sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A Rainha do Castelo de Ar - Stieg Larsson


Sinopse


"Último volume da trilogia Millennium, A Rainha do Castelo de Ar reúne os melhores ingredientes da série: um enredo de tirar o fôlego, personagens que ficam gravados na imaginação do leitor e surpresas que se acumulam a cada página.

Mikael Blomkvist está furioso. Furioso com o serviço secreto russo, que, para proteger um assassino, internou Lisbeth Salander - na época com apenas doze anos - num hospital psiquiátrico e depois deu um jeito de declará-la incapaz. Furioso com a polícia que agora quer indiciar Lisbeth por uma série de crimes que ela não cometeu. Furioso com a imprensa, que se compraz em pintar a moça como uma psicopata e lésbica satânica. Furioso com a promotoria pública, que pretende pedir que ela seja internada de novo, desta vez - ao que parece - para sempre.


Enquanto Lisbeth recupera-se, num hospital, de ferimentos que quase lhe tiraram a vida, Mikael procura conduzir uma investigação paralela que prove a inocência de sua amiga. Mas a jovem não fica parada, e muito mais do que uma chance para defender-se, ela quer uma oportunidade para dar o troco. Com a ajuda de Mikael, Lisbeth está muito perto de desmantelar um plano sórdido que durante anos articulou nos subterrâneos do Estado sueco, um complô em cujo centro está o pai dela, um perigoso espião russo que ela já tentou matar. Duas vezes. "
 
Enfim, o final da Trilogia Millenium. Nossa, que livro longo...achei o começo um pouco cansativo, principalmente a parte dos espiões e política sueca; confesso que pulei uns pedaços. Também fiquei confusa com tantos nomes, já nem sabia mais quem era o bandido tal ou o policial, tantos nomes diferentes.Demorei um pouco para ler o terceiro livro, então não lembrava alguns detalhes do segundo, conforme fui lendo, fui lembrando. Mas é um livro muito bom, prende nossa atenção até o final. O julgamento de Lisbeth é a parte mais emocionante, pena que ficou para o final a melhor parte.
 
Infelizmente, a saga de Lisbeth terminou mesmo, pois o escritor faleceu logo após o lançamento dos livros. É uma pena, pois era muito talentoso.

3 comentários:

  1. Apesar de ter gostado bastante da série, não posso dizer que os livros estão na minha lista de melhores leituras! Achei que há um excesso de detalhes que atrapalha a fluidez da leitura. Também cheguei a pular alguns pedaços... Mas com certeza o julgamento é a melhor parte!!!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  2. Ei Lilian,
    Eu li cada palavrinha e amei todos os livros. Não sei pq mais me empolguei totalmente com esta série e adoro a Lisbeth então o terceiro livro foi de lavar a alma. Pena mesmo que o autor faleceu, no final do 3 da a entender que teria continuação ne, como todo aquele dinheiro e ela sem saber o q ia fazer da vida, vai ficar so na curiosidade.

    Li em algum lugar que acharam um manuscrito dele com o começo da continuação mais acho que não tem muita chance de ser publicado.

    bjoo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lia!

    Ainda não li nem o primeiro, estão todos na minha lista e estou bem curiosa.

    Bjos

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo