sábado, 20 de março de 2010

Notícias curtinhas

Nesta semana, nas bancas, o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis - Clássicos Abril Coleções.

Narrado por um defunto, este romance é um divisor de águas na obra de Machado de Assis e na história da literatura brasileira. Enquanto apresenta ao leitor um retrato nada condescendente de si mesmo, o irônico Brás Cubas revela os podres da elite brasileira do séc. XIX.



Hoje, no caderno Sabático do jornal O Estado de São Paulo - Novas biografias chegam ao mercado:


Só esta semana estão sendo lançadas pela Companhia das Letras duas biografias de escritores célebres:


Rimbaud: A Vida Dupla de um Rebelde, do norte-americano Edmund White

Não são poucas as biografias que procuram entender o mistério de Arthur Rimbaud (1854-91). Talento precoce, o poeta francês compôs toda a sua obra antes dos vinte anos, para depois abandonar qualquer projeto de criação artística. Neste ensaio biográfico, o crítico Edmund White refaz a trajetória do artista, de sua juventude sob os auspícios da mãe dominadora à boemia da Paris do fim do século XIX, até as andanças do poeta pela Europa e pelo continente africano depois de abandonar a literatura.


No centro de tudo está o relato da paixão de Rimbaud por outro poeta, o já então célebre Paul Verlaine, que o acolheria sob suas asas e promoveria sua obra nos círculos literários de Paris. Com seu comportamento extravagante, no entanto, Rimbaud afastou Verlaine dos amigos, arruinou seu casamento e foi responsável por sua prisão, anos mais tarde.

Da crônica desse amor conturbado, White extrai também a crônica de toda uma geração. Ganham vida a Paris da Comuna, os cafés e os clubes literários, bem como as polêmicas da época e o gradual impacto da obra de Rimbaud sobre os demais poetas. Num retrato desmistificador, White revela uma vida surpreendente, do artista que revolucionou uma época e que deu as costas à sua criação. (Previsão de Lançamento:26/03)




 O Mundo Prodigioso Que Tenho na Cabeça (ou Franz Kafka: Um Ensaio Biográfico), de Louis Begley, americano de origem polonesa.


O romancista e ensaísta norte-americano Louis Begley trabalhou por vários anos como advogado num grande escritório de Nova York, experiência que decerto lhe foi útil na investigação da formação profissional de Franz Kafka e de sua influência sobre a revolucionária obra do escritor. Como se sabe, Kafka formou-se em direito e por muitos anos trabalhou numa companhia de seguros. Esse e outros fatos relevantes de sua curta biografia (1883-1924) são destacados por Begley por meio de uma criteriosa pesquisa documental, baseada nos diários, na correspondência e, sobretudo, nas entrelinhas das ficções de Kafka.

Os hesitantes relacionamentos amorosos e a inescapável ancestralidade judaica transparecem como principais fontes de tensão da atormentada personalidade do criador de obras-primas como A metamorfose e Na colônia penal. Aprisionado numa sociedade marcada pelo antissemitismo e pela intolerância e, sobretudo, esmagado pela figura do pai, Kafka procurava transfigurar nos escritos suas obsessões e horrores mais secretos. Os diários e as cartas enviadas a amigos e amantes revelam como a vida limitada pelos ritos burgueses quase sempre o levava à beira do colapso, rotina extenuante que pode ter contribuído para a deterioração de sua saúde. Morto pela tuberculose em 1924, aos 41 anos, Kafka deixou um legado literário cuja repercussão não cessa de ser discutida por escritores e críticos.(Previsão de Lançamento: 25/03) Sinopses - site da editora Companhia das Letras


A mesma editora lança ainda este ano (em novembro) Borges: Uma Vida, biografia do maior autor argentino por Edwin Williamson, da Universidade de Oxford. E, para continuar na rota latina, chega no dia 24 às livrarias (pela Ediouro) uma nova biografia do Nobel colombiano, Gabriel García Márquez: Uma Vida, do inglês Gerald Martin.

2 comentários:

  1. Li seu blog, adorei!!! Já estou seguindo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lia! Eu quero essa coleção,doida para ter deve ser linda a capa não é???
    querida tem muitas promoções em meu blog,dá uma passadinha básica por lá,beijos!!!!

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo