sexta-feira, 30 de abril de 2010

Pesquisa: Orgulho e Preconceito e Zumbis



Vejo esse livro em destaque em toda livraria que eu vou e em todo lugar estão falando dele. A revista Veja até elogiou-o...Este post é só para saber se alguém já leu "Orgulho e Preconceito e  Zumbis" para me dizer se vale a pena comprá-lo. Já peguei-o nas mãos várias vezes; toda vez que penso em fazer um pedido pela internet, coloco-o na cesta de compras só para depois tirá-lo...

Estou curiosa para ler, mas na verdade, está história de zumbi não está me agradando muito...por favor, se alguém já leu, deixe aqui sua opinião. Quem sabe deixo o preconceito (essa foi boa..rs) de lado e compro ou desisto de uma vez por todas!

UPDATE: Assisti hoje, na Globo News, o programa Espaço Aberto Literatura - especial Jane Austen, com a participação das tradutoras Celina Portocarrero (que no momento está traduzindo Persuasão) e Adriana Zardini do blog JASBRA - Jane Austen Sociedade do Brasil. Hoje passou a primeira parte e a segunda passará no dia 07/04 às 21:30.

A tradutora Celina Portocarrero não recomendou a leitura do livro Orgulho e Preconceito e Zumbis. Pelo que eu entendi, (porque minha filha não me deixou assistir direito) ela considera essas adaptações modernas (com zumbis, monstros do mar, lobisomens, etc) um meio de ganhar dinheiro utilizando o nome e a fama de Jane Austen. Vou tentar assistir a reprise para ver se é isso mesmo.

Até agora ninguém deixou comentários dizendo que leu o livro..

UPDATE 2 - A Lulu, do blog Coruja em Teto de Zinco Quente fez um ótimo post sobre o livro. Já deu para dar uma noção de como é  a história e parece que não faz meu estilo mesmo...se eu for ler será apenas por curiosidade.

Já a Gisela, deixou  o link para quem perdeu o programa na Globo News: clique aqui para assistir.

18 comentários:

  1. Ah, tenho ouvido falar muito dele também, Lia, e me pergunto o mesmo... Quando ouvi falar na primeira vez não levei muito a sério não, rs. Sei lá... zumbis, Mr. Darcy... não consigo imaginar isso, haha. Mas quem sabe, né? Talvez eu deixe meu preconceito de lado e leia também, rs.

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li, pois comprei o livro pela net e ele ainda não chegou... Assim q chegar vou lê-lo e com certeza vou postar sobre ele no meu blog: http://ink-mundodetinta.blogspot.com/
    Confesso que passei pelo mesmo que vc, fiquei muito na dúvida sobre se lia ou não este livro, o meu problema com ele não foi bem o "zumbi" apesar da ideia tb não me agradar mto, mas o fato é q sou apaixonada por "Orgulho e Preconceito" e fiquei meio resistente com a ideia de um livro aparentemente zombar da história. Mas a curiosidade falou mais alto... rs
    Bj.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Maíra
    Pois é...parece que não combina, né? Vamos ver se aparece alguém que leu para nos orientar..rs..bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Daniella
    Vou aguardar ansiosa sua resenha então...bjs

    ResponderExcluir
  5. Lia,
    Também estou curiosa em relação a esse livro.
    Beijos
    Luka.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lia! Acabei de receber o meu exemplar desse livro e vo começar a lê-lo!! + me falaram que é muito bom viu... mas, ainda não tenho como dar minha opinião!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Lia!
    Toda vez que penso nesse livro ...tenho medo. Medo do que vou encontrar. kkk
    Parece até heresia usar a obra de Jane Autin com Zumbis. Mas estão falando tanto dele que estou curiosa. Vou esperar alguma resenha p/ decidir se vou, ou não compra-lo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Algumas pessoas estão falando bem, mas ainda não me empolguei para ler. =/

    Beijo.

    Bianca

    ResponderExcluir
  9. Lia, eu li ano passado esse livro, em inglês mesmo, fiz inclusive a resenha dele para o coruja (http://owlsroof.blogspot.com/2009/10/orgulho-preconceito-e-zumbis.html) Estou agora tentando terminar Sense & Sensibility and Sea Monsters, mas ele não está me empolgando muito (http://owlsroof.blogspot.com/2010/04/comentario-rapido-razao-e-sensibilidade.html).

    E, sim, a Celina e a Adriana disseram que essa onda é uma exploração em cima da obra da Austen.

    Como escrevi já uma resenha dos dois livros, não me estenderei muito sobre o que achei deles. Mas, em resumo, o que digo é o seguinte... Orgulho e Preconceito e Zumbis pode até ser divertido, desde que você tenha algum interesse por cultura pop e seja um fã de George Romero. É bastante válido como uma diversão sessão da tarde - mas nada que substitua o original, claro.

    ResponderExcluir
  10. oi, assisti esse programa no site da Globonews:
    http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1584606-17665,00-TRADUTORAS+ANALISAM+OBRA+DA+ROMANCISTA+JANE+AUSTEN.html

    bj, Gisela

    ResponderExcluir
  11. Oi, Luka
    Bota curiosidade nisso...todo mundo parece estar querendo saber qual é a desse livro..rs..bj

    Oi, Ty
    Vou esperar sua resenha então..bjs

    Oi, Hérida
    Também não consigo resolver se compro ou não..

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bianca
    Eu tb não me empolguei; é mais curiosidade mesmo

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lulu
    Gostei muito da sua resenha, e apesar de achar a ideia bem original, não me agradou muito..rs..

    Oi, Gisela
    Obrigada por postar o endereço

    ResponderExcluir
  14. Oi tudo bem? Primeiro quero parabenizar vc pelo blog, que está lindo!
    Depois bom, referente a esse livro, eu não li, mas como trabalho em uma livraria, sei que ele tem vendido relativamente "bem", porém até agora ninguém voltou para comentar a leitura.
    Http://alinedal.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Eu estou lendo ele no momento

    O que posso dizer até agora é: ele não desvirtua a obra de Austen. Os zumbis são só um "plus" para tornar a obra mais interessante para aqueles que não acham muito atraente o relacionamento entre Elizabeth e Darcy. Mas não muda em nada o diáligo, as reflexões, o contexto da época.

    Pode ser um modo de ganhar dinheiro em cima do sucesso da autora? Pode. Mas o que importa é que essa adaptação foi bem feita (pelo que pude ver até agora). Dá para se divertir com os mortos-vivos e, ao mesmo tempo, se inserir nas discussões sobre os costumes da época. Porque a presença dos zumbis não muda em nada esses costumes (salvo deixar as mulheres mais fortes).

    Eu recomendo. Se não gostar, pelo menos rende um bom artigo comparando a obra original com a adaptação. Um bom exercício. Mesmo literaturas que podem ser "ruins" geram aprendizado.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Aline
    Obrigada pelos elogios; já fiz uma visitinha ao seu blog..bjs

    Oi, Izze
    Gostei muito do seu comentário, me ajudou a ter uma outra visão do livro..bjs

    ResponderExcluir
  17. É seguramente o livro mais deprimente que já li até agora, e sem dúvida alguma a intenção fica muito clara: alguém inescrupuloso querendo ganhar algum $ com a criatividade da verdadeira escritora Jane Austen. Não o comprem e o leiam jamais...

    ResponderExcluir
  18. Oi, Nanci
    Concordo plenamente com vc; agora que comprei (infelizmente) e ja li o livro. Odiei! Se eu tivesse seguido seu conselho...bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo