quarta-feira, 10 de março de 2010

A Menina que não sabia ler - John Harding


Vou confessar: comprei esse livro pelo nome e pela capa...é claro que vi a sinopse e também achei interessante:

Sinopse: "Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação? "

Quase me decepcionei com o livro...digo quase porque foi o final que o salvou. O começo da história é até interessante, quando narra as dificuldades sofridas por Florence na tentativa de aprender a ler e seu deslumbramento quando descobre a imensa biblioteca na casa do tio. A história se passa em 1891 e naquela época era muito comum proibirem ou dificultarem a educação das mulheres; afinal,"conhecimento é poder". Imagino como eu sofreria se acontecesse isso comigo, ser proibida de ler...Voltando ao livro...de repente a história dá uma reviravolta, com mistérios a serem descobertos e muito suspense, meio ao estilo de "A Sombra do Vento", de Carlos Ruiz Zafón. Fica até interessante, mas foi uma mudança meio brusca.

Estava achando tudo óbvio demais até chegar ao desvendamento do mistério... mas deixo a surpresa para quem quiser ler, porque o final é realmente surpreendente e foi o que fez mudar minha opinião sobre o livro. Vale a pena a leitura.

Ah, achei o título em português meio "caça-níquel", porque o título em inglês é "Florence and Giles" e imagino que colocaram "A menina que não sabia ler" para ficar meio parecido com "A menina que roubava livros".

81 comentários:

  1. Ei Lia,
    Você tem razão o título e a capa são lindos, engraçado mesmo o título em português que escolheram.

    Não conhecia o livro, adorei a resenha e a sinopse. Quero muitoo ler, vai para a lista rs

    bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nanda
    Se vc gostar de suspense e mistério, vai adorar o livro..bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Lia.

    Li a sinopse na internet e pedi 4 exemplares para a Livraria que eu trabalho, e ontem já vendi 2 exs, eu gostei do livro, achei que apenas no meio da narrativa o autor se perde um pouco.

    Mas como você disse o final justifica.

    Gostaria de pedir que você colocasse o link do meu blog no seu, é possível ???

    Boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marcello
    É verdade, o autor dá uma escorregada no meio..rs
    Já coloquei seu link no meu blog, ok?
    Boa semana para vc tb.

    ResponderExcluir
  5. Oi flor, sabe, eu quase comprei o livro só por causa da capa, mas achei que tava meio carinho então decidi esperar um pouco mais pois, não tinha visto ainda quase nada de opiniões sobre ele....agora estou na dúvida pois pelo visto ele é "meia boca"....sniff que pena!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. oi, Vanessa
    Não é que seja ruim, é que eu esperava muito mais por causa do título. Bjs

    ResponderExcluir
  7. eu tenho visto as opiniões das pessoas no skoob, mas continuo indecisa quanto a ler ou não o livro. Bjos

    ResponderExcluir
  8. Que capa linda mesmo! E o nome me lembrou "A menina que roubava livros" na hora, rs. A história parece interessante e eu fiquei curiosa pelo final... Quero ler!
    Bjs, bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi Lia, você tem razão o título me confundiu um pouco, li ele pensando na outra menina que roubava livro...Bjo!

    ResponderExcluir
  10. Tem sorteio lá no blog!
    Confira...

    Bjuuus

    ResponderExcluir
  11. Concordo com você a respeito do título! Mas na maioria das vezes acabo achando a capa brasileira e os títulos bem mais bacanas! hehehe
    Fiquei interessada na história, mas não chega a ser um livro pra furar a fila!! hehe
    Beijos e obrigada pela dica
    Camila

    ResponderExcluir
  12. Agora fiquei curiosa com esse final...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  13. Realmente, o título foi meio Fail. Lembra demais A Menina que Roubava Livros, faz parecer que estão forçando sua venda, maquiando alguma imperfeitção do livro. Por isso tendo a não gostar quando traduzem algo totalmente diferente do original apenas para deixar semelhante a algum sucesso de vendas. Mas isso é suposição, né huhuhu

    Achei a sinopse muito interessante. Vou adicioná-lo a lista de "must read".

    ResponderExcluir
  14. Oi Lia!
    Resolvi abrir seu post também pela similitude com o título, agora pelo olhar psicopedagógico, pois, há um estudo de caso muito interessante vivido pela Alícia Fernandez que nos dá uma boa visão das oligotimias de crianças que sofreram algum trauma com leituras bem novinhas. Crescem e a escola pode inclusive marginalizar... Fiz uma postagem em 2009, com uma versão diferente, "o menino que não sabia que lia". Interessante trocadilho... Mas, muito bom para a gente que lida com casos parecidos no cotidiano. Ler pelo prazer nos fazer ter muitas descobertas intertextuais.
    Abraços leiturizados!

    ResponderExcluir
  15. Estou louca pra ler esse livro, e quase mudei de idéia no começo da sua critica... rsrsrs... Mais já que tem um final bom vou, vale a pena...


    http://comedoradelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Não entendi o final, parece que ficou tudo meio não esclarecido...talvez tenha sido falta de interpretação minha, mas alguém poderia me explicar?

    ResponderExcluir
  17. Acabo de lê-lo. E, pelo contrário, confesso que o final me deixou a desejar. (Não direi, claro)
    Mas, no meio do romance é um suspense total, não via a hora de saber como iria acabar toda àquela história, mas terminou. Isso me deixou um pouco frustrado, pois não esperava por aquilo, Ficou meio que sem respostas.
    excusez-moi!

    ResponderExcluir
  18. Lia,

    Ja separei esse titolo entre aqueles que quero ler. A principio me chamou a atençao, principalmente porque acabei de ler A menina que roubava livros e gostei muito.

    Esse serà um dos pròximos.

    bjs

    ResponderExcluir
  19. olá!
    eu achei o livro muito interessante.
    o final é surpreendente, e realmente muitas coisas ficam jogadas no ar, mas eu gostei disso no livro.
    faz o leitor ficar pensando em todos os fatos e usando sua imaginação para desvenda-los.
    foi até mais do que eu esperava. recomendo

    ResponderExcluir
  20. Pelas criticas q to vendo, é um livro interessante p ser lido, gosto de ter minha propria opinião. Creio q como o filme, a editora americana dá ideias p a tradução do titulo, p chamar realmente atenção do publico, a capa é realmente linda, e me deixou curiosa a sinopse...

    Beijosssssss

    Vou add seu blog no meu, espero q n se importe.

    ResponderExcluir
  21. Comprei o livro pois a capa me chamou atenção, mas confesso que não gostei.Esperava muitas coisas e quando cheguei ao fim nem acreditei, não pelo desfecho (que achei muito bom), e sim pela história em si, que deixou a desejar e diria até
    que ficou imcompleta.

    ResponderExcluir
  22. De fato, o livro é muito interessante. Comecei a leitura na quinta feira e até me lembrei do Jardim Secreto... É uma angustia sem fim saber o que essa menina devia sentir e a imaginação rola solta!!!

    http://blogoteconomia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. O título faz mesmo pensar na menina que roubava livros e na hora que ganhei o livro até me confundi.
    Como colocado, o início emploga, mas depois a história dá uns saltos estranho, perto do final então. Por falar nele, realmente surpreendeu, pois não estava esperando um desfecho como aquele principalmente com um detalhe, mas deixas as coisas meio soltas para a gente juntar, meio ao estilo Dom Casmurro.

    ResponderExcluir
  24. Terminei de ler o livro ontem. A história não é perfeita, pois o autor se perde em alguns detalhes. Na metade da leitura tudo indicava que o desfecho seria óbvio demais, mas foi surpreendente!

    Ainda estou pensando: o que era real e o que era imaginação?

    Recomendo a leitura.

    ResponderExcluir
  25. Pessoa, terminei de ler o livro mas sinceramente não entendi o final

    ResponderExcluir
  26. Mi
    Posso até te explicar o final, mas não aqui; pois quem ainda não leu não iria gostar de saber...mande seu e-mail para mim que respondo.

    ResponderExcluir
  27. ,..Bom pessoalmente adorei ler este livro, e fikei um pouco com medo na hora do suspense, por que simplismente eu ñ tinha lido a sinopse eu´ganhei de presente de aniversário e comecei a ler no mesmo dia, tem umas partes que é um pouco desinteressante e outros que tiram o fôlego de tanto suspense,e o final me surpreendeu bastante. VALE A PENA LER, é muito show.
    bjs pra quem leu o comentário e votos p/ uma exelente semana

    ResponderExcluir
  28. o bom desse livro é que no começo parece um tipo de livro, meio como O jardim secreto e depois muda COMPLETAMENTE. muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  29. Explique-me o final também Lia :D
    eu li o livro em dois dias,achei muito interessante.....
    O problema é que ficaram várias dúvidas na minah cabeça......acho que no fim é realmente para cada um tirar suas próprias conclusões,mas enfim.....envie-me por e-mail sua conclusão do fim,para eu comparar.....
    Quero ter certeza se minhas opiniões tem fundamento :D
    jessicapaulla@bol.com.br
    p.s:
    Primeira vez visitando o sue blog e adorei :)

    ResponderExcluir
  30. eu vi esse livro em uma livraria e achei otimo!

    ResponderExcluir
  31. Acabei de ler o livro e fiquei meio decepcionada com o final, apesar de ser surpreendente!
    Eu gostaria de saber a sua opinião sobre o final. :)
    Mel_gouvea@hotmail.com
    E primeira vez também que visito o seu blog e achei muito legal! Parabéns! Eu que adoro ler também x)
    beeeijão

    ResponderExcluir
  32. Eu achei o livro um pouco colcha de retalhos, uma mistura de "A menina que não sabia ler" com "Jardim Secreto de Eliza". A identidade da preceptora sempre foi muito óbvia e o final pouco explicativo. Eu acho muito cômodo para o autor não deixar esclarecidas todas as dúvidas do livro. Essa história de que o próprio leitor tem que imaginar o que aconteceu, para mim não serve, pois sendo assim eu mesmo escrevo a minha própria história, não preciso ficar lendo a história incompleta dos outros. Final faltando explicação já basta do LOST....

    ResponderExcluir
  33. Acabei de ler o livro há uns 3 dias, e devo confessar... não gostei muito. O livro nos deixa curiosos (li em 3 dias), mas não achei o final surpreendente. Talvez seja, mas não a ponto de valer a pena um livro. Pensei em tantos finais incríveis ao longo da minha leitura que não acreditei quando percebi que o final "era só aquilo"... Das duas uma: ou eu também não entendi, ou não me surpreendeu mesmo.
    Lia, você poderia me enviar sua explicação do final por e-mail? ju_bianchetti@yahoo.com.br
    Obrigada!
    Júlia

    ResponderExcluir
  34. Oi Lia, adorei o livro mas não entendi o final!

    Será que vc poderia me explicar por e-mail tbm?
    Nossa adorei o livro todo e na hora do fim, não entendi nada do que ela fez...

    Serei muito grata se me ajudar!
    Adorei o seu blog!
    Meu email é daniferrarini@terra.com.br

    ResponderExcluir
  35. Oi, Julia e Daniela
    Obrigada pela visita...acho que vou ter que dar uma relida no final do livro para poder explicar melhor para vocês, ok? Mas prometo que respondo por e-mail. Bjs

    ResponderExcluir
  36. Oi, Lia.
    Primeira vez que visito o seu blog, e confessando, achei muito bom.
    Eu li A Menina Que Não Sabia Ler em um dia, bem, achei o enredo do livro muito bom, mas, porém o final foi de assustar.
    Eu, pelomenos não imaginava que ela iria fazer justo aquilo.. E fiquei meio inconformada com a situação de Theo, mas, assim que tinha que ser, né?
    Bem, fora isso, nas partes com aquele climax, meoldeolz, o autor soube muito bem oque escrever.
    Enfim, terminando, recomendo muito à quem quer suspense, misterio, e aventura.

    Att,

    Marianna.

    ResponderExcluir
  37. Eu comprei o livro porque a sinopse me pareceu bem interessante e o fato de ser um romance me deixou bem entusiasmada.
    Estava empolgada com o desenrolar da história, mas me decepcionei totalmente.
    Estou até agora tentando entender qual foi sentido de toda aquele conto.
    A frieza do final me deixou perplexa...
    Enfim, se soubesse que o desfecho do livro fosse dessa maneira não o teria comprado com certeza absoluta.

    ResponderExcluir
  38. Nao gostei, achei vago. Um vago sem propósitos, uma escorregada do autor mesmo, como se ele tivesse pressa para escrever dentro do prazo.

    ResponderExcluir
  39. Olá, olhe eu comprei esse livro pq adoro misterio, entretanto odeio ficar vuando, não entendendo. Achei o final surpreendente, mas esperava algo mais revelador ainda! Mas é um otimo livro!

    ResponderExcluir
  40. Lia, acabo de ler o livro e confesso que fiquei super desapontada com o final, e lendo os comentários vi que você forneceu explicações sobre o final para alguns leitores, você pode me enviar tbem?! (maisa.j.araujo@gmail.com) super obrigada!!!

    ResponderExcluir
  41. Esse livro foi realmente surpreendente, qnd comprei jah tava querendo ler a mt tempo e cm queria q historia fosse surpresa so li um pedaçinho da sinopse..qnd fui lendo o livro e vendo o desenrolar dos fatos eu queria q chegasse logo na parte das revelações pq na minha cabeça os fatos jah tavam todos resolvidos..senti falta da volta do tio..esperava um final mais como o jardim secreto e mais um detalhe naum vou contar pra naum quebrar a espectativa do povo daqui..o final do livro me pegou desprevinida msm e todas as indiretas q ele deixou no final, acho q tem alguem na historia q precisa de tratamento psiquiatrico urgente. Eu quero saber se suas conclusões são as mesmas q as minhas, entao se vc jah tiver um e-mail padrão, manda pra mi tbm por favor..ai posso ti contar minha conclusão tbm (ananda-fc@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  42. Estou quase terminando de ler o livro... a cada dia me interesso mais pela história... esse é um livro que vc sente frio na barriga enquanto vai lendo, porque tudo é imprevisível... Luciana

    ResponderExcluir
  43. Olá tudo bem
    então o final do livre surpreendente e meio desafiador,até que ponto nossas mentes podem saber ler ou aprender a ler....
    ficou muito a desejar
    meu email pra troca de ideias é
    giselleconturbia@gmail.com

    ResponderExcluir
  44. Nossa amei a história gostaria muito de ler me interessei bastante amo livros e to louca para saber o que irá acontecer no final :)
    meu email é mariaclarammvieira@hotmail.com
    se possivel voce poderia me emprestar conversaremos entao.. muito obrigada

    ResponderExcluir
  45. odiei o final, é triste, apesar de ser surpreendente, e queria q vc me explicasse melhor o final do livro. Mto obrigada, meu e-mail é carol-coelho97@hotmail.com, me mande um e-mail por favor explicando o final e o que não está explicito no livro!!!

    ResponderExcluir
  46. Acabo de terminar a leitura do livro, e vim rapidamente para internet para saber a opinião dos outros sobre ele. Particularmente não me agrada leituras em que no final nós nos pegamos com inúmeras dúvidas com relação aos detalhes.Achei riquíssimo em imaginação, realmente nos envolve no virar de páginas, mas o final deixa a desejar. Agradeceria se me enviasse o que você entendeu dele por e-mail. viviurka_vivi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Terminei de ler o livro ontem. Durante a leitura estva bastante empolgada até chegar perto do final, o qual não entendi. Se puder me explicar aqui vai meu e-mail: renatatata.augusta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. Gente, o tio é o pai? não consegui entender... Quanto ao título, realmente nada a ver com a história, me decepcionei com isso deveriam ter mantido o original.

    ResponderExcluir
  49. concordo com você , mas além de tudo ao ler o livro percebi algumas semelhanças com A menina que roubava livros , não gostei do livro , achei a menina uma verdadeira vilã, onde já se viu deixar o melhor amigo morrer? Além disso o livro acaba meio que imcompleto , fiquei com muitas dúvidas !

    ResponderExcluir
  50. Quero muito ler esse livro, mas estou com medo de me surpreender mto! minha amiga leu e falou q é mto surpreendente mesmo! mas já q vcs disseram q esse livro é bom, acho que vou ler! esse é o blog da minha amiga: http://a-viajante-dos-livros.blogspot.com/
    bjuxx,
    Tatáh.

    ResponderExcluir
  51. Oi Lia, eu sei que este post é antigo, mas é que eu acabei de ler A Menina Que Não Sabia Ler e sempre procuro comentário das pessoas na internet pra ver as diferentes opiniões. Concordo com você, o começo do livro é meio parado, mas depois vai ficando muito emocionante.

    Eu também resolvi comentar este post, porque eu amei o seu blog, eu também tenho um blog ( na verdade doi, mas não esdtou usando o outro) e estes tempos atrás eu estava pensando em fazer um blog exatamente como o seu sabe. Sobre coisas que eu li ou assisti e minha opnião sobre as obras. Eu sei que o importante é escrever, mas eu realmente gostaria que as pessoas lessem o que escrevo. Posso te perguntar como consegue que tanta gente comente nop seu blog?

    Parabéns!

    se você puder responder, meu blog é lyranasestrelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  52. Espero q este livro seja mesmo bom...encomendei ele por meio de uma revista e admito que tambem o comprei por causa do nome da capa e pelo resumo q achei interesante.
    Mas depois de ler este resumo mais especifico achei ele muito mais interesante,estou louca para ler ele.

    ResponderExcluir
  53. olá Lia !
    Sou o Jefferson, já tinha encomendado este livro antes e já estava com vontade de lê-lo também, só que agora ao ler sua crítica ao livro minha fome de leitura aumentou muito mais... estou contando os dia para a chegada do meu "A menina que não sabia ler" espero me surpreender com o fim também !
    Lia você poderia me indicar outros livros legais?

    ResponderExcluir
  54. Oi ,Lia
    é a primeira vez que visito seu blog,porque depois de eu ter lido o livro :A menina que não sabia ler, eu não entendi o final e pra dizer a verdade me decepcionei com a reação de Florence deixando Theo ao relento.Gostaria de poder compartilhar com uma segunda opinião .
    Meu email é grazimbernardes@hotmail.com
    Graziella .
    bjss!

    ResponderExcluir
  55. Oi Lia
    Li o livro: "A menina que não sabia ler", achei bem interessante a leitura, porém fiquei com muitas interrogações e um pouco decepcionada com as atitudes de Florence no final da história.Gostaria de poder compartilhar opiniões.
    Meu email é sandraschuler67@htmail.com
    Estou aguardando sua resposta.Bjos

    ResponderExcluir
  56. olá,acabei de ler o livro e fiquei bem surpresa com o final.E gostaria de saber a sua opinião em relação ao livro.meu e-mail é suelycarvalhoa@gmail.com.esperaei a sua resposta.obrigada

    ResponderExcluir
  57. olá!
    penso que as atitudes de Florence, são tomadas mais por medo, que por outra razao... já lí o livro há alguns meses, mas se alguém quiser trocar impressões e idéias, o meu mail é:
    nottefavolle_14@hotmail.com
    obrigado.
    beijooo :D

    ResponderExcluir
  58. Oi, Lia

    Acabei de ler o livro e confesso que foi por causa dele que encontrei o seu blog e só por isso acho que já valeu a pena. Quero parabenizá-la pelo material de conteúdo que você posta aqui. De forma geral eu gostei do livro, mas infelizmente acho que certos aspectos poderiam ser melhores como a quebra repentina na narrativa como você comentou e por certos assuntos ficarem no ar como o tio dela, e a proibição de leitura e educação não terem sido devidamente explicados. O final foi realmente surpreendente. Graças a este livro vou me tornar seguidor do seu blog!

    Abraços,
    Henrique

    PS: Também sou fã de Jane Austen

    ResponderExcluir
  59. oi lia td bem?
    acabei de terminar a leitura do livro, e vim rapidamente para internet para saber a opinião dos outros sobre ele.
    Não me agrada muito leituras em que no final nós nos pegamos com inúmeras dúvidas com relação aos detalhes. realmente nos envolve mas o final deixa a desejar. Agradeceria se me enviasse o que você entendeu dele por email. drinovaes@gmail.com
    estou muito curiosa para saber sua opiniao.
    Obrigada, Adriana

    ResponderExcluir
  60. gosto muito de ler, e adorei o livro! + tem sertas coisas que matutao na minha cabeça! perguntas que ñ sei se suas respostas saõ iguais as minhas!? bjs ! me sujira 1 livro?! evelly!

    ResponderExcluir
  61. Oi, tô aq pra concordar com vc e dizer q o livro é muito bom.
    E para descordar com o q vc fala do título...
    EU ACHEI O TÍTULO BEM INTERESSANTE, POIS NA "VISÃO" DOS OUTROS ELA NAO SABIA LER- nada melho do q :a menina que nao sabia ler- AGORA COMPARANDO COM O ORIGINAL NAO TEM NADA A VER MESMO!!!! MAS PREFIRO O Q TÁ EM PORTUGUÊS..rsrsrs
    Valeu.bjs

    ResponderExcluir
  62. Acabei de ler o livro. Bem eu esperava um final que explicasse melhor as minhas duvidas. Eu gostei sim, mais deixou a desejar em alguns momentos, como no final. Espero que alguém possa me responder por email oque achou do final, ou alguém que entendeu mesmo. Email: adriane_fortes@yahoo.com
    MAIS EU DIGO, LEIA .. SUA IMAGINAÇÃO VOA LONGE, MUITO LONGE.

    Adriane de Cássia

    ResponderExcluir
  63. Acabei de ler o livro ou seja devorar adoro ler,gostei desse livro que ficou mais interessante do meio pro fim.E que imaginação dela sobre os espelhos e tudo mais.Ha pra entende o final na minha opinião tem que prestar atenção na foto que ela acha no meio da Biblía.Gostaria de saber sua opinião me manda um email julianadamasceno8@hotmail.com

    ResponderExcluir
  64. Jéssica
    Confesso que também comprei pela capa e pelo titulo que lembrava a menina que roubava livros.O autor se perdeu mesmo no meio e quando começou a ficar bom o final deixou a desejar.Uma pena .

    ResponderExcluir
  65. Nossa Amo livros também,é bom para o lazer como também para o nosso português melhorar,Estou louca para ler este livro,e aproveito para deixar uma dica de um livro maravilhoso de Literatura "O Morro dos ventos Uivantes" uma literatura inglesa Traduzida por Ana Maria chaves.Até mais

    ResponderExcluir
  66. Este livro é quase uma cópia de A Volta do Parafuso.
    Até o nome dos das crianças são parecidos, o que muda é que a governanta que vê as coisas estranhas e no livro é a Florence.

    http://www.infoescola.com/livros/a-volta-do-parafuso/

    ResponderExcluir
  67. Olá, também gostaria de morar dentro de uma livraria...rsrs

    Ainda não li o livro, mas vi que você fez uma breve comparação com a Sombra do Vento, livro pelo qual me apaixonei assim que vi a capa, acabei de ganhar do mesmo autor "O jogo do anjo" espero que seja tão bom quanto o outro. Bom, vou comprar "A menina que não sabia ler e volto para deixar meu comentário. Um beijo grande

    ResponderExcluir
  68. Olá, acabei de ler o livro há umas duas horas e estou INCONFORMADA com o final até agora!!! Não é possível um livro tão maravilhoso, com uma linguagem tão rica, ter esse final lastimável... Decepção total, odiei!!! Cheguei até a pensar q meu livro tinha vindo com defeito, incompleto, faltando páginas... Mas não, acabei de ler os comentários do blog e acho q é isso mesmo. Meu livro ainda veio com 3 páginas em branco no final, acho q reescreverei o final nelas, rsrsrs... Você poderia me explicar o final do livro? Pra ver se é isso mesmo... Aff, ainda não estou acreditando!!! Parece até q o autor se cansou e pediu pra outra pessoa terminar o livro por ele!!! Meu email é carlaceti@gmail.com .

    ResponderExcluir
  69. Também acho que era pra ficar parecido com o outro livro.
    Eu ganhei o livro da minha mãe e não queria ler.
    Resolvi pesquisar sobre o livro e encontrei a coisa perfeita.
    Esse blog me deu coragem e vontade ler o livro e ainda ganhar um presente da minha mãe!!!
    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  70. Olha comprei o livro a umas 2 semanas..
    Terminei de ler agora..
    Confesso que estou em duvida e frustada, em relação ao livro.
    Ficou a desejar o final.. Pois não entendi ao certo o "misteiro"..
    Poderia me explicar??.. Fiquei em duvida, em algumas da coisas.. afinal ,existia o fantasma, e os pais,o tio ??
    Me ajude por favor..

    bad.novex@gmail.com

    Obgs=)

    ResponderExcluir
  71. Concordo com a nossa amiga Carla..fiquei tão entusiasmada com a leitura, na expectativa de ver a resolução dos mistérios que cercam a história,que quando chegou ao fim me decepcionei. Ficou muita coisa incompleta, sem resolução, pode até ser que o autor fez isso, pois tem a intenção de lançar uma segunda edição com a continuação..só pode. De 0 a 10 eu dou 5.

    ResponderExcluir
  72. pra falara a verdade eu comprei o livro pela capa, mas o titulo não tem nada ver com a historia.
    gostei muito do livro mas deixei muito a desejar no final com muitas perguntas não respondidas.tipo sera que a Sr. Taylor era boa ou mal? porque o tio não apareceu ? sera que a menina tava só esventando? tem como você me responder.
    é a minha 1º aqui, e posso disser ta dez

    ResponderExcluir
  73. Eu comprei o livro também pela capa e também li a sinopse, mas o titulo não tem nada haver com a historia.
    Não entendi bem o final, fiquei em dúvida com aquela parte dos fantasmas, não sabe-se se é real.

    ResponderExcluir
  74. Acabei de ler Florence & Gilles em inglês e gostei bastante. Mas também não entendi porque escolherem este título exdrúxulo para a tradução em português! Nada a ver...

    ResponderExcluir
  75. Oi, Beth
    Acho que foi para pegar uma carona no livro famoso com título parecido..bjs

    ResponderExcluir
  76. Gostei do livro, o titulo nao tem muito haver com a historia, o livro concerteza merecia um titulo melho. Me surpriendi no final esperava mais. Nao foi um dos melhores livros que ja li, mais foi bem interessante.

    ResponderExcluir
  77. Tive um lance de amor e ódio com esse livro, confesso que fiquei um bom tempo sem me decidir, mas optei pelo amor hehe. Como vc mesma falou o final salvou o livro, a imaginação da Florence foi tanto exagerada e muitos mistérios não tiveram o desfecho merecido. Bjs

    ResponderExcluir
  78. Aah.. eu li esse livro e não recomendo! No meio do livro eu já estava torcendo para o autor dar o final que ele deu, mas acho que ele exagerou um pouco. Sem falar que tem muitos topicos no livro que não fazem sentindo, muito ponto sem nó !

    ResponderExcluir
  79. Sabe que eu gostei do início também, me comovi com a história da menina e achei que ela era até parecida com a personagem de A Menina que Roubava Livros, Liesel... Mas depois descambou para o suspense e embora eu tenha até achado o final interessante, achei que ele devia ter seguido no ritmo do início... E quanto ao título, acho que ele envolve mesmo, principalmente porque amei muito A Menina que Roubava Livros... Dá uma olhada lá no blog:
    http://lereamar.blogspot.com/2011/07/livros-marcantes.html

    http://lereamar.blogspot.com/search/label/A%20Menina%20Que%20N%C3%A3o%20Sabia%20Ler

    ResponderExcluir
  80. Olá, acabei de ler o livro e também vim atrás dos comentários para ver se havia algo mais na história que eu não havia percebido. Gostei da história, do suspense todo, mas a falta de respostas no final é desoladora, quem era a Srta taylor já estava claro, mas até que ponto ia a imaginação e a realidade? Qual era a verdadeira história daquela família? Concordo com os pontos sem nó..

    ResponderExcluir
  81. Olá Lia... estou na metade deste livro e realmente a segunda parte da uma reviravolta. Estou mais curiosa para continuar a leitura. Confesso que o inicio tive que apelar para o meu grande interesse pela história no geral e o fato de ser 1891 me chamou a atenção para continuar e a expectativa do que vai acontecer também me motivam. É verdade que tem muitos mistérios que se não forem desvendados vai ser decepcionante...

    Um abraço
    Laynne Cris
    (gostaria que visitasse meu blog e me desse sua opinião sincera, estou apenas começando e livros é minha grande companhia e paixão.

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo