terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Símbolo Perdido - Dan Brown



Já vi milhões de resenhas sobre esse livro nos blogs, por isso não vou me aprofundar. Para quem não sabe nada sobre ele, eis a sinopse:

Depois de ter sobrevivido a uma explosão no Vaticano e a uma caçada humana em Paris, Robert Langdon está de volta com seus profundos conhecimentos de simbologia e sua brilhante habilidade para solucionar problemas.


Em O símbolo perdido, o célebre professor de Harvard é convidado às pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon - eminente maçom e filantropo - a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Ao chegar lá, descobre que caiu numa armadilha. Não há palestra nenhuma, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo.

Mal'akh, o sequestrador, acredita que os fundadores de Washington, a maioria deles mestres maçons, esconderam na cidade um tesouro capaz de dar poderes sobre-humanos a quem o encontrasse. E está convencido de que Langdon é a única pessoa que pode localizá-lo.


Vendo que essa é sua única chance de salvar Solomon, o simbologista se lança numa corrida alucinada pelos principais pontos da capital americana: o Capitólio, a Biblioteca do Congresso, a Catedral Nacional e o Centro de Apoio dos Museus Smithsonian.

Neste labirinto de verdades ocultas, códigos maçônicos e símbolos escondidos, Langdon conta com a ajuda de Katherine, irmã de Peter e renomada cientista que investiga o poder que a mente humana tem de influenciar o mundo físico.

O tempo está contra eles. E muitas outras pessoas parecem envolvidas nesta trama que ameaça a segurança nacional, entre elas Inoue Sato, autoridade máxima do Escritório de Segurança da CIA, e Warren Bellamy, responsável pela administração do Capitólio. Como Langdon já aprendeu em suas outras aventuras, quando se trata de segredos e poder, nunca se pode dizer ao certo de que lado cada um está.

Nas mãos de Dan Brown, Washington se revela tão fascinante quanto o Vaticano ou Paris. Em O Símbolo Perdido, ele desperta o interesse dos leitores por temas tão variados como ciência noética, teoria das supercordas e grandes obras de arte, os desafiando a abrir a mente para novos conhecimentos.




Gostei muito do livro; muitos criticam Dan Brown dizendo  que seus livros são todos iguais (meu pai disse isso sobre O Símbolo Perdido) ou que é uma literatura descartável. Eu adoro as histórias dele, são bem criativas (às vezes um tanto quanto "viajantes") e ele deve ter um trabalho enorme de pesquisa, sempre é tudo tão detalhado...
É um livro gostoso de ler, não é cansativo. E adorei o final, para mim foi surpreendente; tem muitos livros de suspense que na metade da história a gente já consegue descobrir o final. Esse não, dá uma reviravolta e tanto.

PS: Estou passando uns dias na casa dos meus pais e aqui parece que a internet é movida a lenha...lennnnnntaaa demais! Na medida do possível, vou postar e acompanhar blogs amigos, mas está bem difícil. Semana que vem volto ao normal.



9 comentários:

  1. Ei Lia,
    Eu gosto muito dos livros do Dan Brown, já li todos e o único que não gostei muito foi Fortaleza Digital.
    O símbolo perdido já está na estante acho que será o próximo da fila rs
    bjoo

    ResponderExcluir
  2. Baahhh eu to lendo esse...
    O problema é que ainda tenho outros afazeres
    e ele ta atrasado ¬¬, mas adorei a resenha..
    Tipo eu gosto do cara, nao acho que as historias sejam iguais, mas a abordagem com a religião que pode fazer com que pareça igual...
    Mas ele é muito bom...
    Escrita inteligente...
    XD

    ResponderExcluir
  3. Olá Lia,
    Eu ainda não li nada dele,quem sabe lerei?
    Tem promoção no meu blog,passa lá tá?bjossss

    ResponderExcluir
  4. Lia,
    eu tbm adorei o final. Muito legal. Gosto mto do Langdon! Bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi Lia, também gostei muito desse livro! Por mais que as pessoas digam que ele é repetitivo e sempre usa as mesmas fórmulas, acredito que ele consegue fazer isso e mesmo assim ser super original e prender a atenção do leitor!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  6. Não sei porque há esse preconceito com best sellers... bom esse eu não li, mas gostei de O Código da Vinci. enquanto lia, lembro que não queria parar e quando já estava na cama, na hora de dormir, ficava pensando no livro, na história, e tentando desvendar quem era o vilão.

    ResponderExcluir
  7. Eu amei "O símbolo perdido"!!
    Adoro Dan Brown, já li todos os seus livros. O lado ruim é que nos dois ultimos que li (tirando o símbolo perdido) descobri o vilão, ou pelo mesnos suspeitei com facilidade; são todos o mesmo estilo, mas parece que agora ele está mudando pois nem desconfiei de nada no seu ultimo livro.

    ResponderExcluir
  8. Oi Lia! Pra começar achei o título do seu blog td, ele é super alternativo...
    Seu blog é bm legal, tbm tenho um sobre liros e outro sobre minhas coisas...

    Nunca li nenhum livro desse autor mas eu queria começar por o Cdigo da Vinci, mas quem sabe ne???

    Bom vo indo tchau,
    bjs,lulu

    ResponderExcluir
  9. Olà Lia,

    Estou amando passear pelo seu blog. è realmente lindo!

    No mes passado eu li o Simbolo Perdido. Na verdade escolhi essa leitura porque jà havia lido Anjos e Demonios e me apaixonei pela leitura. Confesso que me decepcionei um pouco com essa històrio. Nao me senti muito motivada a continuar lendo, atè que chegou mais perto do final. Achei esse livro um pouco monòtono em relaçao ao Anjos e Demonios.

    Cheguei tambem a assistir o filme O Codigo Da Vince, mas nao gostei. Quase todas as pessoas com quem conversei me diz que vale a pena a leitura, mas ainda nao sei.

    baci, ciao

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo