segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Desafio Literário - Fevereiro: As Crônicas de Nárnia

Tema: Contos de fadas revisitados
Mês: Fevereiro
Livro: As Crônicas de Nárnia
Autor: C. S. Lewis
Editora: Martins Fontes
Número de Páginas: 752

Sinopse: A terra fictícia denominada Nárnia, criada pelo escritor Clive Staples Lewis (também conhecido simplesmente como C. S. Lewis ou Lewis), é o espaço onde ocorrem as aventuras de animais que podem falar e onde o bem pode combater o mal.

O livro é sobre: as aventuras de crianças que descobrem o ficcional Reino de Nárnia, um lugar onde a magia é corriqueira, os animais falam e ocorrem batalhas entre o bem e o mal.


As Crônicas de Nárnia foram escritas durante o ano de 1949 à 1954, porém foram publicadas durante 1950 à 1956; C. S. Lewis  publicou inicialmente O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa em 1950 sem ter a intenção de produzir uma série de livros. Ao prosseguir escrevendo outros livros, Lewis aproveitou para retomar partes anteriores da história para preencher lacunas deixadas no primeiro livro. Por isso a ordem de publicação não coincide com a ordem cronológica dos eventos que ocorrem nas histórias dos livros. Os livros são os seguintes (ordem cronológica dos eventos que ocorrem ao longo da série): O Sobrinho do Mago; O Leão, A Feiticeira e O Guarda-Roupas; O Cavalo e o Menino; Príncipe Caspian; A Viagem do Peregrino da Alvorada; A Cadeira de Prata e A Última Batalha.

Não vou fazer sinopse de cada livro, pois iria tornar o post grande demais. As minhas histórias favoritas são "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupas", "O Príncipe Caspian" e "A Última Batalha". Acho surpreendente como um escritor consegue inventar um mundo todo, tão maravilhoso, e consegue nos transportar para dentro desse mundo. Terminei o livro hoje, depois de dias sem desgrudá-lo e confesso que estou com saudades de Nárnia e seus personagens tão cativantes.

Eu escolhi este livro porque: gosto muito de livros desse gênero, apesar de não ser o meu favorito. Desde que minha filha nasceu, tenho lido mais livros infantis e infanto juvenis. Esse será um livro que apresentarei a ela no momento certo e creio que irá adorá-lo.

A leitura foi: maravilhosa. Como disse anteriormente, foi difícil largar o livro antes de terminá-lo; a leitura realmente me prendeu.

A nota que dou para o livro: 5/5.

Sobre o autor:

C. S. Lewis, (Belfast, 29 de Novembro de 1898 – Oxford, 22 de Novembro de 1963) foi um autor e escritor irlandês que se salientou pelo seu trabalho acadêmico sobre literatura medieval e pela apologética cristã que desenvolveu através de várias obras e palestras.




Estátua em memória do autor da série, Clive Staples Lewis, olhando o interior de um guarda-roupa, como no livro O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa.
Curiosidades:

- Clive Staples Lewis foi uma pessoa convertida ao cristianismo (pelo amigo e também escritor, J. R. R. Tolkien), e que tinha escrito anteriormente, obras relacionadas à teologia e apologética cristã. Porém, ao contrário do que muitos pensam, Lewis não possuía a intenção de empregar conceitos de Teologia Cristã nas histórias ficcionais da série, As Crônicas de Nárnia. Segundo um relato do próprio Lewis sua intenção inicial não era usar temas cristãos, mas estes teriam sido naturalmente incorporados durante o processo de criação. Em todos os romances da série são encontrados, supostamente, fatos relacionados à acontecimentos bíblicos. Entre eles, o mais famoso seria o fato de que muitos cristãos acreditam que o personagem ficcional Aslam, seria uma alegoria à Jesus Cristo.

Eu achei a narração da criação de Nárnia, no primeiro livro, bem semelhante à narração da criação do mundo pela Bíblia. No último livro (não vou contar o final, claro), as referências são bem claras, como as consequências de seguir falsos deuses (no livro, Tash) e abandonar o verdadeiro (Aslam) e o lugar em que todos se reencontram no final também é semelhante a um conceito cristão.


- Uma versão cinematográfica de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, intutulado The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe, produzido pela Walden Media e distribuído pela Walt Disney Pictures foi lançado em dezembro de 2005. A Disney produziu uma sequência, The Chronicles of Narnia: Prince Caspian, lançado em maio de 2008 nos Estados Unidos. O terceiro filme, The Chronicles of Narnia: The Voyage of the Dawn Treader, irá estrear em 10 de dezembro de 2010.
 
Gosto muito dessa música ( I Can't take it - Imogen Heap), que está na trilha sonora do segundo filme:


 
 
 
 - No Brasil, a série As Crônicas de Nárnia foi editada inicialmente pela ABU Editora e era praticamente desconhecida, até o lançamento do filme The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe, que fez com que os livros fossem os mais vendidos no país.


Fonte da pequisa: Wikipedia

26 comentários:

  1. Esse livro é um dos meus livros preferidos e espero um dia poder sentar e ler cada uma das histórias para os meud filhos!! Lindo demais!
    E adorei sua resenha!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Camila
    É lindo mesmo, tb amei. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amo as Crônicas de Nárnia... ótima escolha! ;)

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu nao li ainda este livro, nem vi o filme. Gostei da sua resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu também estou lendo o livro para o desafio... achei que seria cansativo como foi quando li o Senhor dos Anéis... mas muito pelo contrário... o livro é maravilhoso...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  6. Amooo esse livro. No quesito fantasia, um dos meus preferidos, mesmo. Ainda não tenho o meu exemplar, mas é questão de tempo. Dos filmes há a música "The Call" tbm, q eu acho junto com essa q vc pôs, as melhores de Princípe Caspian.
    ps: vou ler "Um bonde chamado desejo, que vi de dica aqui no blog mês passado por esses. Depois confere lá

    ResponderExcluir
  7. Depois desse post ficará difícil para qualquer um resenhar... está ótimo e por sinal é também meu livro desse mês no desafio.
    super beijo

    ResponderExcluir
  8. Amei sua resenha. A forma que vc escreveu dá vontade de ler. O primeiro livro da série está na minha lista.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lia!
    Eu adoro esse livro também, e as suas histórias favoritas do livro são as minhas também.
    Adoro o jeito que C.S. Lewis criou um mundo tão bonito, interessante, e cheio de aventuras.
    É uma ótima leitura pra crianças, e também espero um dia ler essa história pros meus filhos.
    Beijos
    Deze

    ResponderExcluir
  10. Já li muito sobre esse livro...deve ser mesmo lindo!

    ResponderExcluir
  11. Ei Lia,
    Eu amooo este livro, ótima escolha para o desafio ;)
    Mas eu prefiro ler ele aos pouquinhos, ta sempre na minha cabeceira ainda estou naquela do peregrino da alvorada, que será o próximo filme da série.

    bjoo

    ResponderExcluir
  12. Ótima escolha!

    Eu li esse livro assim que ele foi lançado... Na época, eu não entrei em contato com essas curiosidades, mas cheguei as conclusões rapidamente. Eu lia na ânsia de encontrar mais passagens bíblicas, o que achei sensacional. O livro que vc se referiu dos 'falsos profetas' está tão nítido, que eu me maravilhei. A mensão a Tash tb foi uma das minhas preferidas, assim como Aslan salva um dos seus seguidores, pois apesar de acreditar em Tash, esse era bom e fiel, portanto, agia de acordo com que Aslan queria. Enfim, é maravilhosooo esse livro. Eu amo!!!

    ResponderExcluir
  13. Ah, esse é um clássico!
    Muito bom!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Tenho uma grande vontade de ler esse livros... Mas ainda não tive a oportunidade, mas tenho certeza que vai ser bom hehe...
    Adorei a resenha!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Estou louca para ler o livro, pois já assisti aos filmes que foram lançados. Mas como é um livro grande e eu demoro muito pra ler, vou deixando pra depois, mas quero ver se ainda este ano faço isso. Parabéns pelo seu empenho. Só não entendi a nota 5/5. Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Estava vindo comentar sobre a sua resenha quando vi que seu nome é Lia, rs. Que bonito, o nome da protagonista do meu primeiro livro. :D Adoro esse nome. Quanto ao livro... Eu li o primeiro e achei muito bom! Queria ler os outros. Também me impressiono com esses autores que conseguem criar todo um universo diferente. Muita criatividade! Adorei a resenha, parabéns. :)

    ResponderExcluir
  17. Já li e gostei muito. Quero ler novamente, se algum dia minha compulsão por comprar livros novos me permitir fazer alguma releitura.

    Minha preferida é "A cadeira de prata", mas também gosto muito dos outros. Só "A viagem do Peregrino da alvorada" eu achei meio devagar. Mesmo que Lewis não tenha tido a intenção, as crônicas são cheias de referências bíblicas. Talvez seja isso que torne as crônicas tão encantadoras, foi tudo natural e as referências foram resultado da vida cristã que ele levava.

    Bjos

    ResponderExcluir
  18. É, agora entendi o critério... sou meio lenta mesmo. Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Eu realmente não gostei desse livro, achei meio bobo, mas meu marido gostou e muita gente gosta, de repente eu deveria dar uma segunda chance à série.

    ResponderExcluir
  20. Já tinha ouvido falar do livro, mas ainda não tinha tido a oportunidade de ler. Com a sua resenha a vontade só aumentou. Agora sim vou conferir as "Cronicas de Narnia".

    Bjos

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li este livro, mas pretendo ler. Suas resenhas nos animam!!!


    beijos

    ResponderExcluir
  22. Excelente resenha, apesar de não ter gostado do filme, faz um convite para ler o livro, já que fazemos as nossas próprias interpretações!
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho esse livro, mas esta na fila tbm, porem sua resenha me faz querer largar todos e ler logo ele.....adorei...Parabéns sua resenha esta ótima...bjus elis

    ResponderExcluir
  24. Querida, postei o comentário no post errado. Ai, só comigo, viu? Adorei a sua resenha.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  25. AAAWWWW
    eu li a edição completa também, e devorei, igual chocolate!!
    É apaixonante, a cada livro lido, eu queria mais... e o final, é simplesmente .... poético!!
    pra mim, CS Lewis é um dos maiores escritores que já viveram no planeta, ao,lado, claro de Tolkien. Suas obras são simplesmente imperdíveis!
    Excelente escolha!Parabéns!

    ResponderExcluir
  26. Difícil falar em poucas linhas sobre o livro, visto que foi minha escolha para este mês também. Lá no meu post eu deixei clara minha opinião sobre ele... :)

    beijos.

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo