sábado, 24 de abril de 2010

Mistérios de Clarice Lispector


"Sou tão misteriosa que não me entendo." CL

E a minha escritora favorita continua "abafando" pelo mundo afora....

Debate sobre obra da escritora em Nova York reúne quase 200 pessoas (Publicado em O Estado de São Paulo - 24/04/10)

O seminário Clarice Lispector: Her Life and Legacy lotou o auditório da Americas Society, em NY, na quinta-feira. A maioria dos quase 200 participantes era de leitores comuns, interessados em ouvir sobre os mistérios de Clarice. O seminário, que reuniu a professora e crítica Nádia Gotlib e os escritores Moacyr Scliar e Adriana Lisboa, integra as comemorações de 90 anos do nascimento da escritora promovidas pela City University of NY e terão continuidade em setembro, com leituras, debates e exibição de filmes baseados nos livros da escritora.

Autora de Clarice Fotobiografia, Nádia selecionou 18 das cerca de 800 que compõe o livro para sintetizar a vida da escritora, desde que sua família partiu com ela ainda bebê da aldeia de Chechelnyk, na Ucrânia, para Macéio, às passagens pela Itália, Suíça, Inglaterra e pelos EUA, como esposa de diplomata.

A obra de Clarice ganhou impulso nos EUA após o lançamento, em agosto, de Why This World: A Biography of Clarice Lispector, de Benjamin Moser (lançada no Brasil com o título de Clarice,).

Ainda estou lendo a biografia, que por sinal é ótima e sou louca para ter essa Fotobiografia...coisas de fã...

10 comentários:

  1. Voce fala tanto de Clarice Lispector que começo a ficar curiosa...Qual livro voce recomenda para uma iniciante em Clarice?

    ResponderExcluir
  2. É muito bom, né Vanessa? Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lizzie
    Para quem nunca leu Clarice, o bom é começar com livros de contos, como Laços de Família. Um ótimo lançado recentemente é Clarice na Cabeceira, onde várias personalidades indicam seus contos preferidos e explicam o porquê. Leia, aposto que vai gostar. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lia. Ontem, lembrei mto de vc, pois fui em um Clube do Livro aqui no RJ e o tema do mês era Clarice. A mediadora do debate falou de alguns contos e da experiência de ter lido Clarice na adolescência e depois na vida adulta. Senti-me meio que, aff, TENHO QUE LER CLARICE, PELO AMOR DE DEUS. hehehehe! Só tive uma experiência com ela, li A HORA DA ESTRELA e na época, não gostei. Acho que já está na hora de fazer uma releitura e ler os demais livros dela.

    Mil bjjjs.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela dica, Lia.Vou ler e depois te conto. Abçs

    ResponderExcluir
  6. Ô Lia, quem dera resolver os mistérios de Clarisse, missão impossível, já que acho que ela é um daqueles enigmas que só vão aumentando conforme vc vai desvendando...fiquei até com vontade voltar a ler clarice, não esquece de contar um pouco mais da biografia, só prá deixar a gente com água na boca! Bjo querida!!

    ResponderExcluir
  7. Morro de vontade de ler a biografia dela, apesar de somente ter lido A Hora da Estrela (um livro que me encantou, devo dizer). Tentei ler Água Viva, mas confesso que abandonei, acho que não estava num momento legal para lê-lo, não tive paciência, apesar de ter poucas páginas.

    Bjão,

    Aline - escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dominique
    Morro de vontade de participar de um clube do livro..que inveja..rs..
    Mas tente ler outro livro, de contos, por exemplo. Eu já tentei ler "A Hora da Estrela" e desisti tb...agora vou lê-lo para o desafio, vamos ver se consigo..rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lizzie
    De nada, disponha

    Oi, Cris
    Vou ver se desenrosco na leitura da biografia; estou gostando tanto que quero ler bem aos pouquinhos..rs..bjs

    Oi, Aline
    Ainda não li "Água Viva" mas pretendo ler...muitos livros dependem mesmo de como estamos na época, tente novamente...

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo