sexta-feira, 2 de abril de 2010

Lançamento Companhia das Letras - Obras Completas Sigmund Freud




Gosto muito de livros sobre psicanálise, já li quase todos do Irvin D. Yalom. Tenho muita vontade de ler Freud, apesar de saber que não deve ser muito fácil de ler. Muito boa a iniciativa da Companhia das Letras de publicar as Obras Completas de Sigmund Freud:

"Esta nova edição pretende ser a primeira, publicada no Brasil, traduzida diretamente do alemão e, ao mesmo tempo, organizada na ordem cronológica em que apareceram originalmente os textos. As Obras completas serão reunidas em vinte volumes, sendo dezenove de textos e um de índices e bibliografia. Nesta ocasião serão lançados os três primeiros, os volumes 10, 12 e 14, que abrangem os textos escritos entre 1911 e 1920, um período intermediário e de pleno desenvolvimento das concepções de Freud.




No segundo semestre de 2010 serão lançados mais dois, os volumes 16 e 18, contendo obras publicadas entre 1923-25 e 1930-36, respectivamente. A coleção prosseguirá com um ou dois volumes publicados por ano, a partir de 2011.

Estas Obras completas não incluem os textos de neurologia, ou seja, não psicanalíticos, anteriores à criação da psicanálise. Afinal, o próprio autor decidiu deixá-los de fora quando foi feita a primeira edição alemã completa de suas obras.

O objetivo destas Obras completas é oferecer os textos com o máximo de fidelidade ao original, sem interpretações ou interferências de comentaristas e teóricos posteriores da psicanálise, que podem ser encontradas na interminável bibliografia sobre o tema. O aparato editorial limita-se a notas do tradutor, que geralmente informam sobre os termos e as passagens de versão problemática, para que o leitor tenha uma ideia mais precisa de seu significado. Nessas notas são reproduzidos os equivalentes achados em algumas versões estrangeiras dos textos, em línguas aparentadas ao português e ao alemão." (Retirado do site da editora Companhia das Letras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo