixão pelo futebol que atrairá milhões de olhares para a Copa do Mundo 2010, na África do Sul, a idéia da iniciativa 1GOL: Educação para Todos é atrair a atenção internacional para a necessidade de uma educação de qualidade em todos os países. As ações do 1GOL continuarão a ser desenvolvidas no mundo todo depois do término da Copa de 2010. No Brasil, o 1GOL deve se estender até a Copa de 2014, já que nosso país será a sede do mundial.
 
Pode parecer uma utopia, mas é uma iniciativa maravilhosa; afinal, a educação é a base de tudo. Já entrei no time 1Gol, que tal você se juntar a nós? É só clicar aqui: 1Gol


8 comentários:

  1. Oi Lia.
    Fiquei emocionado com a história das duas meninas, com idades iguais e chances tão diferentes.
    Infelizmente, acho que não é só o continente africano que deve lutar pela a igualdade que vem da educação, na minha opinião, todos os países que foram colonizadores deveriam pagar um valor para reconstrução do continente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Espero que os países comprometido com a campanha tenham realmente a definição de mete.
    Pois existem muitos deles que só querem que os ricos doem os recursos, depois desviam da meta comprometida.
    Muito bom seu postrs.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Lia
    Eu estou adorando "Minhas Queridas". Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu não assisti a abertura então não estava sabendo, mas é uma iniciativa legal vou me juntar sim, puxa esses videos quebram as pernas né?

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marcello
    Lindo mesmo o vídeo, amei!

    Oi, lucidreira
    Obrigada pelo comentário

    ResponderExcluir
  6. Oi, Larissa
    É ótimo, né? Tb adorei..bjs

    Oi, claudia
    Bem legal mesmo essa iniciativa...e lindo o video..bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Assisti a abertura, e fiquei emocionada. A campanha é muito importante, já entrei p/ o time 1 Gol.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Hérida
    Foi emocionante mesmo..que bom que entrou para o time..bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo