quinta-feira, 13 de maio de 2010

Desafio Nacional - Vamos ler mais livros de escritores brasileiros


Tomei conhecimento deste mais novo Desafio Literário primeiramente no blog Sempre Romântica , depois acabei vendo em vários outros blogs que também aderiram. Confesso que não conheço muitos desses novos escritores brasileiros que vem surgindo; os blogs literários tem me ajudado muito nesse ponto.

Vamos ao que é o desafio, de acordo com o blog criado para esse fim:

"Como surgiu a ideia?


Através de uma conversa no twitter, iniciada pelo escritor Enderson Rafael e várias blogueiras aderiram e formaram o Desafio. Este projeto pretende abrir as portas para o que é nosso e saiu da nossa terra. É claro que não estamos desmerecendo os livros que vêm de fora, muito pelo contrário, reconhecemos a importância deles, queremos é a mesma consideração com os nossos autores. Porque temos mania de achar que o que vem do Brasil não presta? Queremos a mesma divulgação por parte das grandes editoras. Até hoje eles têm batalhado praticamente sozinhos, em participação ativa no twitter e contato intenso com todos nós, blogueiros aficionados em leitura."

A regra aqui é simples: falar da literatura nacional. Você tem um blog? Promoveu um livro nacional? Quer se juntar ao desafio? Basta mandar um email para desafionacional.adm@gmail.com informando que seu blog também quer participar. No seu blog você deve ter o banner do desafio e indicar as postagens nacionais presentes por lá e o blog aqui.

Lembrando a todos que o importante não é escrever apenas sobre o Desafio Nacional em seu blog, mas sim as resenhas sobre os autores nacionais. Porque isso irá nos mostrar que você também incentiva a literatura nacional.

Blog do Desafio: http://desafio-nacional.blogspot.com/

E respondendo a pergunta do banner, vergonhosamente, dos autores presentes no blog do desafio, só possuo um na minha estante: Pobre não tem sorte, da Leila Rego. Mas prometo que vou aumentar o número..

3 comentários:

  1. Amei saber que vc entrou no desafio nacional!
    A corrente só aumenta!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lia! Eu adorei essa campanha... Autor nacional precisa lutar bastante nesse mercado, é tenso, rs. Achei o máximo a iniciativa :) E aliás, eu tô lendo o livro de uma autora nacional agora mesmo... Gonzos e parafusos, da Paula Parisot. Mas tmb quero ler mais!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Leninha
    Isso mesmo..temos que aumentar essa corrente cada vez mais..bjs

    Oi, Maíra
    É verdade, não deve ser fácil mesmo publicar no Brasil..

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo