segunda-feira, 24 de maio de 2010

Desafio Literário - Maio: Em Seu Lugar - Jennifer Weiner (Livro Reserva)

Esse mês fiz uma troca com os livros do Desafio Literário, pois o que eu havia escolhido (Lembra de Mim?- Sophia Kinsella) acabei lendo antes. Então, li Tem Alguém Aí - Marian Keyes (resenha aqui). Já o livro reserva era Aqui é o Melhor Lugar - Cecelia Ahern, que eu não tinha e não comprei porque achei caro demais. O resultado de tanta troca foi que acabei lendo um livro que havia escolhido para outro mês do Desafio (Julho - Livro Adaptado para o Cinema): Em Seu Lugar - Jennifer Weiner.


Tema: Chic-Lit
Mês: Maio
Livro escolhido: Em Seu Lugar (In Her Shoes)
Autora: Jennifer Weiner
Editora: Record
Número de páginas: 458

Sinopse:

Duas irmãs exatamente iguais e completamente diferentes.


Maggie, a caçula, é bonita e disléxica e sabe como conseguir tudo o que quer - mas não sabe manter o que conquista. Rose, a mais velha, é desajeitada, inteligente e responsável, sabe tudo sobre leis e tribunais, mas não sabe o que exatamente a faria feliz.

Apesar de estar acostumada às confusões da caçula, Rose não se sente capaz de perdoar a irmã quando ela seduz seu novo namorado. A briga as leva a repensar suas vidas. Rose inicia um período sabático, encontra um novo trabalho e muda seu estilo de vida. Maggie se esconde em Princenton, aprende a gostar de poesia e guarda algum dinheiro.

Mas com a ajuda de Ella, a avó que vivia afastada das meninas havia muito tempo, Maggie e Rose vão descobrir os mistérios da família e aprender a lidar com suas neuroses, vulnerabilidades e talentos.

O livro é sobre: relações familiares, principalmente entre irmãs. Tenho uma irmã cinco anos mais nova (não é problemática como Maggie...), brigamos muito quando éramos mais novas mas hoje nos damos super bem; então, sei que esse relacionamento às vezes não é muito fácil. Também é sobre descobrir a si mesma,  o que realmente quer fazer da  vida e ter coragem de realizar seus sonhos.

O título do livro em inglês, In Her Shoes, relaciona-se ao fato das irmãs usarem o mesmo número de sapatos. Como Rose ganha muito bem como advogada, ela gasta muito comprando sapatos, sempre lindíssimos e fica muito brava por Maggie sempre usá-los sem pedir.

Eu escolhi este livro porque: já expliquei acima que fiz umas trocas entre os livros do desafio; havia escolhido este para o mês de julho. Como já havia assistido ao filme (O livro foi adaptado para o cinema em 2005, com Toni Collete como Rose, Cameron Diaz como Maggie e Shirley MacLaine com a avó das duas) e gostado muito, resolvi ler o livro. Gostei de ambos, acho que o livro foi muito bem adaptado, apesar de ser bem mais longo do que o filme. Acho que a Maggie do livro é bem pior do que a do filme; fiquei com muita raiva dela em algumas partes...

A leitura foi: muito agradável; é um livro muito fácil de ler apesar de ser bem longo.

Sobre a autora: Jennifer Weiner nasceu em De Ridder, Louisana. Formou-se em Inglês em Princenton e escreveu colunas e contos para revistas e jornais. Em 2001, publicou seu primeiro livro, Bom de Cama, que conquistou o público brasileiro. Atualmente vive com o marido na Filadélfia.

Curiosidades:

Jennifer Weiner faz uma ponta no filme. Ela aparece caminhando ao fundo da cena em que as personagens Rose Feller (personagem de Toni Collette) e Amy (papel de Brooke Smith) estão em um mercado italiano. A avó e a irmã da escritota Jennifer Weiner também fazem uma pequena participação no filme.





Muito lindo o poema que Maggie recita no casamento de Rose (acho que isso não é spoiler, é??):

 "Carrego seu coração comigo


(eu o carrego no meu coração)

nunca estou sem ele

(onde quer que eu vá, você vai, minha querida;

e o que quer que seja feito por mim

é feito por você, minha querida)

não temo o destino

(pois você é o meu destino, minha vida)

não quero o mundo

(pois você é o meu mundo, minha adorada)

e você é o que a lua sempre significou,

o que sol sempre cantou

aqui está o segredo mais profundo que ninguém sabe

(aqui está a raiz da raiz, o broto do broto

e o céu do céu de uma árvore chamada vida;

que cresce mais alta do que a alma pode ansiarou

a mente pode esconder)

e aqui está o fenômeno que mantém as estrelas separadas.

carrego seu coração (eu o carrego no meu coração)"
e.e. Cummings

21 comentários:

  1. Nunca vi o filme, sempre tive curiosidade. Mas o que não sabia era que ele era baseado em um livro :O
    :*

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti ao filme e gostei muito, principalmente dessa parte do poema. Até coloquei no meu Orkut o vídeo com essa parte do filme. Muito lindo!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Iris
    É muito bonitinho o filme, vale apena

    ResponderExcluir
  4. Ei Lia,

    Ah que legal eu não conhecia o livro, quero ler. Gostei muito do enredo, eu tenho uma irmã 8 anos mais nova sei bem como é rsrs

    Este poema é lindo mesmo, do Cummings se não me enganho ou algo assim rs. Tem um episodio de E.R. que tbm declamam ele em um casamento :P

    bjoo

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro, nem o filme... parece interessante! :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cecília
    É emocionante mesmo a parte do poema, adoro!!

    Oi, Nanda
    Irmã mais nova é dose, né? rs
    E o poema é do e.e. cummings mesmo

    Oi, Fernanda
    São ambos ótimos...

    ResponderExcluir
  7. Olá, Lia, tudo bem?

    A Editora Novo Conceito junto com o Dominus sorteará um kit literário muito especial para você.

    Passe no Dominus e confira:

    http://dominus-dominique.blogspot.com/2010/05/promocao-querido-john-quer-conquistar.html

    Um abraço e até mais!!!

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que tinha livro.
    Fiquei com vontade de ler.

    Adorei a resenha.

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi Lia, adorei o filme e a poesia do final é realmente emocionante...

    Lia, passei prá te contar, não sei o que houve, mas desencantei!! UhhUUU!! Estou no final de Anjos, quem sabe o que me aguarda? Já estou pensando, suas sugestões já estão a frente!! Bjinho e obrigada!!

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nem vi o filme, mas tenho vontade. Parece aquelas histórias gostosas que acaba tudo bem no final :D

    ResponderExcluir
  11. O poema é muito lindo. Vi o filme, ainda não li o livro.

    Sabe, gostei d+ da sua resenha, vou ver se acho o livro no EV pr comprar.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bianca
    Muito obrigada pelo elogio!

    Oi, Cris
    Que bom que desenroscou...rs...e agora, qual será o próximo?

    Oi, Carol
    E é assim mesmo..nada como filmes com final feliz para deixar a gente prá cima, né?

    Oi, Natália
    Obrigada pelo elogio...eu encontrei o meu no Trocando Livros e achei que foi uma excelente troca!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kézia
    É bom sim, vale a pena..bjs

    ResponderExcluir
  14. sou louca pra ler esse livro, e vc me incentivou mais. o filme é fantastico e passa uma otima mensagem.

    pronto ou compra-lo

    ResponderExcluir
  15. Oi, Luciana
    É verdade, a mensagem do filme é muito boa mesmo..bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi!

    Também acho caro "Aqui é o melhor lugar". Li para o desafio em fevereiro, mas comprei em inglês, por menos da metade do preço em português.

    Gostei muito da sua resenha. O livro parece ser interessante, vai entrar pra lista. Tenho duas irmãs mais novas e acho que sou a mais 'diferente' das três, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi, Cíntia
    Gostaria muito de comprar os livros da Cecelia Ahern mas eles sempre são muito caros..e vc gostou do Aqui é o melhor lugar?

    ResponderExcluir
  18. Parece-me uma história muito bonita. Sua resenha transmistiu isso. Gostei demais de sua participação.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  19. Oi, Vivi
    É bem bonita sim...obrigada pelo elogio. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Eu adoro esse filme e amo esse poema!

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo