sábado, 8 de maio de 2010

Água para elefantes - Sara Gruen


Sinopse

Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.


Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.

É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.


Esse livro é uma graça...estava querendo lê-lo faz tempo, dessa vez foi. Apesar de ter um tema bem diferente, o mundo do circo, achei bem envolvente. Quando era criança, eu ia muito ao circo, daqueles de antigamente mesmo, com animais e tudo. Sei que manter animais no circo era uma judiação, mas como eu gostava dos elefantes..e nesse livro, uma elefanta tem um papel de destaque; não tem como não se apaixonar por Rosie...Os personagens secundários também são ótimos, um tipo mais esquisito do que o outro.

Interessante também o retrato dos Estados Unidos dos anos 30, a época da lei seca e da Grande Depressão. O livro possui várias fotos de circos reais da época e no final, a autora conta a extensa pesquisa que fez sobre circos para poder escrever o livro.

Image from Water for Elephants courtesy of Ken Harck Archives.

Image from Water for Elephants courtesy of Timothy Tegge, Tegge Circus Archives, Baraboo, Wisconsin.

 
Pesquisando na internet, descobri que o livro vai virar filme: Depois de comprar os direitos do best-seller "Água Para Elefantes" a FOX começa a montar um elenco de peso, entre os nomes já confirmados temos Reese Witherspoon (“Johnny e June”) e Sean Penn (“Milk”) e agora o astro da Saga Crepúsculo Robert Pattinson. As filmagens começam em 22 de maio. Tomara que não estraguem o livro como quase sempre fazem ao adaptá-lo para o cinema.
 
A explicação para o título do livro é logo no começo e é bem interessante...e engraçada também. Mas não vou contar, tem que ler para saber...

Sobre a autora: Sara Gruen é uma escritora nascida no Canadá e com dupla-nacionalidade, canadense e estadunidense. Seus livros tratam principalmente com animais e ela é uma apoiante de numerosas organizações de caridade que apóiam os animais e a vida destes em seu habitat natural. Site oficial: http://www.saragruen.com/

9 comentários:

  1. Oi!... :)

    Tenha um bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi,Stella
    Obrigada, para vc tb.Bjs

    ResponderExcluir
  3. Esse livro está na minha lista "a serem lidos" há um tempão. Adoro a capa, o nome... Acho que depois de sua resenha vou passar ele prá frente da fila. Abçs e bom dia das mães.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente, quero me desculpar pela ausência. Estive muito ocupada nos últimos dias e não consegui visitar meus queridos blogs preferidos. hehehe!

    Bem, vamos ao post. Eu tb quero ler esse livro, achei o enredo bem interessante e contagiante. Engraçado, vc chamar atenção para o título, pois tb fiquei curiosa quando o conheci. hehehee!!!

    Quanto ao filme, ai ai ai, amo Reese Witherspoon. Claro que verei o filme!

    Mil bjs.

    ResponderExcluir
  5. Parece fantástico este livro. Por falar em fantástico adorei este blog.. para apaixonados por leitura é um local para visitar hhahaha.


    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Estou com esse livro na minha lista já tem um bom tempo, mas ainda não tive a sorte de conseguir ler!! Sempre aparece alguma coisa que me atrapalha! hehe
    Depois dessa indicação, vou pensar nele com mais carinho!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carol
    Parece triste mas não é não..

    Oi, Lizzie
    muito obrigada, bjs

    Oi, Dominique
    Que bom que voltou... eu tb adoro a Reese, mal posso esperar para ver esse filme

    Oi, Luana
    Leia se puder, é uma graça

    Oi, Gabriella
    Obrigada pelos elogios e pela visita. Volte sempre, bjs

    Oi, Camila
    Passe ele para o começo da lista..rs..bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo