quinta-feira, 25 de março de 2010

Café-da-manhã com Tiffany - Edwin John Wintle

Café-da-manhã com Tiffany
Memórias de um tio


Sinopse: Ela tem 13 anos, ele tem 40. Ele é o tio Eddy, um solteirão gay que mora no Greenwich Village, em Nova York. Ela é uma sobrinha que adora confusão, piercing no umbigo e fazer do coração do tio gato e sapato. Ao tentar entendê-la e resgatá-la, ele acaba salvando a si próprio, vencendo seus medos de pai improvisado e seguindo numa jornada insólita, pautada pelo esforço de duas pessoas muito diferentes em criar uma família pouco convencional, mas sincera e emocionalmente forte.

"Café-da-manhã com Tiffany", com sua narrativa original e envolvente, é um livro para se compartilhar, discutir e recomendar.


Ed Wintle é um profissional bem-sucedido, urbano, cuja vida, aos quarenta anos, é muito confortável. Solteirão gay, organizado e metódico, ele é pego de surpresa por um telefonema desesperado da irmã e acolhe em sua casa a sobrinha, adolescente problemática,vinda do subúrbio. Juntos, eles começam uma aventura ao mesmo tempo selvagem e terna.

Tio Eddy, o "pai instantâneo", assiste à derrocada de seus melhores planos enquanto Tiffany luta para se ajustar a uma escola pública de cidade grande, com todas as exigências que ela apresenta, e à nova rotina que tem como cenário a vibração  e a beleza complexa de Manhattan.

Eu tinha uma consulta médica na terça feira e sabia que teria que esperar um bom tempo. Resolvi escolher um livro fácil e gostoso de ler. Acabei esperando quase duas horas para ser atendida, mas quase nem percebi, pois a leitura estava muito boa. Esse livro é muito gostoso de ler e a história muito fofa! Tio Eddy é uma graça e tem horas que dá vontade de estrangular a adolescente chata e problemática que sua sobrinha é. Ao mesmo tempo, ela também é amorosa e doce; a história nos envolve, torcemos para que no fim, ela dê um jeito na sua vida e não dê mais trabalho para o seu tio.

Conforme o tempo passa, a gente se esquece que já foi adolescente também...eu li esse livro um pouquinho preocupada, imaginando como minha filha será quando for adolescente...mas não vou sofrer por antecipação; falta muito tempo e quem sabe ela não será uma daquelas raras adolescentes que não dão trabalho nenhum??

Descobri esse livro em algum blog literário, nem lembro qual foi. Está sendo muito bom acompanhar esses blogs; podemos descobrir ótimos livros que não são muito divulgados, como esse por exemplo.

Curiosidade: o nome do livro é uma brincadeira com o  nome do livro de Truman Capote, Breakfast at Tiffany's, (no Brasil o título é Bonequinha de Luxo) eternizado nas telas por Audrey Hepburn.

12 comentários:

  1. Hummm
    Adorei a resenha e como vc mesma disse acompanhar os blogs literários dá nisso:
    Café-da-manhã com Tiffany vai para minha listinha de VOU LER!

    Beijos flor!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mirelli
    É isso mesmo, a minha lista dos livros que quero ler aumenta cada vez mais por causa dos blogs..rs..

    ResponderExcluir
  3. Lia adorei sua resenha!! E também ando passeando muito por blogs literários procurando sempre leitura nova e empolgante!

    http://comedoradelivros.blogspot.com/[

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tathynha
    Obrigada pelo elogio..já vou fazer uma visitinha no seu blog. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que capa bonita...
    Eu também não vou ao médico sem um bom livro a tiracolo... até dá gosto de esperar...rss

    beijos...

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dé
    É verdade...mesmo porque ler revistas em consultórios é um horror..tudo antigo! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha e já coloquei na minha lista de desejados!! Parabéns!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  8. uau! parece ser um livro bem interessante e divertido. acho que vai pra minha lista de próximas leituras. :**

    ResponderExcluir
  9. Falou bem! Já vi muita coisa interessante acompanhando seu blog. Achei muito interessante essa história também. Me lembra o roteiro de certos filmes por aí, que eu sempre acabo gostando. Vou procurar. =D

    ResponderExcluir
  10. Como todo mundo, fiquei interessada no livro, depois da sua empolgante resenha...estou na fase, leitura leve e empolgante...adorei a dica!! Bjo!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Camila, Izze, Juliana e Cris
    Obrigada pelos comentários; esse livro é uma delícia de ler, super leve e alto astral. Bjs a todas

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha, esse livro parece com um que eu li,

    bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo