quarta-feira, 5 de maio de 2010

Uma Vida Interrompida - Alice Sebold



"Não comece ler Uma Vida Interrompida se tiver alguma coisa para fazer em seguida."
(Teté Ribeiro, no prefácio do livro)


"Ambientado em um céu tão real e possível quando a terra é misteriosa e instável, ´Uma Vida Interrompida´ explora sem afetação, com carinho e argúcia, o romance da vida familiar, a turbulência tímida e engraçada da adolescência e as dolorosas marcas que o amor e a perda deixam em nosso mundo" - Amy Blomm.


Sinopse: A protagonista do romance, Susie Salmon foi assassinada aos 14 anos por um vizinho. Do céu, ela vê como seu assassino planeja os detalhes para não ser descoberto e como a polícia não tem nenhuma pista sobre como chegar a ele. A partir daí ela conta que, por estar inconformada com sua morte precoce, e um tanto entediada com a vida no céu, decidiu acompanhar como sua família, amigos e o próprio assassino continuaram suas vidas após a tragédia. Então sabe dos sentimentos inadequados que sua mãe começa a ter depois de sua morte, o jeito desesperado como seu pai começa a agir, a vergonha de sua irmã mais nova, que agora é a garota mais popular e ao mesmo tempo mais rejeitada do colégio, e o desnorteamento de seu irmãozinho de 4 anos, que simplesmente quer ver os pais pararem de chorar e saber quando sua irmã mais velha chega “de viagem”.
 
Fazia tempo que pegava  esse livro nas mãos, lia as contracapas e acabava desistindo de ler. O subtítulo me dava arrepios - Memórias de um anjo assassinado. Imaginava que seria um livro super sombrio e pesado. Até que vi que o filme "Um Olhar do Paraíso" (estreou em fevereiro desse ano) era uma adaptação do livro e fiquei super curiosa para lê-lo. E, sinceramente, me surpreendi. Apesar do início ser bem chocante (cheguei a ter sonhos ruins na noite que comecei a ler o livro), pois já começa com Susie descrevendo seu assassinato, o restante é emocionante. A história de Susie Salmon é cheia de esperança...
 
Susie não consegue se desligar da sua vida na terra e acompanha sua família durante anos, observando-os do lugar que ela chama de "meu céu", visto que lá cada um tem o seu céu particular, com as coisas que mais gostava na terra. A família de Susie também não consegue se desligar da memória da perda da menina, principalmente o pai, o que acaba trazendo grandes mudanças na família. Acho a irmã mais velha de Susie, Lindsey, a personagem mais forte da história e a que mais tenta reconstruir a família.
 
É engraçado...quando eu era pequena eu imaginava que o céu seria um lugar mais ou menos assim, onde pudéssemos ficar observando a vida de todos na terra. Agora, imagino como seria triste isso, ficar vendo a vida de todos continuar quando a sua acabou  e todos os seus sonhos e objetivos não podem mais se realizarem...no livro, Susie sofre demais com isso e parece fazer parte da "missão" (sei lá se poderia chamar assim) dela passar por isso para poder ir para o céu "verdadeiro".
 
O título em inglês é The Lovely Bones - Os Ossos Adoráveis, sendo que os ossos não são os de Susie; são a estrutura sobre a qual a vida é construída. 
 
A escolha do tema tem a ver com a vida da própria autora. Alice Sebold, aos 19 anos, quando estava no primeiro ano de faculdade e ainda sonhava ser poeta, foi estuprada em um beco do campus da universidade. Ao chegar à delegacia, machucada, assustada e não mais virgem, ouviu de um dos investigadores que várias mulheres haviam sido estupradas e mortas no mesmo beco antes dela. Em comparação, disse que ela tinha tido muita sorte. Lucky é sortuda em inglês e é também o nome do livro que ela escreveu contando sua própria história.
 
No filme, Susie é intepretada pela maravilhosa atriz Saoirse Ronan, do filme "Desejo e Reparação". Abaixo, o trailler:
 
 

15 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar desse filme, mas não sabia que era baseado em um livro... Nossa, fiquei com vontade de ler. Parece muito interessante. Eu também imaginava o céu assim quando criança, rs.

    ResponderExcluir
  2. Fico meio dividida com esse livro, desde que lançou. Deve ser interessante, mas não sei, fico meio na dúvida sobre lê-lo. Quem sabe um dia? :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti ao filme. Aí fiquei com vontade de ler o livro, mas confesso que não está na lista de prioridades. Quem sabe um dia... Porém gostei de ver uma opinião positiva sobre o livro (não q eu tivesse visto opiniões negativas!rsrs), me instigou mais. Bj.

    ResponderExcluir
  4. Aiii estou louca para ler e assistir!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei esse livro, resenhei no meu blog tb, faz um tempinho atrás :)

    Pra mim esse lance do céu também foi muito lindo *_*

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto o trailer e não fazia idéia de que era baseado em livro.
    Ai... Mas deve ser tão doloroso ler. =/

    Vamos ver se criarei coragem.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Lia,

    Resenha fiquei perfeita, li sem piscar quase rs

    Vc me convenceu, preciso comprar este livro. Tbm estava receosa pelo título, o filme eu ainda não vi.

    bjo

    ResponderExcluir
  8. Acho que li na epoca do lançamento, uns 6 anos atras. Os primeiros capitulos são bem tensos, mas vale cada linha e cada lagrima. Pq se vc nao chorou lendo, então nao caiu a ficha direito.
    um dos livros mais lindos que eu li. Só perde pra Dadiva de Hannah.
    =*

    ResponderExcluir
  9. Quando o filme foi lançado, fiquei curiosa a respeito do livro, mas no fim nem li o livro e nem vi o filme. Já tinha me esquecido!!
    Agora já tá na listinha!!!!!!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  10. Ah, eu vi o trailer desse filme, mas não sabia que era uma adaptação do livro (não lembro se menciona no trailer). Estava louca para ver o filme, mas acabei não vendo. Fiquei com muita, muitaaa vontade de ler esse livro. Parece um livro bem intenso, até "pesado" de certa forma, por se tratar de morte e da família após a morte. Mas sou bem interessada em histórias mais intensas. Gostei muito, parabéns pela resenha!

    Bjo!

    Aline - escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Maira
    Comecei a assistir o filme, um pouco diferente do livro..

    Oi, Fernanda
    Esse livro surpreende a gente, eu tb tinha muitas dúvidas antes de lê-lo

    Oi, Daniela
    Pelo pouco que vi do filme, achei o livro bem melhor..

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ana Maria
    Leia o livro antes de ver o filme...

    Oi, Carol
    Depois passo no seu blog para ler sua resenha

    Oi, Nanda
    Que bom que te convenci..rs..vale a pena mesmo

    ResponderExcluir
  13. Oi, Leticia
    É emocionante mesmo..sofri muito pq tenho uma filha; nem imagino o que seja passar por isso

    Oi, Camila
    Parece que o filme não foi muito divulgado; li muitas críticas negativas

    Oi, Aline
    Obrigada pelos elogios..eu acho que no início do filme diz que é adaptação sim..mas não tenho certeza

    ResponderExcluir
  14. Adoro o livro, mas o filme é muito extenso, cheio de 'alegorias' que o tornaram cansativo...

    ResponderExcluir
  15. Oi, Bia
    Tb gosto muito mais do livro do que do filme..como sempre, aliás...bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo